quinta-feira, 14 de agosto de 2025

“O relógio que une gerações: como a tecnologia ajuda a combater a solidão no verão”


• Em Portugal, mais de meio milhão de idosos vivem sozinhos

• A solidão nos idosos é uma das principais preocupações que os cuidadores têm ao longo do ano, mas o sedentarismo dos mais novos é também algo que preocupa os pais

• Os relógios inteligentes para estas duas faixas etárias são aliados para um verão mais ativo e sem solidão

 

Por: Inês Fernandes

Entre os idosos e os mais novos, metade dos portugueses encontra-se nas faixas etárias extremas da população. De facto, em Portugal podemos até encontrar 3 mil pessoas com mais de 100 anos de idade, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, e mais de meio milhão de idosos vivem sozinhos.


A vulnerabilidade destes dois grupos etários encontra-se, muitas vezes, em tempos sem ocupação, com algum isolamento, geográfico e físico, e as preocupações com a sua saúde mental aumentam, sobretudo porque muitas vezes o recurso para os manter entretidos passa pela televisão ou pela internet.

O verão é, contudo, um dos momentos do ano em que mais facilmente as famílias se encontram. Atualmente, e voltando um pouco às tradições de há alguns anos, é normal que os pais e encarregados de educação deixem os pequenos com os avós ao longo da semana enquanto estão a trabalhar, ou até, que passem algum tempo juntos. Potenciar os programas de verão com os mais novos, partilhando experiências e vivências, é algo que poderá ter um impacto significativamente positivo em ambas as faixas etárias, e não é necessário que seja sem qualquer tipo de tecnologia, é, até, possível usá-la para estar em contacto e partilhar momentos.

Os relógios inteligentes desenvolvidos para os mais novos e os mais idosos são uma ferramenta que os pode ajudar a manterem-se ativos, mas também deixar os cuidadores mais descansados. Com botões SOS e localização GPS é possível saber exatamente onde se encontram, mas também monitorizar as atividades físicas de ambos e garantir que a monotonia não faz parte dos planos de verão.

“A monotonia que às vezes assola os longos dias de verão pode ser prejudicial tanto para os mais pequenos, que se isolam nos ecrãs, quanto para os idosos, que acabam por se aborrecer em casa e, até, ficarem mais melancólicos e parados. Os nossos equipamentos permitem comunicar-nos com ambos, mas também monitorizar as atividades, garantindo que longos períodos de inatividade não são representam algum acidente, como também verificar que juntos conseguem usufruir de um verão em pleno”, refere Pedro Chaves Costa, diretor de vendas da SaveFamily para Portugal.

 

Uma horta e um relógio inteligente: planos de verão com a tecnologia

 

Os mais idosos têm, com bastante frequência, pequenas hortas, jardins e canteiros que cuidam ao longo do ano. Os relógios inteligentes dos mais pequenos estão equipados com câmaras de filmar e fotografar que lhes permite, diretamente através do seu pulso, gravar pequenos vídeos e tutoriais de como cuidar das plantações e que podem, mais tarde, partilhar com os amigos na escola.

Assim, preservam conhecimentos, experiências e vivências para o futuro, ao mesmo tempo que aprendem com os seus avós a cuidar dos jardins e recolhem memórias essenciais para o futuro.

Com a monitorização e o registo de parâmetros de saúde, os relógios inteligentes para idosos podem, ainda, ajudar a manter controlados os níveis de atividade física dos mais velhos, uma ferramenta essencial para as equipas de saúde quando, no regresso às consultas de rotina, podem descarregar a informação e ficarem seguros de que os idosos não passaram o verão em posições de sedentarismo.

“Desenvolvemos os nossos equipamentos a pensar nos diferentes grupos etários e nas suas necessidades, mas somos também conscientes de que é possível conjugar as ferramentas e o seu potencial para que ajudemos toda a família a desenvolver hábitos mais saudáveis e a partilhar momentos com saúde e em segurança”, conclui Pedro Chaves Costa.

Os equipamentos como os relógios inteligentes não são apenas uma forma de estar conectado, são também ferramentas ao serviço dos utilizadores, das famílias e dos cuidadores. Não são uma tecnologia invasiva ou que consuma muito tempo, mas sim uma ajuda para uma vida mais saudável e ativa.

 

Sobre a SaveFamily:

 

A SaveFamily é uma empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui produtos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 500 mil famílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

“2 ª Edição | Feira para Todos”


Dia 6 setembro | Rua Luís Falcão de Sommer

 

Por: Ana Cristina Feio

No dia 6 de setembro, sábado, decorrerá na Rua Luís Falcão de Sommer, entre as 10h00 e as 13h00, a 2ª Edição da Feira para Todos do Entroncamento.

A Feira para Todos, destina-se a toda a população, de qualquer faixa etária e nela pode ser vendido todo o tipo de artigos, desde livros, brinquedos, roupa, acessórios, material escolar, desportivo, decoração, plantas, bijuteria, velharias, artesanato, entre outros, devendo os mesmos ser vendidos por um valor simbólico.

A participação nesta feira, como vendedor, é gratuita e deverá ser efetuada nos Serviços Culturais do Município, até ao dia 4 de setembro, ou através do contato 249 720 400 ou cultura@cm-entroncamento.pt

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento