sexta-feira, 9 de agosto de 2024

“Idosos: Risco de desaparecimento de idosos e dependentes aumenta com o calor”


•Algumas zonas do país podem chegar perto dos 40⁰ celsius o que afeta de forma drástica os idosos e dependentes

•Os cuidadores procuram dispositivos com GPS que permitem ter os utilizadores localizados em tempo real, além de botão de SOS, aviso de quedas e controlo constante de sinais vitais

 

Por: Inês Fernandes

O tempo estável e as altas temperaturas que se têm vivido em Portugal, sobretudo no interior do país, levam as populações a disfrutar do ar livre e a realizar atividades fora de casa. De um modo geral, a faixa etária que mais tempo tem para disfrutar do ócio fora de casa é a dos maiores de 65 anos, o que representa cerca de 3 milhões de portugueses.

Este aumento de atividades ao ar livre, ainda que bastante benéficos para a saúde física e mental destas pessoas, tem uma parte menos positiva que são as desaparições de pessoas idosas ou dependentes que podem tender a aumentar com o verão. As temperaturas mais elevadas são, muitas vezes, as causas de desorientação deste grupo que tem, desde logo, maiores fragilidades e menor resistência a fenómenos meteorológicos extremos.

Para prevenir este tipo de situações, são cada vez mais os cuidadores que procuram dispositivos dotados de GPS para saberem do paradeiro em tempo real dos seus entes queridos. Como explica Jorge Álvarez, CEO de SaveFamily, a empresa líder de smartwatches com GPS, “a procura de relógios com geolocalização e botão de SOS aumenta paulatinamente com a mudança do horário de verão até alcançar o seu ponto máximo nos meses mais quentes, quando o bom tempo leva as pessoas idosas a passar bastante tempo fora de casa”. Outra causa é a deslocação familiar a locais de férias que provoca a desorientação em muitas pessoas ao mudar os cenários em que estes se movimentam habitualmente por outros totalmente novos e desconhecidos.

O perfil de utilizador dos smartwatches com GPS são pessoas idosas e dependentes que vivem sozinhos ou passam grande parte do dia a sós, mas que detêm autonomia suficiente para sair de casa ou deslocarem-se em casa sem grandes dificuldades. “Para os cuidadores, seja filhos ou outros familiares, ou até instituições que se encargam de zelar pela segurança dos utilizadores, é muito reconfortante saber que essa pessoa está localizada a todo o momento e que o relógio controla alguns dos seus sinais vitais como a pulsação, a pressão arterial ou o oxigénio no sangue”, diz ainda JorgeÁlvarez.

Este tipo de dispositivos inclui, ainda, chamadas e videochamadas, um botão de SOS e um aviso de quedas. “O objetivo é melhorar a autonomia e segurança no dia-a-dia das pessoas maiores enquanto favorece a conciliação da vida laboral e pessoal aos cuidadores”, conclui Álvarez.

 

Sobre a SaveFamily:

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

“Desporto: Pedro Pichardo conquista prata no triplo salto depois do ouro em Tóquio2020”


Por: JP

Fonte: Lusa

Pedro Pichardo conquistou hoje a medalha de prata no triplo salto em Paris2024 e aumentou para três os ‘metais’ conquistados por portugueses na presente edição dos Jogos, tornando-se no sexto luso a subir duas vezes a pódios olímpicos.

Depois de se ter tornado o quinto medalha de ouro português, Pichardo juntou-se aos também campeões olímpicos Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro, bem como ao cavaleiro Luís Mena da Silva e ao canoísta Fernando Pimenta a repetir pódios em Jogos.

Pichardo assegurou hoje a prata em Paris2024 com 17,84 metros, que conseguiu duas vezes, a dois centímetros do espanhol Jordan Díaz (17,86), que lhe sucede depois de já o ter batido nos Europeus Roma2024, enquanto a medalha de bronze foi arrebatada pelo italiano Andy Díaz, com 17,64.

“Turismo Mineiro…”


“Quinta das Minas da Recheira um local maravilhoso a visitar

 

Por: José Morais

Fotos: Minas Recheira

Portugal possui sem dúvida zonas maravilhosas para visitar, muitos desses locais ainda são desconhecidos por muitos portugueses, hoje vamos fazer uma pré-apresentação de um local que recomendamos a fazer uma visita, e descobrir algumas dessas maravilhas portuguesas, são antigas minas, existem diversas no nosso país, e vamos destacar uma dessas no interior da Beira Baixa, sem dúvida maravilhosa.


 

QUINTA das MINAS da RECHEIRA

O Parque Temático Mineiro e Ambiental da “QUINTA das MINAS da RECHEIRA” fica em linha reta até à Serra da Estrela - Torre em cerca de 16km, pelo percurso normal são cerca de 35km e demora cerca de 40 minutos, e a distância a Lisboa ou ao Porto são sensivelmente iguais, com cerca de 250 km, que se percorre em 2h20 minutos.

O Parque Temático Mineiro e Ambiental – “QUINTA das MINAS da RECHEIRA”, conhecida na região por "Minas do Alemão", ficam localizadas em Barco a cerca de 20 quilómetros da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, de destacar que em 768 Projetos Turísticos em Portugal e Ilhas a que concorreram, as “MINAS da RECHEIRA” foram reconhecidas e selecionadas para o Prémio Nacional de Turismo 2023 do Banco BPI e Jornal Expresso, nas seguintes categorias: “Turismo Inovador ficando no top5, Turismo Autêntico e Turismo Sustentável, onde ficaram nos10 primeiros finalistas, com um artigo de grande divulgação no Turismo do Centro de Portugal, o qual foi criado especialmente na divulgação deste espaço.


Temos de referir, que as “MINAS da RECHEIRA” já serviram de cenário para filmagens dentro e fora das galerias, referente à exploração mineira de volfrâmio para a 2ª Guerra Mundial, o caso de uma Série de Drama / Espionagem de 8 episódios, transmitida em abril de 2020 na RTP1 "A ESPIA", com os atores Diogo Morgado, Daniela Ruah, sendo considerado um dos 50 Lugares Secretos para explorar e descobrir na região Centro de Portugal.


As “MINAS da RECHEIRA” já possui diversas divulgações em várias publicações diversas, onde são consideradas como minas mágicas, sendo uma das atrações da Covilhã no Tripasdvisor, e já fizeram parte do Geotour Rotas Míticas 2023, Btt da Gardunha onde juntou 400 ciclistas.

“QUINTA das MINAS da RECHEIRA” valoriza e promove na interpretação da cultura, o Património e Turismo Industrial Extrativo Mineiro Vivo, Turismo de Emoção, Preservação e História Mineira de uma antiga mina privada, Etnológico, Tradição, Costumes, Espólio, Processos de Produção, Memória, Geologia e Mineralogia com mais de 500 Milhões de anos, Geodiversidade, Geomineiro, Geopatrimónio, Georeferenciação, Geoconservação, Geossítio ou sítio Geológico Nacional das Minas da Recheira, que está na lista de Geossítios da UNESCO, Geoturismo, Património e Turismo Natural, Paisagístico e Cénico, Biologia, Biodiversidade, Ecologia, Astronomia, Turismo de Aldeia - Mineira, Turismo Ativo Personalizado, Turismo Criativo, Turismo de Sustentabilidade económica, social e ambiental, completamente Isolado, Seguro e Acolhedor no conceito Programa Família, animais de estimação, eventos, bem-estar.



Nesta recuperação do antigo complexo mineiro abandonado, que o transformou num lugar especial, mágico, que pode ser visitado através de uma verdadeira viagem no tempo, o visitante pode ser um mineiro por um dia, e pode ser partilhada por todas as idades, onde se pode envolver também com a natureza, que pode ser proporcionado num local único e inédito, e da enorme riqueza geológica, o visitante pode encontrar ainda uma fértil riqueza natural com agricultura/pomares, ecossistemas terrestres e fluviais, fauna e flora terrestre e fluvial, vegetação, habitats de preciosas espécies autóctones e endémicas, biodiversidade, corredor ecológico do valley e rio Zêzere, estado selvagem, ar puro e preservado, os sons e a placidez do rio Zêzere, com o qual confinamos diretamente, num troço navegável e ligado à GRZ – Grande Rota do Rio Zêzere, sendo um oásis natural de tranquilidade, surpreendente, deslumbrante, magnífico, encantador, e verdadeiramente anfitriã, a ser explorado e visitado, que vai ficar na memória de quem visita este local maravilhoso.

 

O que poderão encontrar os visitantes

 

Os visitantes irão ser equipados como mineiros, com um colete e capacete higienizado e vão fazer uma verdadeira "Viagem no Tempo" ao visitarem uma Galeria Mineira diferenciadora e inovadora, onde irão perceber como se executa uma mina, observar os filões de quartzo mineralizados de volfrâmio e estanho, os nossos minerais, enormes escavações "catedral mineira", chaminés de ventilação, pontes, bar-mineiro, bonecos vestidos de mineiros a desempenhar as funções à época, ainda dentro de uma galeria irão fazer a experiência única e diferenciadora ao acender um "gasómetro" original, que era a iluminação dos mineiros à época e serem fotografados como verdadeiros "mineiros" com esta peça original acesa e ferramentas de mineiros.


Na visita ao Centro de Interpretação Mineiro, será explicado aos visitantes quais eram os minerais que ali se extraíam, para o que eram utilizados à época e ainda atualmente, tal como poderão observar uma enorme coleção de minerais e cristais naturais das nossas minas e de várias partes do mundo.

Haverá visita a duas Galerias Mineiras diferenciadoras e inovadoras, ao Lago da Juventude e da sorte, a galeria mineira de Arte Fotográfica onde se conta a história da mina, Galeria Mineira de Estágio de maturação de cerca de 5000 garrafas de Espumantes e vários barris de carvalho com vinho Reserva Almeida Garrett, a Suíte Mineira alugada por um ator ilustre de Hollywood, ex-libris dentro do Complexo - Salão Mineiro de Eventos, a visita a um Super-herói famoso.

De salientar que dentro de uma Galeria Mineira existe uma Produção de Cogumelos em madeira, por se tratar de um microclima muito específico para o desenvolvimento rápido e eficaz de várias espécies, noutra galeria existe também uma maturação de Queijo "Roquefort", por ser um ambiente propício a este tipo de maturação, e noutra ainda são realizamos massagens terapêuticas, e como última novidade inovadora, existe uma Suíte Mineira dentro do complexo Mineiro a 55 metros de profundidade.


De referir que o empreendimento já tem mais de 500 parcerias locais, já aconteceram coisas muito importantes, o caso de Opera dentro do Salão Mineiro de Eventos, Jantar com Sessão de FADO dentro do Salão Mineiro de Eventos, Fado da Amália cantado por um grupo de turistas dentro do Salão Mineiro de Eventos, Gravação de um Videoclipe da Música de Natal 2020 filmado dentro do Salão Mineiro de Eventos, Visita de CARROS CLÁSSICOS, Pedido de Casamento original realizado em 12 de Novembro de 2023, entre outros.

O empreendimento tem uma "Mascote", que é o "Rechinho", que é um "Morceguinho virtual" que acompanha ao longo de toda a “viagem no tempo” ao Complexo Mineiro o qual vai contar as inúmeras valências inovadoras, diferenciadoras, novidades e curiosidades das “MINAS da RECHEIRA”.

Temos de referir que além dos visitantes/turistas existem muitas visitas de estudo das Escolas, Politécnicos, Institutos e Universidades porque as nossas temáticas irão ser lecionadas de uma forma educacional, pedagógica e científica, tendo uma Geóloga da Universidade de Coimbra – Ciências da Terra estar a realizar a sua Tese de Doutoramento a estudar cientificamente os nossos filões de quartzo hidrotermal mineralizados de Volframite (Volfrâmio) e Cassiterite (Estanho).

As “MINAS da RECHEIRA” possuem vários programas, existem vários Pack de Visita, que o visitante pode escolher, e são acessíveis a todas as idade, de referir que o visitante mais novo presente possuía 2 meses, e o mais idoso 98 anos, as crianças, os adolescentes e os adultos gostam muito desta "Viagem no tempo, por isso seja um verdadeiro mineiro!" porque os guias abordam diversas temáticas, que para além da turística e de curiosidade, e podem ainda sentar-se e tirar fotografias dentro das vagonetas e locomotivas antigas, que até "buzinam".

Venha descobrir este "Diamante em bruto" que promove a cultura, a história e o património Mineiro, Ambiental e Rural, das “MINAS DA RECHEIRA”, em breve traremos até aos nossos leitores uma reportagem completa, mostrando alguns dos melhores locais a descobrir.

Visite, e descubra as maravilhas do turismo mineiro pode saber mais em: https://minasdarecheira.pt/