sexta-feira, 12 de setembro de 2025

“Já arrancou e vai durar mais de um mês SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE ECOMOOD”


Sob o tema Mobilidade para Tod@s, arrancou no passado domingo, na Base Aérea de Sintra, a nossa Semana Europeia da Mobilidade

 

Por: Margarida Santa Bárbara

Este ano serão novamente mais de 30 dias, incluindo toda a programação de Oeiras, realizada com a Parques Tejo. Com a Câmara Municipal de Loures estamos a preparar 5 actividades, 3 dias de EcoVoltas na FAVA com a Câmara Municipal de Loulé, e ainda 2 acções com a Junta de Freguesia de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela. Pelo meio ainda haverá a travessia de Portugal da COP30 Bike Ride, mas disso falamos-lhe mais abaixo.

Como pode ver no programa, vamos começar com 4 Green Experience seguidos, o nosso formato de evento de sensibilização prática e divertida, em que pomos as pessoas a experimentar alternativas sustentáveis, tanto de mobilidade como outras. Em todos eles, além de outras actividades e soluções, teremos as bicicletas elétricas da Unfuel, a Maria Bike e, claro, as nossas sempre desejadas EcoVoltas Ecokart.


No de domingo dia 14, em São João da Talha, haverá ainda debates, um desfile de moda ciclo-sustentável e até rádio ao vivo. Já no de terça dia 16, que assinala a abertura das actividades em Oeiras, haverá também um debate, com a participação de oradores especializados e responsáveis municipais. Será ainda apresentado um primeiro diagnóstico da Associação Portuguesa de Deficientes a infraestruturas da Parques Tejo.

A APD estará também conosco na quarta-feira dia 17, numa manhã dedicada à mobilidade reduzida, em parceria também com a Pedalar Sem Idade, a Crisanima e a PTPICKLE - Associação Pickleball de Portugal. Com esta última faremos também nessa tarde um torneio dedicado exclusivamente a pares mistos. Nesse mesmo dia acontece ainda a 3ª edição do nosso premiado Limpar o Tejo de Bicla, com o Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia, a Zero Waste Youth e a presença do Andreas Trash Traveler. Acontecendo também no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, os jovens participantes irão de bicicleta recolher resíduos e, antes de os entregarem já separados, irão fazer algo de artístico com eles para fotografar e concorrer aos Trash Art Awards.


No dia 18 haverá uma Caminhada Sénior em Bucelas (Loures), um dia de workshops Mural do Clima, com a Transitar, em Oeiras e ainda as primeiras EcoVoltas de semprpe em Vendas Novas, junto à Escola Secundária. Já no dia 19, sexta-feira, enquanto a nossa equipa das EcoVoltas vai para Loulé fazer 3 dias desta actividade na Feira de Ambiente e Vegan do Algarve, estaremos com a Parques Tejo a arrancar com a Escola de Mobilidade, que passará a percorrer as escolas de Oeiras com os seus ensinamentos práticos e divertidos.

No sábado, dia 20, estaremos em Frielas com a Câmara Municipal de Loures a fazer um divertido e pedagógico peddy paper dedicado à sustentabilidade e à cultura. E no dia 22, segunda-feira, arranca o concurso de fotografia Mobilidade em Foco Para Tod@s, em que se pode participar até ao dia 6 de Outubro.

Também no dia 22, Dia Europeu Sem Carros, em colaboração com a BGI, acontecerá em Linda-A-Velha (Oeiras) um Park(ing) Day ao estilo dos Green Experience, com muitas actividades num parque de estacionamento, além de um debate sobre mobilidade no feminino e outros focos de inclusão.


Para fechar a Semana Europeia da Mobilidade de Oeiras haverá ainda o Kidical Mass, no dia 3 de Outubro, sexta-feira. E a encerrar toda a nossa programação, a 11 de Outubro acontecerá a 8ª edição do Kidical Mass da UFSSB.

Venha ter connosco. Vá consultando as nossas redes sociais e as dos parceiros para saber mais. E no que respeita a inscrições, as do concurso de fotografia de Loures só abrem a 22 de Setembro, através do email dgm@cm-loures.pt. De resto:

Torneio de Pickleball para pares mistos

Liceu de Oeiras, 17 de Setembro, tarde / noite - inscreva-se aqui

Vai-se Andando! Caminhar Pelo Ambiente

Museu do Vinho e da Vinha, Bucelas, 18 de Setembro, 9h30 - inscreva-se pelo email dgm@cm-loures.pt

Move-te com Cultura - Peddy Paper para equipas de 3

Frielas, 20 de Setembro, 9h30 - inscreva-se neste formulário

Com excepção da caminhada, nos restantes pode ganhar prémios da Unfuel, da Mind the Trash, do Hotel D. Luís (Elvas), da Cooltra, da Terra Botanicals, da Elk Sport, da PTPICKLE ou mesmo jogos Trash Travelers.


Participe!

Do Azerbaijão ao brasil pela mobilidade e o clima

COP30 BIKE RIDE ATRAVESSA PORTUGAL

A COP30 Bike Ride é uma estafeta de bicicleta que a 14 de Maio arrancou simbolicamente do Azerbaijão, por aí se ter realizado no ano passado a COP29, e vai chegar a Portugal a 28 de Setembro, a caminho da COP30, que se realizará em Novembro em Belém do Pará, no Brasil.

O objectivo desta iniciativa de cidadania é chamar a atenção para a crise climática e para o papel muito positivo que a mobilidade activa pode ter na sua mitigação. E nos índices de qualidade de vida tanto nas cidades como nos demais ambientes.

Vá a https://copbikeride.org/cop30 e conheça as 10 propostas que estão a ser subscritas pelos municípios em que se passa e que serão entregues na COP30. E registe-se para nos acompanhar numa ou mais das etapas e momentos que acontecerão em Portugal entre 28 de Setembro e 5 de Outubro.

Aqui tem o que está planeado para Portugal, havendo ainda alguns eventos extra em preparação. Ao longo de todo o percurso seremos acompanhados por uma Maria Bike e uma cargo bike da Unfuel, que terá também bicicletas elétricas disponíveis em todas as paragens para ceder a alguns convidados locais que queiram acompanhar-nos.

28 de Setembro

Manhã

Fronteira - São Brás e São Lourenço

- Estaremos à espera do antigo posto de controlo fronteiriço

- 16 km até à Junta de Freguesia de São Brás e São Lourenço, onde seremos recebidos pelo presidente. Conversa e almoço ligeiro


Tarde

São Brás e São Lourenço - Borba

- 26 km de percurso até Borba, onde teremos ciclistas à espera à entrada da cidade para um pequeno passeio

- Seremos recebidos em frente à Câmara Municipal pelo presidente e equipa

- No local da dormida, serão entregues kits de viagem Mind The Trash

29 de setembro

Manhã

Borba - Évora

- Partida às 8h30 para um passeio de 59 km até Évora

- Seremos esperados por uma comitiva à entrada da cidade, incluindo escolas, para nos acompanharem até à Câmara Municipal, onde seremos aguardados para um momento simbólico

- A nossa presença será integrada no último dia do BikÉvora

- Passeio de bicicleta até um parque de merendas para uma sessão de conversa durante um almoço ligeiro

Tarde

Évora - Montemor-o-Novo

- 14h30 - Todos pedalarão connosco até à entrada da Ecopista de Mora

- 10 km na Ecopista e depois mais 29 km até Montemor-o-Novo.

- Haverá ciclistas à espera à entrada da cidade para nos acompanharem na travessia até à chegada à escola secundária local.

30 de setembro

Manhã

Montemor-o-Novo - Vendas Novas

- 8h45 - Sessão de conversa na escola

- 9h30 - Partida, com paragem na Câmara Municipal para um momento simbólico

- A comitiva levar-nos-á à entrada da Ecopista de Montemor

- 5 km na Ecopista, mais 24 km até Vendas Novas

- Seremos esperados nos limites da cidade e depois na Câmara Municipal para um momento simbólico

- Pequeno percurso até à escola secundária para almoço e conversa

Tarde

Vendas Novas - Benavente

- 14h30 - Partida, as crianças pedalarão connosco até à saída da cidade

- Percurso de 68 km, todo em estrada nacional

- Seremos esperados na Câmara Municipal para um momento simbólico

- Jantar oficial com conversa

1 de outubro

Manhã

Benavente - Vila Franca de Xira - Santa Iria de Azóia (Loures)

- 8h45 - Conversa na Escola Secundária

- 9h30 - Partida com os alunos até aos limites da cidade

- 22 km até à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

- 11h30 - Somos esperados para um momento simbólico

- 12h00 - Partida com comitiva

- 11 km pelo percurso ribeirinho e EN10

- Almoço oficial num pontão de pesca sobre o rio Tejo, com responsáveis municipais e regionais

Tarde

Santa Iria de Azóia (Loures) - Ponte Ciclopedonal do Trancão - Praça do Comércio (Lisboa)

- 15h30 - Partida

- 5,5 km pelos Passadiços do Tejo

- A EMEL estará à nossa espera à entrada de Lisboa para uma paragem e um momento simbólico

- É expectável que muitos ciclistas nos acompanhem a partir do local do almoço e a partir desta paragem

- 12 km até à Praça do Comércio, local simbólico de final do trajecto Europeu

2 de Outubro

Dia de Lisboa

- Visita guiada a Lisboa em bicicletas Gira

- 17h00 - Sessão de partilha e debate na EMEL, para colaboradores e convidados

3 de outubro

Dia de Oeiras

- 14h00 - Viagem de comboio para Oeiras e depois com as bicicletas municipais partilhadas Oeiras Move

- 14h30 - Sessões em escolas de Oeiras

- 18h00 - Kidical Mass Oeiras - passeio-manifestação para toda a família, em encerramento da programação da Semana Europeia da Mobilidade de Oeiras

4 de Outubro

Dia da Moita

- 8h30 - Barco eléctrico TTSL do Cais do Sodré ao Seixal (capacidade máxima de 20 bicicletas)

- 9h - Está a preparar-se um Kidical Mass Seixal para os primeiros quilómetros do nosso trajecto

- A Seixal + Verde levar-nos-á até à Praia do Rosário, onde seremos esperados por ciclistas e responsáveis autárquicos da Moita, para um momento simbólico e conversa

- Trajecto até ao Centro de Experimentação Artística da Moita, para almoço e sessão de partilha e debate, em parceria com a Velo Santé

- 16h30 - Regresso de bicicleta até ao barco

- 18h00 - Regresso a Lisboa

5 de Outubro (dia e hora a confirmar)

Adeus aos veleiros

- Ainda não sabemos dia e hora certos, talvez

- Na Happy Trails, um espaço de bicicletas à beira-rio, no Cais Fluvial de Belém, perto de onde partiam os barcos dos descobrimentos medievais, como aquele que foi o primeiro a caminho do Brasil

- Talvez um brinde com champanhe enquanto acenamos ao veleiro

- Talvez um passeio de bicicleta lado a lado com o veleiro, antes ou depois desse momento

Vá espreitando as nossas redes sociais para mais actualizações. E aqui tem a gravação do evento de apresentação, que aconteceu no passado dia 3 de Setembro, na sede da CCDR Lisboa e Vale do Tejo, com a presença de representantes de vários parceiros e convidados: ccdrlvtpt-my.sharepoint

Começa aos 15m30.

Fonte: Ecokart

“ESTÁ DE VOLTA O LANÇAMENTO MAIS AGUARDADO DO ANO: O CALENDÁRIO DE ADVENTO SEPHORA FAVORITES”


Por: Nicole Santos Fernandes

A contagem decrescente deste Natal ganha um novo brilho com 24 favoritos da Sephora, num calendário icónico que reúne o melhor da skincare e maquilhagem

Já um verdadeiro clássico natalício, está de volta o tão aguardado e desejado Calendário de Advento Sephora Favorites, numa edição icónica que reúne os produtos mais amados e virais da Sephora – desde skincare e maquilhagem a cuidados capilares e fragrâncias – para tornar ainda mais inesquecível a contagem decrescente até à noite mais especial do ano.

Parte da tradição natalícia, a Sephora lança todos os anos os seus icónicos calendários de advento, sempre repletos dos produtos de beleza mais desejados, e este ano não é exceção: o Calendário de Advento Sephora Favorites (159€) promete surpreender com 24 janelas que reúnem uma seleção de marcas exclusivas – entre elas Fenty Hair, Summer Fridays, Kosas, Charlotte Tilbury e Rare Beauty, entre muitas outras – das quais 14 guardam produtos em tamanho full size

Ideal para descobrir novidades e best-sellers, o Calendário de Advento Sephora Favorites reúne uma seleção irresistível de produtos de maquilhagem, skincare, haircare e fragrâncias que vão marcar esta temporada festiva, destacando-se inúmeros produtos virais de maquilhagem: o Gloss Bomb Stix da Fenty Beauty, o Cooling Water Jelly Tint da Milk, a icónica Beauty Light Wand Peachgasm da Charlotte Tilbury, o Easy Bake Loose Baking & Setting Powder da Huda Beauty e ainda a nova paleta de olhos Tartelette da Tarte, sem esquecer clássicos como o Cream Lip Stain da Sephora Collection e o 24-HR Brow Setter da Benefit. Já no universo do skincare, destaca-se o Melting Balm Cleanser da Byoma, a Water Bank Cream Moisturizer da Laneige, a adorada Jet Lag Mask da Summer Fridays e ainda o novo Skin Therapy da Erborian. Já nos cuidados de cabelo os protagonistas são o novo The Protective Type da Fenty Hair, um creme termo-protetor 5 em 1 em tamanho travel size, e a Soulfood – Máscara Nutritiva da Amika – ambas marcas exclusivas Sephora. Para completar esta experiência única, o calendário inclui ainda o Million Gold for Her de Rabanne, o toque final perfeito para a época natalícia.

Seja para oferecer a alguém especial ou para transformar a própria rotina num momento de celebração, este calendário é a escolha perfeita para quem quer viver o encanto da beleza todos os dias. Um verdadeiro must-have desta temporada festiva.

Disponível em lançamento antecipado na APP Sephora entre 12 e 15 de setembro, o Calendário de Advento Sephora Favorites (159€) chegará às lojas físicas e online a partir de dia 16 de setembro.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Literacia digital: 62% dos pais defende medidas de educação efetivas”


Por: Inês Fernandes

• Dados da SaveFamily revelam aumento da preocupação dos pais com a dependência digital dos mais novos

• Estratégias de educação e ensino efetivas para a literacia digital e uso dos telemóveis, maior controlo parental e limitações de idade são algumas das medidas defendidas

O número de crianças inscritas no ensino básico em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos anos. Segundo dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, no ano letivo passado estavam inscritos mais de 1,6 milhões de alunos em todos os níveis de ensino. Em idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos estariam mais de 875 mil alunos, o que corresponde aos alunos do 1º ao 6º ano de escolaridade onde, no ano letivo que agora se inicia, estará proibida a utilização de telemóveis a todos os alunos.

Com um cenário em que o número de alunos poderá aumentar ainda mais neste ano letivo e a proibição do uso de telemóveis, o debate em torno da literacia digital aumentou consideravelmente.

Um recente estudo realizado pela SaveFamily, empresa provedora de relógios inteligentes direcionados a crianças, 61,4% dos pais e encarregados de educação defendem a necessidade de desenvolver e implementar medidas mais efetivas na educação para que a literacia digital e o uso da tecnologia por parte dos mais novos seja cada vez mais positiva.


Além da restrição do uso de telemóveis em recinto escolar, defendida por 68,2% dos inquiridos, a proibição do uso de redes sociais por parte dos menores (65,6%), assim como a limitação por idades do uso de telemóveis (56,4%).

A estas medidas juntam-se ainda a necessidade de maior controlo parental no acesso à internet (78%) e uma estratégia de definição de tempo limite de uso diário (69,6%).

Em conjunto, estas medidas podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias conjuntas entre os encarregados de educação e as escolas para o aumento da literacia digital por parte dos mais novos. É ainda importante ensinar comportamentos e atitudes online para que os pequenos cresçam com maior consciência do impacto e dos benefícios que a tecnologia pode ter para o seu desenvolvimento e o dia-a-dia.

Contudo, importa ainda referir que definir formas de lidar com determinadas situações que possam colocar em causa o bem-estar físico e mental dos mais novos são também importantes. Com 34% dos pais a revelar preocupação de que os mais novos possam falar com estranhos, que sejam alvos de cyberbullying (33%) ou que acedam a conteúdos pornográficos (14%), não apenas é importante educar para melhores comportamentos online, como também encontrar estratégias e alternativas para os manter seguros.

“Somos totalmente conscientes das preocupações dos pais com os seus filhos seja no mundo físico, seja no mundo digital. Na SaveFamily temos uma preocupação constante com a literacia digital, e por isso colaboramos com as famílias, as crianças e as escolas não apenas para desenvolver produtos que se adaptem a eles, mas também soluções práticas de fácil implementação que garantam a segurança dos pequenos”, refere Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily. “Entre essas práticas encontramos a necessidade de ensinar os mais novos a detetar perigos online, a não conversarem com estranhos, a não clicar em links que desconhecem e, até, a não passar muito tempo online, para que não fiquem desconectados do mundo real. Ao mesmo tempo, defendemos que os pais sejam totalmente pró-ativos em verificar o comportamento que os menores têm no  uso da tecnologia e a ensinar a usá-la de forma mais saudável. A tecnologia não tem porquê ser uma má aliada dos mais novos, mas deve ser utilizada de acordo com a idade de cada um”, conclui.

O estudo da SaveFamily revela ainda que mais de 30% dos pais conhece a existência de alternativas ao uso do telemóvel, como são os relógios inteligentes, e que recorrem muitas vezes a estes, uma vez que são uma ferramenta fácil de usar, simples, e adaptada à idade e necessidades dos mais novos, mantendo-os localizáveis, como sistemas de localização por GPS, seguros, com botões de SOS, e até entretidos, com mensagens por Whatsapp, jogos e música através da Spotify, mas sempre com o controlo remoto dos pais e encarregados de educação.

 

Sobre a SaveFamily:

 

A SaveFamily é uma empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui produtos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 500 mil famílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação