quarta-feira, 23 de outubro de 2024

“EasyPark mantem crescimento e chega a Braga”


Por: Inês Fernandes

• Braga passa a fazer parte do ecossistema de estacionamento com maior cobertura mundial

• Gerir sessões de estacionamento fica mais fácil e cómodo, sem ser necessário deslocações ao parquímetro

A cidade de Braga ativa a aplicação de gestão de estacionamento líder mundial e incorpora assim um ecossistema que está disponível em mais 22 cidades portuguesas e 4000 em todo o mundo, divididas em 20 países.

Após a assinatura do protocolo entre o EasyPark Group e a empresa TUB - Transportes Urbanos de Braga passa assim a ser possível gerir as sessões de estacionamento no município minhoto. Permitindo o início, prolongamento e término da sessão de estacionamento diretamente através do telemóvel ou do computador de bordo dos veículos, a aplicação traz assim maior flexibilidade ao condutor não sendo necessário procurar um parquímetro ou moedas para realizar o pagamento.

Braga é assim a 23ª cidade do ecossistema em Portugal juntando-se a Lisboa, Tavira, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Loures, Lagos, Sintra, Portimão, Faro, Mafra, Albufeira, Porto Oeste, Almada, Pombal, Vila Pouca de Aguiar, Ílhavo, Póvoa de Lanhoso, Oliveira de Azeméis, Olhão, Guarda, Penafiel e Mangualde.

“A cidade de Braga mantém uma grande proximidade com Espanha, ao mesmo tempo que se destaca como um centro urbano estudantil e com elevado investimento em inovação e desenvolvimento tecnológico internacional. A abertura desta nova cidade é não apenas importante para os nossos utilizadores, mas também representa o exemplo do nosso foco em Portugal e na cobertura internacional da nossa aplicação.

Disponibilizar a nossa aplicação em todo o país, focando-nos nos portugueses, mas também nos estrangeiros que nos visitam é um pilar de muita importância para a EasyPark.” diz Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group. “Registámos já transações de utilizadores de 78 nacionalidades, e sabemos que Braga é uma cidade que aposta de forma sustentada no turismo e na atração de investimento internacional.

 Não apenas a proximidade com Espanha é de grande importância para quem visita Braga, mas também para quem se dedica à investigação e investimento. Ajudamos, assim, a simplificar as sessões de estacionamento de todos os visitantes da cidade minhota, também capital do distrito, sejam portugueses ou internacionais.” comenta.

A aplicação está disponível para download aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

O serviço Customer Care da EasyPark está disponível online aqui e por telefone +351 210 204 646, seja para utilizadores individuais ou empresas, com atendimento em português.

 

Sobre o EasyPark Group:

O EasyPark Group é uma das empresas líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group simplifica o estacionamento desde 2001 até à atualidade, o grupo ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administram, planificam e tomem decisões baseadas em dados. O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informações.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Fonte: Newsline

“Salve vidas: dê sangue na Biblioteca Municipal de Alenquer”


A Biblioteca Municipal de Alenquer recebe uma nova colheita de sangue direcionada a todos aqueles que queiram e sintam que podem salvar vidas com um ato singelo. Este ato nobre sucede esta sexta-feira, 25 de outubro, entre as 9h e as 13 horas.

As reservas de sangue encontram-se abaixo do habitual em todo o país, em particular nos grupos sanguíneos A e O.

Após realizar uma dádiva, evite a exposição solar, evite o exercício físico nas horas subsequentes e mantenha-se hidratado com água.

 

Para poder ser dador de sangue deve:

• Ter 18 ou mais anos de idade;

• Ter, pelo menos, 50kg;

• Levar a cabo hábitos de vida saudáveis;

• Estar munido do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade;

O Serviço Nacional de Saúde deixa-lhe uma explicação detalhada sobre as condicionantes dos dadores de sangue e a resposta a várias dúvidas que poderão ocorrer no momento em que pretender tornar-se um dador. Lembre-se: você poderá ser o próximo a precisar.

O Estatuto do Dador de Sangue confere-lhe também vários direitos e benefícios como o seguro de dador, a possibilidade de se ausentar dos deveres profissionais sem perda de regalias, a isenção de taxas moderadoras em equipamentos do Serviço Nacional de Saúde, entre outros.

Na área de influência do concelho de Alenquer, o Serviço de Sangue do Hospital Vila Franca de Xira está aberto para recebê-lo todas as segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 08h30 e as 12h30.

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

“Procura de smartwatches para idosos cresce 56,8%”


Por: Inês Fernandes

• Em 2023, mais de 44 mil idosos foram identificados como em situação de isolamento em Portugal

• A procura por relógios inteligentes para idosos cresceu de forma significativa entre 2022 e 2023, atingindo valores perto dos 60%

• A tecnologia ajuda os idosos a manterem-se ativos e alivia o isolamento

A população portuguesa encontra-se num processo de envelhecimento bastante acelerado nos últimos anos. De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística, o índice de envelhecimento encontra-se nos 188,1, ou seja, por cada 100 jovens dos 0 aos 14 anos, existem 188 portugueses com mais de 65 anos (1).

Ao mesmo tempo, os últimos dados das autoridades identificaram o número de idosos em situações de isolamento em 2023 acima dos 44 mil (2).

A acompanhar esta tendência, a SaveFamily regista um aumento da procura pelos relógios inteligentes para idosos na ordem dos 56,8% entre os anos de 2022 e 2023. Esta tendência está associada não apenas ao incremento na utilização da tecnologia por parte da população em todas as faixas etárias, mas também como ferramentas no combate ao isolamento e sedentarismo da população mais idosa.

“De um modo geral as populações vivem cada vez mais anos. No caso português, a população idosa representa já valores bastante elevados face à população jovem. Como revelam os dados, são quase 200 idosos para cada 100 jovens. Na SaveFamily somos conscientes de que esta tendência irá prevalecer nos próximos anos e preocupamo-nos muito com a saúde mental e física dos nossos idosos e é por isso que temos equipamentos específicos para esta população.” explica Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily, “E de facto a procura por estes equipamentos acompanha os dados dos índices de envelhecimento. Registamos cada vez mais procura pelos relógios inteligentes que têm como utilizador final os idosos. E não apenas por parte dos próprios utilizadores, mas também dos seus cuidadores que vêm nestes equipamentos ferramentas para manter registos de saúde, assim como forma de contacto e redução do isolamento que esta população sofre com bastante frequência.”

 

O potencial dos relógios inteligentes para os idosos

 

Com potencial de conectividade e enquanto ferramenta para aliviar o isolamento dos idosos, os relógios inteligentes assumem, nos dias de hoje, um papel essencial no quotidiano das famílias. Com um design muito simples e discreto, os smartwatches vem, em muitas situações, simplesmente substituir os relógios analógicos que os idosos já têm por hábito utilizar, não representando qualquer tipo de entrave à sua adaptação ou, sequer, impacto na socialização, já que passam despercebidos. E não apenas permitem que os idosos de forma bastante simplificada possam manter contacto com os familiares, através de chamadas e mensagens, estes equipamentos estão também ao serviço dos cuidadores com botão SOS, localização de GPS e detector de quedas, assim como registo de dados de saúde vitais que podem ser partilhados com os profissionais de saúde e, até, recordatórios para tomar medicação.

Mas, o papel destes equipamentos pode ser levado muito mais além. Com os smartwatches é possível criar alertas para atividades. Se por um lado registam a atividade física dos utilizadores, por outro é também possível criar alertas para a execução de tarefas, movimentos ou até exercícios.

Criar hábitos e tempo para realizar exercícios como são os puzzles, horas dedicadas à leitura, jogos de memória ou, até, momentos para aprender uma nova atividade são essenciais para uma população idosa mais ativa, e os relógios inteligentes podem ser programados para criar alertas para cada uma destas tarefas. Com o suporte de computadores portáteis e tablets equipados com aplicações para estas mesmas atividades, é possível criar um dia-a-dia mais preenchido que ajuda a combater o isolamento dos idosos e, simultaneamente, contribuir para uma vida mais preenchida e ativa.

Ao mesmo tempo, os smartwatches permitem aos utilizadores mais idosos uma autonomia que antes não tinham. Se até há alguns anos atrás a utilização de equipamentos, por exemplo, de SOS estava limitada aos telefones fixos e a pequenos raios de atuação dos próprios equipamentos, os relógios inteligentes podem ser utilizados de forma autónoma, dentro e fora de casa, sem ser necessário estarem ligados a uma rede ou telemóvel para garantir a prestação de auxílio e localização em caso de necessidade. Assim, os utilizadores podem manter-se ativos também fora de casa, aumentando a sua autonomia.

Este potencial associado que a tecnologia tem para os idosos ajuda a integrá-los numa sociedade cada vez mais tecnológica e conectada, assim como lhes permite terem uma vida mais autónoma, mas não isolada.

(1) https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&contecto=pi&indOcorrCod=0012909&selTab=tab0 

(2)

https://www.gnr.pt/comunicado.aspx?linha=9115 

 

Sobre a SaveFamily:

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação