quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

“Energia: Portugal integra projeto para aproveitar hidrogénio verde para transportes públicos"


Por: HYT // RRL

Fonte: Lusa

Um projeto que visa aproveitar excedentes da produção de energia fotovoltaica para gerar hidrogénio verde, a utilizar em transportes públicos, vai ser desenvolvido em Portugal, num investimento superior a 1,6 milhões de euros, foi hoje divulgado.

Aprovado no âmbito da 1.ª convocatória do Programa Interreg Sudoe 2021-2027, o projeto denomina-se SharedH2–Sudoe, sendo cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A iniciativa é coordenada pelo Instituto Tecnológico de Castilla y León (Espanha) e o respetivo consórcio integra outros parceiros espanhóis, bem como parceiros de França e Portugal, nomeadamente a AreanaTejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo e a Agência Regional de Energia da Alta Estremadura (ENERDURA).

Em comunicado, a AereanaTejo divulgou que o projeto está previsto ficar concluído no final de 2026 e que um dos principais objetivos passa por “promover e validar” a utilização de hidrogénio verde ou renovável para ser utilizado na transição dos transportes públicos.

Diamantino Conceição, da AreanaTejo, explicou hoje à agência Lusa que, no âmbito da parceria, pretende-se “avaliar” os excedentes das comunidades de energia, nomeadamente da produção de energia fotovoltaica, e “apurar a viabilidade” dos mesmos para produzir hidrogénio verde, de modo que este possa depois ser utilizado e armazenado no setor dos transportes.

De acordo com o mesmo responsável, o projeto vai ser desenvolvido em Portugal através de duas componentes, cabendo à ENERDURA analisar dados de utilização de autocarros a hidrogénio, a quantidade necessária para fazer deslocações, o número de utilizadores e definir e o limite de viabilidade de passageiros e quilometragens, comparativamente aos autocarros tradicionais.

Já a AreanaTejo, continuou, “vai fazer a análise desses dados” e, complementarmente, analisar se “é viável, além do transporte de passageiros, [aplicar o uso de hidrogénio verde aos] veículos da recolha de resíduos sólidos urbanos”.

Segundo Diamantino Conceição, a AreanaTejo vai ainda contar com um “laboratório vivo para demonstrar a eventual viabilidade destas soluções”.

A iniciativa que a AreanaTejo vai desenvolver conta com a participação dos municípios de Arronches, Avis, Gavião, Ponte de Sor, Portalegre, Castelo de Vide, Campo Maior, Elvas, Monforte, Alter do Chão, Sousel, Fronteira e Crato, ficando de fora deste projeto os municípios de Nisa e Marvão.

“No distrito de Portalegre, 13 dos 15 municípios são aderentes a este projeto e é sobre estes municípios que vai recair a recolha dos dados e as análises”, enquanto, em Leiria, a ENERDURA “faz a sua parte”, acrescentou Diamantino Conceição.

O projeto aprofundará, dessa forma, o conhecimento técnico e científico do setor e testará soluções através do desenvolvimento de ações-piloto para a geração de hidrogénio renovável a partir de energia fotovoltaica para a sua implementação em setores como o dos transportes.

De acordo com a AreanaTejo, em Espanha, a experiência-piloto no âmbito do projeto envolve uma comunidade energética, promovida pelo município de Bembibre, com instalação fotovoltaica para autoconsumo da própria câmara, das pequenas e médias empresas e dos cidadãos.

Já em França, a experiência-piloto contempla uma comunidade energética, promovida pelo Campus Bidart, da Escola Superior de Engenharia ESTIA, com uma instalação fotovoltaica para alimentar uma frota de bicicletas a hidrogénio, segundo o comunicado.

“Cultura: Celebração dos 50 anos do 25 de Abril | Amadora Cidade de Abril”


Documentários ‘Belarmino’, de Fernando Lopes, e ‘O Que Podem as Palavras’ em destaque na 1ª Mostra Internacional de Cinema da Amadora

 

De 6 a 8 de março os Recreios da Amadora acolhem a primeira edição do Cine Amadora – Mostra Internacional de Cinema, sob o mote ‘Cinema e Revolução – Uma Ideia na Cabeça e uma Câmara na Mão’. A célebre frase do cineasta brasileiro Glauber Rocha serviu de inspiração para estruturar o programa do evento, inserido na Celebração dos 50 anos do 25 de Abril do Município da Amadora. A entrada é gratuita.

‘Belarmino’ de Fernando Lopes, o documentário ‘O Que Podem As Palavras’, de Luísa Sequeira e Luísa Marinho sobre o livro ‘Novas Cartas Portuguesas’, e onde as “três Marias” contam a sua própria história, e a curta ‘Na Parede da Memória – Elis Regina’, são algumas das obras que integram a programação do 1º Cine Amadora, que propõe uma seleção de filmes, resgatando obras passadas, que cruza com filmes contemporâneos.

O evento, gratuito e aberto a toda a comunidade, visa celebrar a sétima arte e promover a intersecção de diferentes perspetivas e abordagens cinematográficas.  Ao longo de três dias vamos poder assistir a performances de cinema ao vivo, projeções musicadas por diversos artistas, workshops de cinema, masterclasses e uma carta branca programada pela Escola Superior de Teatro e Cinema. A abertura oficial da Mostra Cine Amadora, realiza-se a 6 de março pelas 15h00, com a exibição do documentário ’48’ de Sousa Dias. Mais informações e programa completo em www.cineamadora.pt.

 

Março já é ‘mês de abril’ na cidade da Amadora

 

De entre as várias iniciativas agendadas para o próximo mês, destaque também para a inauguração, a 14 de março, da exposição de 50 outdoors com as fotos da Exposição ‘25 de Abril de 1974, quinta-feira’ de Alfredo Cunha.  Os outdoors, que se espalham pela cidade da Amadora reproduzem algumas das fotografias que estão patentes, até ao dia 23 de junho, na Galeria Municipal Artur Bual. Março fica ainda marcado pela apresentação do espetáculo exclusivo VOZ. - pela Companhia de Dança Quorum Ballet, com a participação de Rodrigo Leão, que se realizada de 15 a 17 de março, no Cineteatro D. João V. Os bilhetes já estão disponíveis em: bilhetes Quorum Ballet Voz - Ticketline (sapo.pt).

 

Amadora, Cidade de Abril

 

Da música à arte urbana, do cinema à poesia, a Câmara Municipal da Amadora preparou um programa para celebrar os 50 anos de democracia em Portugal e na ‘Cidade que Nasceu de abril’.

A comemoração dos 50 anos do 25 de Abril pela cidade da Amadora integra ainda o descerramento de painel de azulejo de baixo-relevo da autoria de Alexandre Farto/ VHILS ‘Honrar quem trabalha’ (a partir de fotografias de Alfredo de Cunha) na fachada do edifício dos Paços do Concelho, a partir de meados de abril), a 35ª edição do prémio José Afonso; ‘A Poesia Sai à Rua’ (evento dedicado à poesia centrado na arte poética durante o período do Estado Novo), o espetáculo ‘Os Portugueses’ de Rodrigo Leão e ainda a edição 2024 da Amadora BD (este ano dedicada aos personagens e autores cujos ideais e temáticas se cruzam com os da Revolução dos Cravos).

Fonte: Câmara Municipal da Amadora

“Desporto: Portugal vai receber Campeonato do Mundo de ginástica acrobática em setembro”


Por: AJO // JP

Fonte: Lusa

Portugal vai receber o Campeonato do Mundo de ginástica acrobática para grupos de idade, entre 12 e 22 de setembro, em Guimarães, anunciou hoje a Federação de Ginástica de Portugal (FGP).

A informação foi dada hoje pelo Comité Executivo da Federação Internacional de Ginástica (FIG) à FGP, num evento que se vai disputar no Pavilhão Multiusos de Guimarães e no qual são esperados mais de 700 ginastas de cerca de 24 países.

“Este é o concretizar de um sonho", disse Bernardo Tomás, diretor técnico para a ginástica acrobática da FGP, salientando o facto de Portugal voltar a receber um evento de enorme importância para a ginástica mundial.

O Campeonato do Mundo de 2024 estava previsto para a cidade de Holon, em Israel, mas a situação vivida na região impede a realização do evento.

“Atividades: Alunos de Desporto da EPRIN percorreram a GR38 em Oleiros”


Vinte cinco alunos, entre os 15 e os 19 anos de idade, do 1º e 2º anos do curso de Técnicos de Desporto da Escola Profissional da Raia (EPRIN), em Idanha-a-Nova, percorreram na sexta-feira, dia 23, parte da Via Ferrata, no Trilho Internacional dos Apalaches, em Oleiros.

O objetivo da saída para campo consistiu em desenvolver técnicas de escalada e manobras de cordas. O tempo chuvoso não o permitiu, mas as duas dezenas e meia de jovens, grande parte oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), ficaram a conhecer os segredos que envolvem este território do Concelho de Oleiros.


“A maioria dos jovens nunca tinham visto serras tão altas. Fomos explicando no que consiste a GR38 – Trilho Internacional dos Apalaches”, explica um dos professores que acompanhou a visita, Nuno Mateus. “É importante que os estudantes possam sair do contexto de sala de aula, até porque são alunos de Desporto, e poder diversificar as atividades, também praticadas na natureza”, acrescenta.

Ao final da manhã, os alunos e professores visitaram a Cascata de Água da Fraga D’ Alta, no Orvalho, onde almoçaram no parque de merenda. “Vemos que os jovens dos PALOP’S estão genuinamente fascinados com o que aqui viram. Oleiros é um território diferenciador e este dia será inesquecível”, descreve Rui Esteves, o diretor do curso de Técnico de Desporto.

Fonte: Câmara Municipal de Oleiros

“Transportes: Carris lança hoje 'app' para carregamento de passes através do 'smartphone'"


Por: RCS // MCL

Fonte: Lusa

A Carris lança hoje a aplicação (‘app’) 'CarrisWay' que vai permitir carregar os passes e outros títulos de transporte no cartão Navegante através de um 'smartphone', anunciou a empresa de transporte rodoviário de Lisboa.

Com a 'CarrisWay', a empresa pretende facilitar o dia-a-dia aos utilizadores dos transportes públicos, que podem comprar bilhetes e carregar os passes no seu 'smartphone' e sem recorrer aos pontos habituais de carregamento.

Os pagamentos podem ser efetuados por MbWay ou com um cartão de crédito, “sendo possível carregar vários outros títulos de transporte no cartão navegante personalizado, inclusivamente os títulos gratuitos”, acrescentou a Carris, destacando que a ‘app’ também permite a emissão de um comprovativo de carregamento.

A transportadora informou ainda que a ‘app’ foi criada pela própria empresa, que é assim “o primeiro operador de transportes do mercado nacional a criar e lançar uma aplicação própria para este fim”.

A ‘app’ está disponível para 'smartphones' com tecnologia NFC compatível, para os sistemas Android e iOS.

A Carris é a empresa de transporte público rodoviário coletivo de passageiros da cidade de Lisboa.