terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

“Oficina “Roda de Oleiro” iniciação”


Da conformação ao acabamento, inicie-se numa das principais técnicas da arte cerâmica. Veja nascer das suas mãos formas abertas e fechadas, incluindo taças, cilindros e potes.

Sexta a segunda | 21, 22, 23 e 24 Março

Turma 1 | 13.30 às 17.00 [sexta e segunda]; 9.30 às 13.00 [sábado e domingo]

Turma 2 | 18.00 às 21.30 [sexta e segunda]; 14.00 às 17.30 [sábado e domingo]

Sexta a segunda | 28, 29, 30 e 31 Março

Turma 3 | 13.30 às 17.00 [sexta e segunda], 9.30 às 13.00 [sábado e domingo]

Preço | €220

M/16 anos | Idade indicativa

MUSEU DO ORIENTE

Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte) | 1350-352 Lisboa

T. (+351) 213 585 200 | info@foriente.pt | www.foriente.pt

Saiba mais em: https://www.foriente.pt/detalhe.php?id=80BA67FD-65E2-42B3-8B05-BDA4F5A3AF63&area=servico-educativo

Fonte: Fundação Oriente

“Dia 1 março | Apresentação de livros e performance musical encerra exposição”


No próximo dia 1 de março, pelas 15h00, tem lugar na Galeria Municipal Artur Bual a iniciativa de encerramento da Exposição coletiva de artistas do Círculo Artur Bual "A Arte Anti-destino - Homenagem a Artur Bual", patente naquele espaço municipal até 2 de março.

Durante a sessão, serão apresentados 3 livros de sócios do Círculo Artur Bual: Susana Pires, Rui Brás (livro apresentado por Alexandra Lima) e Catarina Gaspar.

Segue-se uma performance musical pelo músico e pintor João Silva.

 

Entrada livre

 

Sobre o Círculo Artur Bual |

“Associação sem fins lucrativos, aberta a “todas” as pessoas, de “todas” as idades que queiram participar de alguma forma, num projeto Cultural na área das Artes Plásticas, da Literatura, da Música e em Visitas guiadas contribuindo de alguma forma, no ensino ou aprendizagem para a melhoria da condição Humana.

Foi a partir de um Grupo de Amigos de Artur Bual, que se fundou esta Associação, no respeito pela Pessoa deste Artista sempre pronto na generosidade em unir as artes, os amigos a torná-los mais livres com a sua criatividade.”

 

Sobre Artur Mendes de Sousa Bual |

Nasceu em Lisboa, a 16 de agosto de 1926. Foi um dos maiores pintores da segunda metade do século XX português, pioneiro da pintura gestual no nosso país, escultor e ceramista.

Começou a pintar aos 14 anos, e cedendo à vocação artística, ingressou no curso de pintura da Escola de Arte António Arroio.

Nos anos 50 do século XX, fixou-se na Amadora com a sua família e aí instalou o seu estúdio. Adotado pela cidade, Bual mantinha as portas do seu estúdio abertas, criando arte incessantemente, instintivamente, numa experiência que alguns consideravam mística.

Foi distinguido com vários prémios, entre os quais o Prémio Nacional Amadeo de Souza Cardoso, em 1959, um dos marcos na sua carreira.

Desde 9 de abril de 1999 que a Galeria Municipal da Amadora ostenta o nome Artur Bual, e em 2001, fruto do empenho de um grupo de amigos, surgiu o “Círculo Artístico e Cultural Artur Bual”, associação sem fins lucrativos.

Morreu na Amadora a 10 de janeiro de 1999, com 72 anos de idade.

Galeria Municipal Artur Bual/Casa Aprígio Gomes

Rua Luís de Camões, n.º 2 - 2700-535 Amadora

Horário: 3.ª a sábado e feriados, das 10h00 às 18h00 | domingos, das 14h30 às 18h00 | Encerra à segunda-feira

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Salão Motorclássico arranca esta sexta-feira na Cordoaria Nacional em Lisboa”


O evento conta com inúmeros expositores, celebrações e conferências

 

Fotos: Manuel Portugal, Carris e Adamastor.

• Salão apresenta inúmeros expositores de vários países ligados aos veículos clássicos

• Adamastor Furia, o primeiro supercarro português, é revelado ao público

• Celebrações dos 70 anos da Alpine, do Citroën DS e do FIAT 600

• Exposição temática assinala 80 anos sobre o fim da Segunda Guerra Mundial

• Comemoração dos 40 anos da primeira vitória de Ayrton Senna na F1 com a presença de um monolugar mítico do piloto brasileiro

• Autocarro Daimler Victory de 1967 da Carris dá as boas-vindas aos visitantes

• Concentração de clássicos e passeios de clubes ao longo dos três dias

• Motor Talks: Entrevistas a personalidades do sector ao longo de todo o fim-de-semana

O Salão Motorclássico, um dos maiores eventos dedicados ao universo dos automóveis e motos clássicas e desportivas em Portugal, com organização a cargo do Museu do Caramulo, está de regresso já na próxima Sexta-feira, dia 21 de Fevereiro, na Cordoaria Nacional.


Ao longo de três dias, o evento juntará mais de uma centena de expositores de vários países, distribuídos ao longo dos cinco pavilhões da Cordoaria Nacional – assim como das zonas exteriores – abrangendo desde entidades comerciais, que vendem automóveis, motos, livros, peças ou artigos de colecção, a entidades institucionais, como clubes, associações ou museus, fazendo do Salão Motorclássico um evento não só para aficionados do mundo dos clássicos, mas também para o público em geral.

Como já é habitual, o evento contará com várias celebrações, entre as quais se destacam os 70 anos do lançamento de dois automóveis que se tornariam verdadeiros ícones da história do universo a motor: o popular FIAT 600 e o divinal Citroën DS. A estas juntar-se-á a comemoração das sete décadas da Alpine, com destaque para os automóveis que evocam a sua rica herança, e que reflectem também o seu olhar voltado para o futuro.

A celebração dos 80 anos sobre o final da Segunda Guerra Mundial terá também lugar de destaque, com uma exposição temática que inclui um conjunto de veículos muito especiais e em estreia absoluta no nosso país, em representação do lado do Eixo e dos Aliados.

O cinquentenário do Portaro, o primeiro todo-o-terreno português, contará com a presença do protótipo original e a participação de Hipólito Pires, o seu criador, nas Motor Talks, na comemoração deste que é um importante marco na história da indústria automóvel portuguesa.

Em paralelo, o Salão Motorclássico acolherá a estreia absoluta do Adamastor Furia, o primeiro superdesportivo português. Pela primeira vez, o automóvel pensado, desenvolvido e produzido em Portugal será revelado ao público, encontrando-se em exposição no espaço do Museu do Caramulo ao longo dos três dias do evento.

Entre muitos outros momentos imperdíveis, o Salão Motorclássico receberá ainda a celebração dos 40 anos da primeira vitória de Ayrton Senna na F1, que a 21 de Abril de 1985, sob chuva incessante no Autódromo do Estoril, dominava as traiçoeiras 67 voltas, vendo a bandeira de xadrez em primeiro lugar, e levando à estreia do entretanto célebre “Ayrton Senna do brasil”. No Salão Motorclássico, o público poderá ver de perto o mítico Van Diemen RF81 em que Senna fez a sua estreia oficial em monolugares na Inglaterra em 1981, e com o qual seria campeão da Fórmula Ford 1600 em dois campeonatos diferentes.

A programação do Salão Motorclássico incluirá igualmente as Motor Talks, durante as quais serão realizadas entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, passeios e concentrações de clássicos, lançamentos de livros, entre outras actividades. Em destaque estará ainda o Espaço Jornal dos Clássicos, dedicado a apresentações e à exibição das diversas séries produzidas pelo único jornal online, diário e em português para os apaixonados por veículos clássicos.

Haverá ainda um parque de estacionamento gratuito, junto do Museu Nacional dos Coches, para todos os visitantes que se queiram deslocar ao evento no seu automóvel clássico, promovendo assim a exposição dos seus clássicos junto do público e fomentando o ambiente de partilha que só um evento como este permite criar e vivenciar. Ainda à chegada ao Salão Motorclássico, estará o autocarro Daimler Victory de 1967 da Carris, que não deixa ninguém indiferente, e dará as boas-vindas a todos os visitantes.

Por fim, e num esforço de contínua melhoria da experiência de todos aqueles que visitam o evento, o Salão Motorclássico estreia na presente edição um serviço de transferes gratuito e contínuo a partir do estacionamento do Centro de Congressos de Lisboa, a 600 metros de distância da Cordoaria Nacional, e que estará em funcionamento nos dois sentidos durante todo o horário do evento.

Mais informação sobre o Salão Motorclássico em www.motorclassico.com

Fonte: Museu do Caramulo