segunda-feira, 23 de junho de 2025

“2.ª EDIÇÃO DO FESTIVAL GASTRONÓMICO DE ALPIARÇA “SABORES DO CAMPO E DA CHARNECA RIBATEJANA”


DATA: 28 e 29 de junho de 2025

LOCAL: Parque do Carril – Alpiarça

 

Por: Alexandre Sebastião

O Município de Alpiarça volta a apostar na valorização do seu território, da gastronomia e dos produtos locais com a realização da 2.ª Edição do Festival Gastronómico de Alpiarça – “Sabores do Campo e da Charneca Ribatejana”, que terá lugar nos dias 28 e 29 de junho de 2025, no Parque do Carril.

Uma novidade nesta edição 2025, será a realização da 1.ª fase de um Concurso de Gastronomia em Família, uma iniciativa que pretende promover a partilha de conhecimentos intergeracional, em torno da cozinha tradicional, assim como, dos sabores da comida autêntica e confecionados com os produtos da terra. A fase final deste concurso terá lugar durante a 43.ª edição da ALPIAGRA – Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça.


Este ano, o festival volta também a acolher a 2ª Edição da Mini e Meia Maratona “Alpiarça Terra de Melão”, que na edição anterior, trouxe ao evento mais de 500 atletas participantes, promovendo o desporto, o bem-estar físico e o contacto com a natureza. Esta é uma competição desportiva que pretende afirmar-se, como uma referência na região, atraindo os grandes atletas nacionais da modalidade.

Restaurantes, associações, produtores e expositores locais, marcam presença, reforçando a sua ligação à gastronomia tradicional e às raízes culturais da região Ribatejana. Além da componente gastronómica, o programa terá música ao vivo, showcooking e masterclasses de culinária, provas de vinhos, animação itinerante e um espaço infantil com atividades lúdicas e educativas, como jogos, insufláveis e pinturas faciais.


Tal como na edição anterior, o festival contará também com recriações etnográficas pelos Ranchos e Grupos Etnográficos de Alpiarça, que darão vida aos costumes e tradições locais, proporcionando momentos únicos de contacto com o património imaterial do concelho.

Durante o festival, os visitantes terão ainda a oportunidade de realizar passeios de barco na Vala Real, uma forma diferente de conhecer a beleza natural envolvente, e que se estende ao longo dos campos de cultivo do território agrícola de Alpiarça.

O evento terá no primeiro dia, 28 de junho pelas 21h30, um grande espetáculo musical “Portugal na Eurovisão”, onde os visitantes poderão reviver as canções mais icónicas que Portugal levou à Eurovisão, e que conta com as vozes das cantoras: Manuela Bravo, Nucha, Suzy Guerra e Célia Lawson.


O Festival Gastronómico de Alpiarça, veio para se afirmar como um evento estratégico de promoção turística, cultural e económica do concelho, alavancando a notoriedade de Alpiarça enquanto destino de excelência na região do Ribatejo, combinando sabores autênticos, produtos de excelência, hospitalidade e património natural e cultural.

Para mais informações sobre o Festival Gastronómico de Alpiarça “Sabores do Campo e da Charneca Ribatejana”, contacte através do email: turismo@cm-alpiarca.pt ou visite o site oficial: www.saboresdealpiarca.pt

Fonte: Câmara Municipal Alpiarça

“SINTRA TRAIL MONTE DA LUA INSCRIÇÕES ABERTAS”


QUARTA EDIÇÃO A 11 JULHO

 

Por: Rita Eustáquio

A quarta edição do Sintra Trail Monte da Lua, promovida pela Câmara Municipal de Sintra, já tem data marcada. A 11 de julho, pelas 21h00, realiza-se a iniciativa com atividades para pessoas de todas as idades: trail 10 km, caminhada longa 10 km e caminhada familiar 5 km. As inscrições estão disponíveis: sintratrail.pt

O Largo Rainha D. Amélia, junto ao Palácio Nacional de Sintra, será o palco de partida e de consagração de todos os participantes, sendo maioritariamente um trail urbano, com percursos em ruas, vielas, escadas, tuneis, monumentos, jardins, miradouros, pontes e trilhos. A Quinta da Regaleira, Estrada da Pena, Parque das Merendas, Vila Sassetti, Castelo dos Mouros e Parque da Liberdade são alguns dos locais de passagem.

O trail de 10 km terá início pelas 21h00; dez minutos depois, arrancam a caminhada longa 10 km e a caminhada familiar 5 km. Durante o evento, todos os participantes deverão utilizar lanterna/frontal e dorsal com o número do participante (colocado na frente e bem visível); os adultos deverão ter o telemóvel operacional.

Nos 10 km, a organização providenciará abastecimentos (líquido e sólido) no percurso e na meta. Por questões ambientais, o abastecimento líquido no percurso será de água não engarrafada; cada atleta deve levar o seu cantil e poderá reabastecer neste local. Não serão permitidos abastecimentos aos atletas fora das zonas estabelecidas para o efeito.

O trail de 10 km tem uma elevação máxima de 423 metros e mínima de 176 metros, exigindo experiência prévia neste tipo de variante do atletismo e uma boa condição física, só sendo possível a participação de atletas com 18 ou mais anos; na caminhada longa 10 km, a idade mínima é de 10 anos; na caminhada familiar 5 km, a participação é aberta a pessoas de todas as idades.

O trail de 10 km tem uma duração máxima de 2h30, o mesmo tempo limite para a caminhada familiar de 5 km; por sua vez, na caminhada longa 10 km, os atletas têm até 4h00 para efetuar a distância. As inscrições são feitas exclusivamente online (sintratrail.pt) e até ao final de junho, decorre o período promocional: trail 10 km - 13€; caminhada 10 km - 10€ e caminhada 5 km - 7€. Para crianças nascidas até 2013 (inclusive e à data da prova), a inscrição na Caminhada Familiar 5 km é gratuita.

A todos os inscritos no Sintra Trail Monte da Lua será entregue um kit de atleta, composto por uma t-shirt técnica, um dorsal, alfinetes, abastecimentos, um chip (apenas para o Trail 10 km) e acesso a balneários no final da prova, que funcionarão no Sport União Sintrense, a cerca de 600 metros do local da chegada. A entrega do kit de atleta será feita no Alegro Sintra:

. 10 de julho: 10h00 às 20h00

. 11 de julho: 10h00 às 18h00

A todos os participantes que concluam a respetiva prova será entregue uma medalha. No Trail de 10 km, haverá troféus para os três primeiros classificados masculinos e femininos absolutos e também para os vencedores feminino e masculino de cada escalão.

O Sintra Trail Monte da Lua é um evento organizado pela Câmara Municipal de Sintra, com o apoio da Parques de Sintra, Fundação CulturSintra, SMAS de Sintra, Emes e Alegro Sintra e organização técnica da HMS Sports.

Depois do Sintra Trail Monte da Lua, a Câmara Municipal de Sintra irá promover o Sintra Trail Cruz Alta a 2 de novembro.

Fonte: HMS SPORTS STORE

“PELE SEM MANCHAS? CLARINS LANÇA OS SÉRUNS BRIGHT PLUS PARA UMA PELE MAIS LUMINOSA E UNIFORME”


Por: Margarida Eça Pinheiro

Para enfrentar as imperfeições causadas pela exposição solar, estilo de vida e poluição, a Clarins lança os novos Bright Plus [Advanced] Serum e Serum-in-Lotion, que prometem redefinir o futuro da luminosidade e uniformizar o tom da pele.

Com a chegada do verão, a Clarins revela agora os inovadores cuidados antimanchas escuras e pele amarelada, Bright Plus [Advanced] Serum e Serum-in-Lotion, que apresentam uma nova fórmula nunca antes utilizada em cosmética, capaz de revolucionar o futuro da pele devido à combinação entre a descoberta do papel fundamental das cavéolas e uma composição de ingredientes altamente eficaz e inspirada na natureza.

Há três décadas a estudar o domínio da luminosidade da pele e ansiosa por se manter na vanguarda da inovação e ultrapassar ainda mais os limites da eficácia dos cuidados da pele, a Clarins desvenda agora o segredo para uma pele mais luminosa e com um tom mais uniforme: o Bright Plus [Advanced] Serum e o Serum-in-Lotion.

Fruto da parceria entre a Clarins Research e um prestigiado instituto internacional de investigação científica em Paris, a Clarins identificou uma ligação entre as cavéolas e a distribuição da melanina na pele, que influenciam diretamente a manutenção de um tom de pele uniforme – visto que quando sujeitas a stress oxidativo causado pelo estilo de vida, poluição ou raios UV, o número de cavéolas diminui, o que provoca o aparecimento de manchas e falta de luminosidade na pele. Assim, os séruns Bright Plus, vêm redefinir o cuidado da pele ao utilizar uma tecnologia emergente: a tecnologia Evenness Boosting com extrato de chá roxo, que ajuda a aumentar o número de cavéolas em 130% para uma pele com um aspeto mais luminoso.

Desenvolvido 100% em França, o novo Bright Plus [Advanced] Serum, ideal até para as peles mais sensíveis, combina extratos poderosos de plantas, atuando sobre todas as facetas da luminosidade, oferecendo 5 ações-chave numa fórmula avançada: uniformiza o tom da pele, melhora o tom amarelado causado pela glicação, reduz o aspeto baço, minimiza o aparecimento de manchas escuras e marcas de imperfeições e restaura a luminosidade natural.

Já o Bright Plus Serum-in-Lotion da Clarins, vem redefinir a experiência de cuidados da pele, ao combinar a eficácia de um sérum com a leveza de uma loção. Com uma fórmula única que se transforma numa essência aquosa ao ser aplicada, este sérum é a chave para uma pele mais luminosa, uniforme e suave. Proporciona uma luminosidade duradoura e natural, a sua tecnologia inovadora garante que o tom de pele é uniformizado, as manchas escuras reduzidas e a sua ação esfoliante suave refina a textura da pele.

O lançamento dos séruns Bright Plus renova também o compromisso da Clarins com a sustentabilidade. O packaging do [Advanced] Serum é composto por 40% de vidro reciclado e o Serum-in-Lotion por 25% de vidro reciclado, ambos recicláveis. Sem comprometer a qualidade dos produtos, ambos os novos séruns Bright Plus contêm mais de 90% de ingredientes de origem natural, garantindo uma beleza responsável e consciente, que ilumina a pele enquanto preserva o meio ambiente.

Ideais para quem procura uma solução eficaz, para combater uma pele pouco uniforme, pouco luminosa e com imperfeições, os novos séruns Bright Plus [Advanced] Serum (PVP 114,00€) e Serum-in-Lotion (PVP 56,00€), já estão disponíveis em clarins.pt e pontos de venda.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Entroncamento distinguido como Município Amigo da Juventude”


Por: Guiomar Messias

O Entroncamento foi distinguido como Município Amigo da Juventude, durante o V Encontro Nacional da Rede de Municípios Amigos da Juventude, realizado no passado dia 13 de junho de 2025, em Ílhavo, organizado pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis em parceria com Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.

Esta distinção é o reconhecimento do projeto Jovem Ativo, enquanto “Boa Prática Municipal Certificada”, no âmbito das boas práticas em políticas de juventude, que distinguem iniciativas inovadoras e impactantes que promovam a participação ativa dos jovens a nível local.

Este Encontro foi, acima de tudo, um momento de celebração do compromisso dos mais de 90 Municípios presentes, num total de mais de 250 participantes, que continuam a afirmar, com convicção e inovação, o papel central da juventude nas políticas públicas locais.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“É O QUE É” - A MARCA QUE LEVA A VERDADE À MESA COM SABOR, SIMPLICIDADE E ALMA”


Por: Maria Francisca Espadinha

Da fábrica em Cascais para mesas de todo o país: soluções práticas com alma caseira e receitas que despertam memórias

No meio do caos pandémico, entre encomendas de última hora e a urgência de simplificar o dia a dia, nasceu uma ideia que viria a transformar o modo como olhamos para a comida pronta. Uma ideia que não precisou de rodeios nem artifícios, porque tudo o que tem, está à vista. E assim nasceu “É o que é”: uma marca de refeições artesanais e congeladas, que aposta na qualidade, na transparência e num sabor genuinamente caseiro.

Com raízes bem assentes em Cascais, e mãos experientes na cozinha, a “É o que é” foi criada por Rita Castelo Branco e Pedro Loureiro, dois empreendedores com percursos complementares: A Rita, com vasta experiência em restauração e catering; o Pedro, vindo da produção agrícola e apaixonado por dar nova vida a ingredientes fora do padrão comercial. Juntos, decidiram unir saberes e vontades numa fábrica com capacidade para produzir até 500kg de comida por dia.

O que diferencia a marca? A resposta é simples: produtos honestos, feitos com ingredientes naturais, pensados para facilitar o quotidiano sem nunca comprometer o sabor. Das empadas de frango assado ou alheira com grelos, aos croquetes de espinafres com cogumelos ou de vitela no forno, passando pelas sopas aveludadas de cenoura ou consomés de aves, até às massas frescas com diversos molhos; como de tomate e manjericão ou espinafres e burrata, há uma atenção cuidada ao detalhe e à diversidade. Tudo é pensado para que cada refeição conte uma história. A história de quem cozinha com tempo, mas para quem vive sem tempo.

“Queremos que, ao provar uma das nossas refeições, as pessoas sintam o mesmo conforto da comida feita pela avó. Comida que nos transporta, que cria memórias, que junta gente à mesa”, partilha Rita Castelo Branco, fundadora da marca.

Com uma gama surpreendentemente diversa e em constante evolução, a “É o que é” aposta em coleções sazonais e tamanhos pensados para todos os apetites: desde porções individuais a menus de festa para oito pessoas. Há ainda espaço para as opções vegetarianas, como o caril de grão com legumes, e até para os doces da casa, como as mini tartes de amêndoa ou o bolo de noz com ovos-moles que, segundo dizem, “sabem mesmo a casa”.

Além disso, a marca não se limita ao prato. A sustentabilidade está no centro de todas as decisões: das embalagens sem artifícios ao reaproveitamento de caixas de transporte, do uso de produtos de época ao planeamento de produção para evitar desperdícios, tudo é feito com consciência e consistência.

Para agradecer e valorizar quem volta sempre, nasceu o novo Loyalty Club “À la Carte” um programa pensado para quem já não passa sem os sabores “É o que é”. Através deste clube, os clientes ganham acesso prioritário a novidades, ofertas exclusivas, menus personalizados e até eventos privados com a fundadora. Porque alimentar relações também faz parte da missão.

Atualmente, a marca entra numa nova fase: mais visível, mais próxima, mais presente. Para além de estar em lojas especializadas, comércio de bairro e pontos improváveis de norte a sul do país, a “É o que é” tem já a sua loja própria no LACS Cascais, onde é possível conhecer todo o universo da marca ao vivo e a cores. E em breve, o novo site permitirá consultar todos os produtos, descobrir onde comprar e ficar a par das novidades, sempre com a transparência e honestidade que definem a marca.

Afinal, num mundo onde há cada vez mais camadas e filtros, sabe bem encontrar uma marca que se assume exatamente como é: É o que é.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Férias Municipais de Verão 2025”


“30 de junho a 1 de agosto | Atividades desportivas, culturais e de lazer

 

 Por: Guiomar Messias

O Município do Entroncamento promove, entre os dias 30 de junho e 1 de agosto, mais uma edição das Férias Municipais de Verão, dirigidas aos alunos do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.

As Férias Municipais decorrem no período da manhã, entre as 9h00 e as 12h00 e no período da tarde entre as 14h00 e as 17h30, com a possibilidade de ser fornecido almoço. A receção das crianças é feita a partir das 8h30 e a entrega até às 18h00.

As Férias Municipais têm como objetivo promover a atividade desportiva e a inserção dos alunos na comunidade, favorecer o enriquecimento cultural e cívico dos alunos, desenvolver o trabalho e o sentido de grupo, reforçar as relações interpessoais, estimular situações motoras diversificadas e criativas e proporcionar a atividade livre e espontânea, decorrendo no Pavilhão Desportivo Municipal, Piscinas Municipais, ESER, Parque Verde do Bonito e deslocação a Vila Nova da Barquinha e praia fluvial de Constância.

Estão previstas atividades de Mini-Ténis, Mini-Vóleibol, Tiro com Arco, Karaté, Boxe/ Muai Thai, Dança, Cinema, Jogos Lúdico-Desportivos, Canoagem, Piscina, visita a Praia Fluvial, entre outras.

As Férias Municipais de Verão 2025 contam com a parceria do CLAC – Clube de Lazer Aventura e Competição, Casa do Benfica do Entroncamento, ANAMMDA – Associação Nacional de Artes Marciais Mistas e Disciplina Associada.

As inscrições deverão ser efetuadas presencialmente na receção das Piscinas Municipais, a partir das 9h00 do dia 21 de junho (com limite de 90 crianças por semana). Para mais informações contacte o serviço de Desporto através do telefone: 249 241 315 através do email: desporto@cm-entroncamento.pt.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento