quinta-feira, 27 de março de 2025

“Investigação e Desenvolvimento”


ULisboa lança Rede de Sustentabilidade

 

A Universidade de Lisboa (ULisboa) reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade ao lançar a Rede Temática Interdisciplinar Sustentabilidade (redeSUSTENTA). A apresentação da nova rede decorreu no dia 11 de março de 2025, durante o 1.º Encontro de Sustentabilidade da Universidade de Lisboa.


Durante a sessão de abertura, a Vice-Reitora, Cecília Rodrigues, afirmou que a redeSUSTENTA “é um projeto que nasce para fortalecer a cooperação entre docentes, investigadores, técnicos, estudantes e parceiros, promovendo soluções inovadoras e colaborativas que tornem a Universidade um exemplo de boas práticas em sustentabilidade”.


Margarida Santos-Reis, membro da comissão coordenadora da RedeSUSTENTA, apresentou a rede, sublinhando o objetivo de fortalecer uma resposta integrada aos desafios e oportunidades do desenvolvimento sustentável. Além disso, explicou as quatro dimensões de atuação da RedeSUSTENTA, que se focam na promoção de investigação interdisciplinar e soluções inovadoras para a sustentabilidade; no desenvolvimento de programas educativos e iniciativas pedagógicas alinhadas com os princípios da sustentabilidade; na implementação de boas práticas de gestão sustentável nas infraestruturas e operações da Universidade e na promoção de iniciativas colaborativas e ações com impacto social positivo.


Seguiu-se uma mesa-redonda sobre o tema “Sustentabilidade 360.º” moderada por Luísa Schmidt, do Instituto de Ciências Sociais. Durante a discussão, David Avelar, da Faculdade de Ciências, Inês Veiga, da Faculdade de Arquitetura, Paulo Ferrão, do Instituto Superior Técnico e Sofia Arantes Oliveira, da Faculdade de Medicina Dentária, tiveram a oportunidade de destacar a importância da cooperação entre diferentes áreas do conhecimento na implementação de soluções concretas que contribuam para as metas nacionais e internacionais de sustentabilidade.


Como resultado do desafio lançado às nossas Associações de Estudantes sobre projetos, ações e boas práticas das várias Escolas da ULisboa, no âmbito da sustentabilidade, foram apresentados, durante o evento, vídeos e cartazes sobre a temática. Procedendo-se depois à entrega dos prémios aos melhores vídeos e cartazes, nas respetivas categorias. Na categoria de vídeo, os prémios foram atribuídos à Faculdade de Ciências, ao Instituto Superior de Economia e Gestão e ao Instituto Superior Técnico. Na categoria de cartaz, os vencedores foram a Faculdade de Ciências, a Faculdade de Arquitetura e a Faculdade de Medicina.

O Chef Marco Fonseca e a Nutricionista Tatiana Pereira, da Faculdade de Medicina, realizaram um showcooking seguido de uma sessão de degustação, onde aproveitaram a oportunidade para partilhar conhecimentos sobre a importância de uma alimentação saudável e sustentável.

Pedro Teixeira da Mota, foi recebido com uma sala cheia, para abordar a sustentabilidade de forma descontraída e com humor, mantendo os estudantes atentos e envolvidos ao longo de toda a sessão.

Na sessão de encerramento o Reitor da Universidade de Lisboa salientou a relevância do evento e reforçou a importância da Universidade para uma abordagem interdisciplinar, integrada e participada para enfrentar os desafios ambientais, sociais e económicos da atualidade.

Fonte: Universidade de Lisboa

“Disco de estreia dedicado à música de José Mário Branco”


Maria Carvalho apresenta Margem no Centro Cultural Raiano

 

Por: Tiago Carvalho

No dia 4 de abril, às 21h30, no Centro Cultural Raiano, Maria Carvalho apresenta um espetáculo integralmente dedicado à música de José Mário Branco, reinventando, em Quinteto, um dos compositores maiores da música portuguesa.

Temas como «Sentido único», «As contas de Deus», «Inquietação» ou «Eu não me entendo» que fazem parte do alinhamento desta noite, compõem Margem, o disco de estreia da jovem baterista, cujo título se inspira num disco de José Mário Branco, Margem de Certa Maneira. Editado em outubro de 2024, além de Maria Carvalho na bateria, o álbum foi também gravado por Sara Afonso (voz), Bruno Ponte (guitarra), Juliana Mendonça (contrabaixo) e Luís Lélis (piano).

Margem é um projeto que cruza a música de José Mário Branco com o Jazz, intersecção essa onde o poema assume o lugar de destaque, celebrando, desta forma, a música portuguesa e a música cantada em português.


Em entrevista à revista jazz.pt (Entrevistas | A liberdade de escolher o caminho), Maria Carvalho justifica a escolha deste autor de referência, muito ligado ao 25 de Abril de 1974, pelo facto de «o papel que teve na dinamização da música de qualidade e da liberdade artística» ter sido «um contributo indispensável para o desenvolvimento do jazz no nosso país.»

Depois de o Quinteto ter levado este concerto a várias cidades de norte a sul do país, marcando presença em alguns dos mais relevantes festivais de jazz nacionais, é agora a vez de o Centro Cultural Raiano o receber, no âmbito da programação apoiada pela Direção-Geral das Artes/República Portuguesa − Cultura, ao abrigo do Programa de Apoio à RTCP − Rede de Teatros e Cineteatros.

Em www.idanha.pt/agenda é possível consultar a agenda do Centro Cultural Raiano. As reservas podem ser feitas, preferencialmente, através do número 277 202 900. A entrada é gratuita, limitada à lotação, mediante levantamento de bilhete a partir das 20h30, no dia do espetáculo.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Abril | Programação do Museu da Amadora”


No mês de Abril, o Museu da Amadora, que integra, além do Núcleo Museológico do Casal da Falagueira – núcleo sede e do Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque, também o Núcleo Museológico do Moinho do Penedo, as Reservas Culturais e a Casa Roque Gameiro, tem agendadas as seguintes atividades:

■ 5 abril (sábado) | Workshop de cerâmica pré-histórica - Dia Nacional dos Moinhos

Horário: 09h30 às 12h30

Sinopse | Workshop de elaboração experimental de cerâmica pré-histórica. Pretende-se transmitir aos participantes noções básicas sobre as técnicas de modelagem e decoração de cerâmica na pré-história e em simultâneo produzir diversos recipientes que serão utilizados no projeto “Clã de Carenque”.

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Local: Sede da ARQA - Rua Dr. Azevedo Neves (entre o nº 37 e 39), 2700-277 Amadora

Custo: Gratuito

Realizado em parceria com a ARQA – Associação de Arqueologia da Amadora

■ 5 e 6 abril (sábado e domingo) | Visitas Orientadas ao Núcleo Museológico do Moinho do Penedo - Dia Nacional dos Moinhos

Horário: 10h00 às 12h00 e 15h00 às 17h00

Sinopse | Os moinhos de vento marcam até aos nossos dias a paisagem da cidade da Amadora, hoje, na grande maioria, em ruínas, são a prova da existência de uma forte atividade moageira que marcou outrora a região. Este complexo composto por mais de uma centena de Moinhos de Vento chegou a produzir 21.000 a 32.200 toneladas de farinha por ano, que se destinava sobretudo a suprir o grande défice de pão que existia na capital.

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Local: Núcleo Museológico do Moinho do Penedo

Custo: Gratuito

■ 9 abril (quarta-feira) | Visita orientada ao Núcleo Museológico do Casal da Falagueira – Comemorações do 25 de Abril

Horário: 15h00 às 16h30

Sinopse | O Casal da Falagueira de Cima é um casal quinhentista de interesse histórico. Esta visita permite conhecer os vários núcleos expositivos permanentes no âmbito do património local, e a exposição temporária "Amadora, Primeiro Município de Abril" patente até 4 de maio, que ilustra o desenvolvimento do território e da população antes e após o 25 de Abril, até à sua formação como cidade.

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Custo: Gratuito

■ 16 abril (quarta-feira) | Visita orientada à Casa Roque Gameiro – Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Horário: 15h00 às 16h30

Sinopse | A arquitetura e a decoração da Casa Roque Gameiro remetem para o conceito de “casa portuguesa”.

Além do seu valor artístico, conserva ainda a história da família de artistas que ali viveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do XX. Haverá ainda oportunidade para dar a conhecer a vida e obra de Guida Ottolini, refletida na exposição temporária patente até julho.

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Local: Casa Roque Gameiro

Custo: Gratuito

■ 26 abril (sábado) | Visita orientada ao Núcleo Museológico do Casal da Falagueira – Museu da Amadora na 7.ª edição da Festa da Arqueologia - “A Festa Fora de Portas”

Horário: 11h00 às 13h00

Sinopse | O Casal da Falagueira de Cima é um casal quinhentista de grande interesse histórico.

Durante o mês de abril é possível visitar este espaço e conhecer os vários núcleos expositivos permanentes no âmbito do património local, e a exposição temporária "Amadora, Primeiro Município de Abril" patente até 4 de maio, que ilustra o desenvolvimento do território e da população antes e após o 25 de Abril, até à sua formação como cidade.

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Custo: Gratuito

■ 26 abril (sábado) | Alimentação no Ager de Olisipo – à volta da mesa romana - Museu da Amadora na 7.ª edição da Festa da Arqueologia - “A Festa Fora de Portas”

Horário: 14h30 às16h30

Sinopse | A dieta mediterrânica é milenar, e prova disso são os vestígios arqueológicos que os romanos deixaram e que nos permitem saber mais sobre os seus hábitos alimentares. O que comiam os romanos? As suas receitas eram muito diferentes? E que objetos compunham as suas mesas?

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Custo: Gratuito

■ 30 abril (quarta-feira) – Visita orientada ao Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque - Dia Europeu do Megalitismo.

Horário: 15h00 às 16h30

Sinopse | Esta visita pretende dar a conhecer os três sepulcros coletivos escavados nos afloramentos calcários do Tojal de Vila Chã, entre Carenque e os Moinhos da Funcheira, descobertos em 1932 pelo arqueólogo Manuel Heleno. Conhecidas como Grutas artificiais por terem sido escavados na rocha, integram-se numa tradição cultural-funerária mediterrânica, mas evidenciam também características próprias de uma região que coincide, grosso modo, com o Estuário do Tejo. De entre outras necrópoles deste tipo, destacam-se, além de Carenque, as grutas artificiais de Palmela, de Alapraia, de S. Pedro do Estoril e de S. Paulo.

Assemelhando-se de alguma forma à morfologia das antas (de que podem ver-se alguns exemplares, a Oeste da Necrópole, em Queluz - Monte Abraão), as Grutas Artificiais apresentam uma arquitetura característica: têm acesso por um corredor, em regra voltado a nascente, que comunica com uma câmara funerária através de um pequeno portal de formas arredondadas. Tanto o corredor como esta claraboia estavam cobertos por pesadas lajes de calcário, fechando a estrutura ao exterior. A construção e as primeiras deposições de cadáveres que ali estão testemunhadas remontam ao final do Neolítico (3.º milénio a.C.), altura em que se vivia já na região uma economia de base agropastoril, evoluída sob o ponto de vista das tecnologias de produção pré-históricas

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Local: Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque

Custo: Gratuito

■ 3.ª a domingo | Exposição Temporária "Amadora, Primeiro Município de Abril" - Até 4 de maio

Sinopse | Exposição que ilustra o desenvolvimento do território e da população antes e após o 25 de Abril de 1974, até à sua formação como cidade.

Horário: 3.ª a sábado, das 09h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00; domingos das 14h30 às 17h30. Aberto aos feriados.

Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Nota: Gratuito ao sábado de manhã, estudantes, até aos 18 anos e maiores de 60

■ 3.ª a domingo | Exposição Temporária "Todas as cores. Guida Ottolini (1915-1992: Uma ilustradora da tribo dos Pincéis" - Até 20 de julho

Sinopse | Esta exposição decorre de uma investigação sobre Margarida Roque Gameiro Ottolini Coimbra, conhecida no mundo das artes gráficas como Guida ottolini ou Janine e explora esta personalidade enquanto grande ilustradora e autora de Banda Desenhada.

Horário: 3.ª a sábado, das 10h00 às 17h30; domingos das 14h30 às 17h30. Aberto aos feriados.

Local: Casa Roque Gameiro

Nota: Gratuito

■ Ano letivo 2024/2025 | “Museu em Ação” e “Venha conhecer os cantos à Casa”

Realização de oficinas diversas.

Visitas orientadas: Necrópole de Carenque, Villa romana da Quinta da Bolacha, Núcleo Museológico do Casal da Falagueira, Núcleo Museológico do Moinho do Penedo e Casa Roque Gameiro

Horário: 3.ª a 6.ª feira, às 10h00 e às 14h30

As atividades são pagas, exceto as indicadas, e necessitam de inscrição prévia por email museu@cm-amadora.pt ou por telefone (214 369 090).

Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico.

As inscrições devem ser feitas até 48 horas da data da sua realização, ou conforme indicado.

As desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição noutras atividades.

Toda a programação e horários podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Para mais informações, contactar: museu@cm-amadora.pt ou 214 369 090

Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Parque Aventura, Beco do Poço, 2700-000 Amadora

Horário: Terça-feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 | domingos, das 14h30 às 17h30 | Aberto aos feriados

Casa Roque Gameiro

Praceta 1.º de Dezembro, n.º 2, 2700-672 Amadora

Horário: Terça-feira a sábado, das 10h00 às 17h30 | domingos, das 14h30 às 17h30 | Aberto aos feriados

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“120 rostos que a História não esquecerá Fotografias de Kenton Thatcher”


Inaugura, no dia 28 de março, sexta-feira, às 18h30, na Sociedade Nacional de Belas Artes, a exposição Sessões, integrada na programação das Festas de Abril. 

Esta mostra reúne, pela primeira vez, registos icónicos de escritores, artistas, desportistas e políticos (nomeadamente Álvaro Siza, Joana de Verona, Cristiano Ronaldo, Joana Vasconcelos, José Mourinho, Camané e Beatriz Batarda), bem como de uma nova geração de figuras de destaque que tem vindo a afirmar-se na sociedade portuguesa. São 120 fotografias, na sua maioria a preto-e-branco, que podem ser vistas até ao dia 26 de abril.

Radicado há mais de 30 anos em Portugal, Kenton Thatcher desenvolveu uma linguagem única nos seus retratos, priorizando a autenticidade e a intemporalidade à perfeição. O fotógrafo capturou a essência das mais distintas personalidades do país, rostos que reconhecemos e que a passagem do tempo não apagará da memória.

Através da lente de Kenton Thatcher, passado e presente cruzam-se na Sociedade Nacional de Belas Artes, moldando pensamentos para o futuro.

Na inauguração, estarão presentes, entre outros, elementos das bandas Xutos & Pontapés e Da Weasel, Teresa Salgueiro e Rui Veloso, também retratados na mostra.

Patente até dia 26 de abril, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e, aos sábados, das 14h às 19h, a exposição tem entrada gratuita.

Fonte: Egeac

“Novo Conceito de Transporte Flexível na Beira Baixa”


Por: João Mascarenhas Duarte

Foi hoje apresentado o novo modelo de Transporte Flexível da Beira Baixa, uma solução inovadora que reforça a coesão territorial e melhora a qualidade de vida dos cidadãos.

Este serviço adapta-se às necessidades reais da população, promovendo:

Acessibilidade e inclusão – garantindo transporte a quem mais precisa;

Eficiência e sustentabilidade – com recursos otimizados e tecnologia de apoio à gestão e reservas.


Com este novo conceito, damos um passo decisivo rumo a uma mobilidade mais inteligente, próxima e adaptada às pessoas.

Esta é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa que conta com o apoio do Município de Idanha-a-Nova e do Município de Castelo Branco.

Para mais informações e marcações: [800 502 502]

Tudo em: www.cimbb.pt/   

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova



“Abril | Programação Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos”


Em abril, mantêm-se as atividades dirigidas às escolas na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, nomeadamente, dramatização teatral, horas do conto, visitas guiadas à Bedeteca e ainda a apresentação do livro “Sim, Sr. Presidente!”, de Paula Fernandes, no dia 7 de abril. Entre os dias 1 e 4 de abril, a Biblioteca assinalará o Dia Internacional do Livro Infantil.

Dirigidas ao público em geral, irão realizar-se tertúlias literárias bem como a habitual sessão de apoio ao consumidor promovida pela DECO.

No dia 1 de abril, decorrerá a apresentação do livro” A Crença do Desamor”, de Anabela Carrazedo.

Além da exposição, patente até 3 de maio, no Auditório Rogério Rodrigues: “Contos de Christian Andersen pintados por Norberto Nunes”, para assinalar o falecimento dos 150 anos de Hans Christian Andersen e 10 anos de Neils Fisher, na Bedeteca inaugurará, a 10 de abril, a exposição “PREC - O Parlamento na Caricatura de Imprensa (1974-1976)”, que tem visitas orientadas nos dias 23 e 30 de abril.

Este mês, os sábados em família incluem uma sessão para bebés.

A 14 de abril, a médica Elsa Mourão dinamizará a tertúlia “Envelhecer compaixão”, sobre os desafios e oportunidades do envelhecimento.

Consulte abaixo a programação completa da Bedeteca e da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos prevista para o mês de abril.

 

 

ATIVIDADES PARA ESCOLAS

 

■ 2ª a 6ª feira | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Dramatização da história “O silêncio da água” adaptação teatral baseado na obra de José Saramago, seguida de oficina “Vamos fazer um peixe porta-chaves”

Destinatários: Escolas do 1º Ciclo Local: Sala infantojuvenil

Inscrição prévia | Custo 5€ p/turma*

 

■ 2ª a 6ª feira | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Hora do conto em inglês/bilíngue “Bears don’t read!” / “Os ursos não leem!” de Emma Chichester Clark, seguida de oficina “O urso que não sabia ler”

Destinatários: Escolas do 1º Ciclo Local: Sala infantojuvenil

Inscrição prévia | Custo 5€ p/turma*

 

■ 2ª a 6ª feira | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Hora do conto em inglês/bilíngue” My cork book”/”O meu livro da cortiça” de Danuta Wojciechowsk e

ilustração de Joana Paz, seguida de oficina “Moldura em cortiça”

Destinatários: Escolas do 1º Ciclo. Local: Sala infantojuvenil.

Inscrição prévia | Custo 5€ p/turma*

 

■ 2ª a 6ª feira | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Hora do conto em inglês/bilíngue "You meter” /” És importante" de Christian Robinson, seguida de oficina "Vamos fazer um fantoche e vestir de diferentes culturas"

Destinatários: Escolas do 1º Ciclo Local: Sala infantojuvenil

Inscrição prévia | Custo 5€ p/turma*

 

■ 2ª a 6ª feira | 10.00-12.00 / 14.30-16.00

Hora do conto “Era uma vez um dia normal de escola” de Colin McNaughton e ilustração de Satoshi Kitamura, seguida de oficina “Vamos fazer uma base para material escolar”

Destinatários: Escolas do Pré-escolar e 1º Ciclo Local: Sala infantojuvenil

Inscrição prévia | Custo 5€ p/turma*

 

■ 2ª a 6ª feira | 10.00-12.00 / 14.30-16.00

Hora do conto “Amelia Earhart” de Maria Isabel Sánchez Vegara e ilustração de Mariadiamantes, seguida de oficina “O avião de cartão da pequena Amelia”

Destinatários: Escolas do 1º Ciclo Local: Sala infantojuvenil

Inscrição prévia | Custo 5€ p/turma*

 

■ 2ª a 6ª feira | 10.30-12.00 / 14.30-16.00 Recontos do Mundo - Portugal

Dramatização da história “O príncipe com orelhas de burro”, a partir do conto de António Torrado, seguida de oficina “Vamos fazer uma ponteira de lápis”

Destinatários: Escolas do 1º Ciclo. Local: Sala infantojuvenil

Inscrição prévia | Custo 5€ p/turma*

 

■ 2ª a 6ª feira | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Recontos do Mundo - Cabo Verde

Hora do conto “A sereia Mánina e seus sapatos vermelhos", de Celina Pereira, seguida de oficina “A sereia Mánina”

Destinatários: Escolas do Pré-escolar e 1º Ciclo Local: Sala infantojuvenil

Inscrição prévia | Custo 5€ p/turma*

 

■ 2ª a 6ª feira|10.30-12.00 / 14.30-16.00

Recontos do Mundo – Dinamarca

Hora do conto “A árvore da saúde” retirado do livro “O palácio dos contos” de Ulf Diederichs, seguida de

oficina – “A árvore da saúde”

Destinatários: Escolas do Pré-escolar e 1º Ciclo Local: Sala infantojuvenil

Inscrição prévia | Custo 5€ p/turma*

 

■ 2ª a 6 ª feira | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Visita guiada à Bedeteca

Atividade realizada em português ou inglês Destinatários: Escolas do 1º e 2º Ciclo Local: Bedeteca

Inscrição prévia | Custo 5€ p/turma*

 

■ 2ª a 6 ª feira | Para assinalar o falecimento: Os 150 anos de Hans Christian Andersen (1805-1875) e 10 anos de Neils Fischer (1936-2015) | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Hora do conto “A sereiazinha”, de Hans Christian Andersen, seguida de oficina “Através dos designs de Neils Fisher vamos fazer tapeçaria”

Destinatários: Alunos do 1º Ciclo Local: Sala infantojuvenil

Inscrição prévia | Custo 5€ p/turma*

 

■ 1 a 4 abril | Dia Internacional do Livro Infantil | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Dramatização da história “O colarinho postiço”, de Hans Christian Andersen, seguida de oficina “Colete para garrafa”

Destinatários: Escolas / ATL’s

Local: Sala infantojuvenil

Inscrição prévia | Custo 5€ p/turma*

 

■ 1 a 4 abril | Dia Internacional do Livro Infantil| 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Hora do conto em inglês/bilíngue “O Rouxinol / The Nightingale”, baseada na obra de Hans Christian

Andersen, seguida de oficina “Através dos designs de Neils Fisher vamos fazer tapeçaria”

Destinatários: Escolas / ATL’s

Local: Sala infantojuvenil

Inscrição prévia | Custo 5€ p/turma*

 

■ 1 a 4 abril | Dia Internacional do Livro Infantil | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Hora do conto “João Pateta”, de Hans Christian Andersen, seguida de oficina “Através dos designs de Neils Fisher vamos fazer tapeçaria”

Destinatários: Escolas / ATL’s

Local: Sala infantojuvenil

Inscrição prévia | Custo 5€ p/turma*

 

■ 2 abril | Dia Internacional do Livro Infantil |10.30-12.00 / 14.30-16.00

Dramatização da história “A montanha de livros mais alta do mundo”, de Rocio Bonilla, seguida de oficina “Marcador de páginas”

Destinatários: Alunos do Pré-escolar Local: Sala infantojuvenil

Entrada gratuita

 

■ 7 abril | Apresentação de Livros | 14.30-16.00 Apresentação do livro “Sim, Sr. Presidente!” Autora: Paula Fernandes

Destinatários: Alunos do 1º Ciclo Local: Sala infantojuvenil Entrada gratuita

 

■ 9, 16, 30 abril | 10.30-11.30 / 14.30-15.30

Visita guiada à Exposição “Contos de Christian Andersen pintados por Norberto Nunes”

Destinatários: Escolas / ATL’s

Local: Auditório Rogério Rodrigues

Inscrição prévia | Custo 5€ p/turma*

*As atividades são gratuitas para as escolas públicas do Município, durante o período escolar, no máximo de 2 por turma, e instituições de solidariedade social, no máximo de 2 por utente.

 

ATIVIDADES PARA O PÚBLICO EM GERAL

 

■ 1 abril | Apresentação de Livro | 18.30-20.00 Apresentação do livro” A Crença do Desamor” Autora: Anabela Carrazedo

Destinatários: Público em geral Local: Auditório Rogério Rodrigues

Entrada gratuita

 

■ 5 abril | “Sábados em família na Ludoteca” | 10.30-12.00 / 15.00- 16.30

Dramatização da história “O colarinho postiço”, de Hans Christian Andersen, seguida de oficina “Colete para garrafa”

Destinatários: Famílias com crianças a partir dos 3 anos Local: Sala infantojuvenil

Inscrição prévia | Custo 3€ /criança**

 

■ 8 abril | Tertúlia Literária 1 | 15.00-17.00 Dinamização: Feliciana Caleiro Destinatários: Seniores

Local: Fanzineteca Entrada gratuita

 

■ 9 abril | 18.00-19.30

Projeto “Acordar para o Teatro” – Intergeracional (8 aos 80 anos)

Destinatários: Público em geral Local: Auditório Rogério Rodrigues

 

■ 12 abril | “Sábados em família na Ludoteca” | 10.30-12.00 / 15.00- 16.30

Hora do conto em inglês/bilíngue “We ́re going on an egg hunt” by Martha Mumford e ilustração de Laura Hughes, seguida de oficina “Na Páscoa ovos não vão faltar”

Destinatários: Famílias com crianças a partir dos 3 anos Local: Sala infantojuvenil

Inscrição prévia | Custo 3€/criança**

 

■ 14 abril | Tertúlia| 20.00 – 21.30 Tertúlia “Envelhecer compaixão” Dinamização: Elsa Mourão (médica) Destinatários: Público em geral Parceria: Amadora Compassiva Local: Auditório Rogério Rodrigues Entrada gratuita

 

■ 21 abril | 15.00-18.00

Atendimento efetuado pela DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor): Apoio ao Consumidor

Destinatários: Público em geral Local: Auditório Rogério Rodrigues Inscrição prévia

 

■ 21 abril | Tertúlia Literária 2 | 19.00-20.00

Dinamização: Mariana Gomes Ribeiro Livro: A bastarda de Istambul de Elif Shafak Destinatários: Público em geral.

Local: Auditório Rogério Rodrigues Entrada gratuita

 

■ 23 abril | 18.00-19.30

Projeto “Acordar para o Teatro” – Intergeracional (8 aos 80 anos)

Destinatários: Público em geral Local: Auditório Rogério Rodrigues

 

■ 26 abril | “Sábados em família na Bebeteca” | 10.30-11.30 Sessão para bebés

Destinatários: Famílias com crianças dos 18 aos 36 meses Local: Sala infantojuvenil

Inscrição prévia

 

■ 26 abril | “Sábados em família na Ludoteca” | 15.00- 16.30

Hora do conto “O meu primeiro 25 de abril”, de José Jorge Letria e ilustração de Hélder Teixeira, seguida de oficina “Quadro alusivo à Liberdade”

Destinatários: Famílias com crianças a partir dos 3 anos Local: Sala infantojuvenil

Inscrição prévia | Custo 3€/criança**

 

■ Até 3 maio | 10.00-19.00

Exposição “Contos de Christian Andersen pintados por Norberto Nunes”, para assinalar o falecimento dos

150 anos de Hans Christian Andersen e 10 anos de Neils Fisher

Autor: Norberto Nunes. Destinatários: Público em geral. Local: Auditório Rogério Rodrigues. Entrada Gratuita

 

BEDETECA

 

■ 10 abril | 18.30 (Inauguração)

A partir de 11 de abril | 10.00 – 19.00

Exposição “PREC - O Parlamento na Caricatura de Imprensa (1974-1976)”

Sinopse: A exposição PREC integra 50 caricaturas publicadas nos jornais e revistas de âmbito nacional, entre 1974 e 1976, que retratam os acontecimentos que conduziram à aprovação da Constituição e os trabalhos da primeira

Assembleia da República Destinatários: Público em geral.

Local: Bedeteca - Sala exposições Entrada gratuita

 

■ 23, 30 abril | 10.30-11.30 / 14.30-15.30

Visita guiada à Exposição “PREC - O Parlamento na Caricatura de Imprensa (1974-1976)”

Destinatários: Escolas / ATL’s

Local: Bedeteca – Sala exposições

Inscrição prévia | Custo 5€ p/turma*

** Atividades gratuitas para os acompanhantes.

Todas as atividades necessitam inscrição prévia por e-mail (bibliotecas@cm-amadora.pt) ou por telefone (21

4369 054), exceto, “Tertúlia Literária 1”, “Tertúlia Literária 2”, “Apresentação de livros” e “Exposições”.

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos Av. Conde Castro Guimarães, N.º 6 – Venteira Telefone: 214 369 054

E-mail: bibliotecas@cm-amadora.pt GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca:

De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 18h00 Encerra aos domingos e feriados

Horário da Bedeteca e Fanzineteca:

Piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00 Encerra aos domingos e feriados

For@ de Horas:

De segunda a sexta-feira: das 19h00 às 24h00 | Sábados: das 18h00 às 24h00 Encerra aos domingos e feriados

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora