terça-feira, 5 de março de 2024

“Reconhecimento: Prémio Universidade de Lisboa / CGD 2022 atribuído a Luís Portela”


O prémio Universidade de Lisboa 2022 foi atribuído a Luís Portela.

 

O médico e gestor Luís Portela, presidente da Fundação Bial, foi reconhecido pelo seu empreendedorismo singular e liderança visionária.

O Júri do Prémio Universidade de Lisboa 2022, que foi presidido pelo Reitor, Luís Ferreira, e constituído por Dr. Emílio Rui Vilar (Vice-Presidente), Professores António Cruz Serra, António M. Feijó, António Nóvoa, Maria Manuel Mota, Dr. João Vieira Pereira, Juiz Conselheiro José F.F. Tavares, Dra. Maria Isabel Stilwell, Dra. Leonor Beleza, Dra. Joana Carneiro e a Provedora da Justiça Maria Lúcia Amaral, reconhece, com a atribuição do Prémio Universidade de Lisboa ao médico e gestor Luís Portela, o impacto social, a sua personalidade inovadora, o empreendedorismo singular e a liderança visionária que o tornam influente em Portugal e no Mundo, na área da Inovação em Saúde.

Comendador da Ordem do Mérito, Luís Portela foi distinguido com diversos prémios e galardoado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito e a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.

O Prémio Universidade de Lisboa é instituído com o apoio da Caixa Geral de Depósitos.

Fonte: Universidade de Lisboa

“Cultura: "Arte no Feminino" - 10 Anos, 10 Artistas”


A exposição "Arte no Feminino" 10 Anos, 10 Artistas, é uma das muitas iniciativas que integram o programa de comemorações dos 10 anos da ULisboa. A inauguração da exposição tem lugar no dia 8 de março, às 18h, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

 

Share "Arte no Feminino" - 10 Anos, 10 Artistas

Inauguração: 8 mar 2024, 18h

Data: 8 mar – 31 maio 2024

Horário: 2.ª a 6ª-feira, das 10h às 18h

Local: Reitoria da Universidade de Lisboa

Entrada Livre

 

Ana Bonifácio

Ana Lima-Netto

Ana Margarida Matos

Ângela Ferreira

Isabel Sabino

Mariana Castro

Marta Soares

Paula Rego

Vanessa Barragão

Virgínia Fróis

 

«Celebramos os 10 anos da Fusão! Celebramos a Mulher!

A presença das mulheres nas artes plásticas tem uma história longa, rica, diversificada e de crescente afirmação societal, embora muitas vezes tenham enfrentado desafios e discriminações diversas ao longo do tempo.

O principal pretexto para realização de uma exposição mobilizadora de artistas femininas surgiu, naturalmente, associado à celebração do Dia Internacional das Mulheres, dia 8 de março, instituído em 1975, pelas Nações Unidas, para evocar e celebrar os direitos e conquistas da Mulher e o seu papel ativo e fundamental na História e na Sociedade.

Tendo em vista a seleção das 10 artistas, assumiram-se diversos pressupostos: terem, em algum momento da sua vida, ligação com a ULisboa ou universidades precedentes (estudantes, professoras/investigadoras ou técnicas), e se possível com alguma diversidade de unidades orgânicas, para assim fazer jus à ideia da Fusão; cobrirem diferentes manifestações das artes plásticas; e a coexistência de artistas mais experientes e consagradas com artistas mais jovens e emergentes.

José Manuel Simões

Comissário para as Comemorações dos (723+) 10 Anos da ULisboa

Curador da Exposição

Fonte: Universidade de Lisboa

“Cultura: Inaugurada a exposição de pintura de Graça Sardo”


A não perder, até 31 de março

 

A artista plástica Murtoseira Graça Sardo apresenta, na COMUR - Museu Municipal da Murtosa, a sua primeira exposição individual. Uma pintura sensorial, onde a cor assume predominância, numa exposição apropriadamente intitulada "Harmonia".

Este domingo, dia 3 de março, teve lugar, na COMUR - Museu Municipal da Murtosa, a inauguração da exposição “Harmonia”, que reúne trabalhos de pintura da artista plástica Murtoseira Graça Sardo.


Para além da pintora, o evento contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Januário Cunha, do Vereador Daniel Bastos, do Presidente da Junta do Monte, João Cunha, do Presidente da Junta da Murtosa, João Paulo Rebelo e de familiares, amigos e admiradores da criadora.

No uso da palavra, o Vice-Presidente da Câmara enalteceu a qualidade artística e criativa dos trabalhos de Graça Sardo, realçando o simbolismo da artista plástica ter escolhido a sua terra-natal para realizar a sua primeira exposição individual.


Graça Sardo agradeceu a presença de todos, expressando, de um modo especial, a sua gratidão ao Município da Murtosa pelo acolhimento que lhe foi dispensado, afirmando a sua satisfação pela oportunidade de expor as suas criações na Murtosa.

A exposição estará patente ao público até ao dia 31 de março, no horário de funcionamento do museu.

Fonte: Câmara Municipal Murtosa









“Feiras: Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego 2024”


A Universidade de Lisboa (ULisboa) participa, de 6 a 9 Março de 2024, na Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorre na Exponor, em Matosinhos.

Share Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego 2024

Esta é mais uma oportunidade de aproximação da Universidade de Lisboa e as suas Escolas ao público localizado a norte do país. Durante os 4 dias do certame a ULisboa apresenta a sua oferta formativa em todos os ciclos de estudo.

A Qualifica 2024 tem como mote "In the era of artificial intelligence, be human" e o impacto que a inteligência artificial terá na educação, no mercado de trabalho e nos restantes aspetos da vida. Este é um evento que procura dar palco às profissões do futuro, às ambições dos jovens de hoje em dia, cada vez mais empreendedores e aventureiros num mundo repleto de oportunidades.

Durante o certame os visitantes poderão saber mais acerca das áreas de estudo da ULisboa, a sua oferta formativa e as oportunidades para conhecer melhor a ULisboa e as suas Escolas.

Fonte: Universidade de Lisboa

“Desporto: Caminhada da Mulher”


Alverca dia 16 março 2024 15 horas

 

A Caminhada da Mulher vai voltar a colorir as ruas de Alverca no próximo dia 16 de março! Esta é uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho e dos Alverca Urban Runners, que assinala o Dia Internacional da Mulher (celebrado a 8 de março). O local de concentração será o Jardim Municipal José Álvaro Vidal, com início às 15h00.

Mulheres e homens que pretendam participar já podem inscrever-se online em: https://docs.google.com/.../1FAIpQLSd1EpoMjxpOI1.../viewform  ou presencialmente, na Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho (edifício-sede). A inscrição é gratuita.

Esta é uma iniciativa com uma componente solidária de apoio à Fundação CEBI, no âmbito do seu trabalho de intervenção social. No dia da Caminhada, agradecemos o seu contributo de um bem não perecível de entre os seguintes produtos: Leite; Enlatados (Feijão, Grão, Ervilhas, Tomate, Atum, Salsichas); Arroz; Massas; Azeite; Óleo; Cereais de pequeno-almoço; Farinha; Açúcar; Bolachas; Sal; Leites para bebés; Papas para bebés.

Participe! Serão dadas ofertas às primeiras 300 inscrições.

Consulte www.alvercaurbanrunners.pt para mais informações.

Fonte: Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho

“Cultura: Madrigais - Natureza Eterna”


O Concerto "Madrigais - Natureza Eterna - Mar, Ninfas, Aves e outros seres", pelo Incognitus Ensemble, é um concerto encenado e tem lugar no Átrio do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no dia 9 de março, às 21h, e integra o programa Música na Universidade de Lisboa.

 

Share Madrigais - Natureza Eterna

Entrada Livre, limitada à lotação do espaço.

Concerto Encenado

Duração: aproximadamente 60minutos

 

Incognitus Ensemble

Encenação: António Lourenço Menezes

Direção Musical: Alberto Oliveira

 

Solistas

Cravo – Joana Bagulho

Arquialaúde/Guitarra Barroca – Vicente Morgado

Contrabaixo – Eduardo Alcântara

Encenação/Coreografia – António Lourenço Menezes

Aguarelas/Grafismo - Carla Morais

 

"Madrigais - Natureza Eterna"

Mar, Ninfas, Aves e outros seres

Este espetáculo homenageia o repertório madrigalista da Renascença europeia, evocando a herança de Josquin Desprez, em antecipação da comemoração dos 575 anos do seu nascimento. Mais do que um concerto, este é um espetáculo conceptual, para coro e pequeno ensemble instrumental, coreografado/encenado, sob a temática da natureza e do misticismo do mundo natural. É uma exploração sonora e visual do seu poder e da sua dualidade: tanto bucólica, alegre e poética, como impressionante, perigosa e forte.

 

 

 

Programa

 

Parte 1 – Esplendor e Contemplação

1.    Bonjour, mon Coeur - Orlandus Lassus (1530-1594)

2.    El grillo - Josquin Desprez (1450-1521)

3.    Vezzosi augelli - Luca Marenzio (1553-1599)

 

Parte 2 – Tormenta e Perda

1.     Nymphes nappés - Josquin Desprez (1450-1521)

2.    Instrumental Solo, peça de carácter

3.    Como por alto mar tempestuoso - Ginés de Morata (?-1576)

4.    La bomba - Mateu Fletxa (1453-1553)

5.    Nymphes des bois - Josquin Desprez (1450-1521)

 

Parte 3 – Renovação e Exultação

1.    Instrumental Solo, peça de carácter

2.    Voici le vert et beau mai - Jacques Mauduit (1557-1627)

3.    Instrumental Solo, peça de carácter

4.    Le chant des oiseaux - Clément Janequin (1485-1558)

Fonte: Universidade Lisboa

“Cultura: O Tejo Afinal é o vencedor da Grande Marcha 2024”


Flávio Gil e João Paulo Soares são os autores da composição vencedora que este ano será cantada e coreografada por todas as Marchas Populares, durante as Festas de Lisboa.

De um total de 34 candidaturas recebidas nesta edição do concurso, O Tejo Afinal foi a canção escolhida pelo júri, composto pelo maestro e diretor artístico Martim Sousa Tavares, a cantora e compositora Sofia Hoffmann e o compositor, músico e produtor musical Renato Júnior.

O rio Tejo - tema sugerido para este ano é a inspiração da canção O Tejo Afinal que fala das múltiplas cores do rio que espelham as gentes, os costumes e as tradições de Lisboa.

Depois de vencer o concurso em 2017, ao lado de Carlos Dionísio, o ator, autor e encenador Flávio Gil integra, nesta edição, uma nova dupla vencedora com o pianista e compositor para teatro João Paulo Soares, com a autoria, respetivamente, da letra e da música.

Todos os anos, o concurso da Grande Marcha distingue a originalidade literária e musical dos autores da composição vencedora com um prémio no valor de €5 500 (cinco mil e quinhentos euros).

Conheça a letra da Grande Marcha 2024:

“O TEJO AFINAL”

Letra: Flávio Gilberto Santos Antunes da Silva Música: João Paulo de Medeiros Pereira Soares

 

 

O Tejo afinal

Não tem cor de verdes-águas Tem cor de fado

De dor e de mágoas Tem as guitarras

A chorar sua beleza E axadrezada

A toalha sobre a mesa O Tejo afinal

Não é todo azul corrente Tem tantas cores

Que envaidece a nossa gente Tem nevoeiro

Nas manhãs do Inverno frio E ao fim da tarde

Tem a cor doutro navio

 

Refrão

O Tejo afinal

É o rio mais bonito É de mil cores

Arco-íris infinito O Tejo afinal

Pode ser qualquer pessoa O rio Tejo

É o espelho de Lisboa (BIS)

 

 

O Tejo afinal

Não tem cor de rio comum É colorido

Como mais nenhum Acinzentado

Quando chega o São Martinho E mais garrido

Quando outro golfinho O Tejo afinal

Não é azul-turquesa


É branco e negro

É calçada à portuguesa É cor-de-rosa

Lisboa a namorar E cor de mel

Quando o sol o vem beijar

 

Refrão

O Tejo afinal

É o rio mais bonito É de mil cores

Arco-íris infinito O Tejo afinal

Pode ser qualquer pessoa O rio Tejo

É o espelho de Lisboa (BIS)

Fonte: EGEAC

“Redes Sociais: Instagram e Facebook em baixo a nível mundial”


Por: PE // JNM

Fonte: Lusa

As redes sociais Instagram e Facebook, que pertencem à tecnológica norte americana Meta, estiveram em baixo, a nível mundial, desde o início da tarde.

O Messenger e o Threads também estiveram a registar problemas.

Os utilizadores estiveram assim impedidos de atualizar e, em alguns casos, de aceder a estas aplicações.

Segundo o ‘site' Downdetector, o problema verificou-se à escala global.

No espaço para o ‘log-in’ (acesso) do Facebook estava a ser divulgada a mensagem de que a rede social estava “indisponível para manutenção obrigatória”.

Segundo a mesma nota, era esperado que o problema ficasse resolvido “dentro de algumas horas”.

Também no Instagram aparece uma mensagem a dizer que não possível atualizar o 'feed'.

Na rede social X (antigo Twitter), o responsável pelas comunicações da Meta garantiu que a empresa estava a trabalhar para resolver os constrangimentos.

“Sabemos que as pessoas estão a registar problemas ao aceder aos nossos serviços. Estamos a trabalhar nisso agora”, afirmou Andy Stone.