segunda-feira, 22 de setembro de 2025

“Exposição de Fotografia “Entroncamento - Cidade com Alma de Ferro”


Dia 27 setembro a 9 outubro | Galeria Municipal

 

Por: Ana Cristina Feio

A Galeria Municipal, acolhe entre os dias 27 de setembro e 9 de outubro, a Exposição de Fotografia “Entroncamento - Cidade com Alma de Ferro”, da autoria de Fábio Leitão.

Fábio Leitão, é natural do Entroncamento e desde muito novo desenvolveu um gosto pela fotografia. Tem desenvolvido trabalhos ligados à cultura, ao património e ao quotidiano, com especial foco na fotografia de espetáculo, eventos históricos e fotografia militar.

"Entroncamento — Cidade com Alma de Ferro" é uma viagem visual pela cidade que nasceu e cresceu com o comboio.

A exposição reúne imagens do universo ferroviário, do Museu Nacional Ferroviário e dos espaços urbanos do Entroncamento, cruzando máquinas, pessoas e memórias. Trata-se de um olhar pessoal sobre uma cidade moldada pelos carris uma cidade única, forjada pelo ferro que lhe deu alma e identidade

A Exposição de Fotografia, realiza-se no âmbito do projeto DEVIR 2025, e tem inauguração marcada para o dia 27 de setembro, sábado, pelas 17h00, podendo posteriormente ser visitada até ao dia 9 de outubro, de terça a sexta-feira, entre as 14h00 e as 18h00 e aos sábados entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 18h00.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Museu do Caramulo estreia série “Besto f Madeira”: Clássicos do Atlântico” dia 25 de setembro”


Série com sete episódios será transmitida na internet e na televisão

 

Após o sucesso da série “Colecções de Sonho: Ilha da Madeira”, lançada em 2023, o Museu do Caramulo volta a trazer o património motorizado singular dos madeirenses, juntando-o às belas paisagens naturais do arquipélago, para a televisão, com uma nova série intitulada “Best of Madeira: Clássicos do Atlântico”.

Conhecida pelo seu enorme património motorizado e pela sua tradição ligada à competição, a Ilha da Madeira constitui um fenómeno no que diz respeito a colecções, clubes, eventos, histórias e acima de tudo, pessoas relacionadas com o universo dos automóveis e motos.

De acordo com o Museu do Caramulo “A paixão motorizada dos madeirenses é um fenómeno único no mundo e que, pela sua originalidade, merece ser celebrada e divulgada, uma história de cada vez. Cada episódio contará uma dessas histórias, que quase sempre se misturam com a personalidade dos coleccionadores, e dos próprios automóveis”.

Produzida através do Jornal dos Clássicos, com o apoio do Standvirtual e do Turismo da Madeira, e com estreia marcada para o próximo dia 25 de Setembro, a série “Best of Madeira: Clássicos do Atlântico” terá sete episódios, apresentando a cada quinta-feira nos canais de YouTube do Jornal dos Clássicos e do Standvirtual, e mais tarde, na televisão, através d’A Bola TV, um automóvel ou moto excepcional, na voz do seu proprietário, revelando as histórias por detrás de cada um destes veículos de colecção.

A série terá ainda uma segunda temporada, que já se encontra em produção, e que deverá estrear no início de 2026.

O trailer da série “Best of Madeira: Clássicos do Atlântico” já está disponível e pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fXxG0OvcLGE

Fonte: Museu do Caramulo

“O PRÍNCIPE DE SPANDAU”


ESTÁ DE REGRESSO AO TEATRO A BARRACA

 

Por: Inês Costa

Uma peça sobre o braço direito de Adolf Hitler e os perigosos delírios do nazismo. O Príncipe de Spandau é uma ficção provocatória e absurda sobre a vida de Rudolph Hess (interpretado por Gil Filipe), desde o julgamento de Nuremberga até à sua morte/suicídio na prisão.

Escrito em 1987 por Hélder Mateus da Costa, o texto revelou-se premonitório – antecipando o regresso das tendências racistas, o ódio contra imigrantes e refugiados, despotismos e extremismos políticos.

Na sua cela em Spandau, o número dois do III Reich imagina-se num Quartel-General onde, como representante de Hitler, dirige a política mundial. Isolado na sua loucura, envia telegramas para ditadores, chefes militares e polícias de todo o mundo. Julga-se um príncipe encantado, com visões apocalípticas sobre o regresso do Führer e a sua vitória definitiva.

No actual contexto mundial, esta peça de Hélder Mateus da Costa ganha especial pertinência e convoca o público para a urgência do debate sobre a expansão dos movimentos de extrema-direita. Será que a Arte que antecipa o Futuro? Ou antes revela o eclodir do Ovo da Serpente?

“Só quero que esta História - mesmo em farsa - não se repita.”

Hélder Mateus da Costa

 

O Príncipe de Spandau

Texto de Hélder Mateus da Costa, com interpretação de Gil Filipe

De 1 a 19 de Outubro, no Teatro Cinearte, Lisboa

Quarta, Quinta e Sexta às 19.30h; Sábado às 21.30h; Domingo às 17.70h

A BARRACA

Largo de Santos, 2

1200-808 Lisboa

T. 213965360/213965275 email: producao@abarraca.pt | bilheteira@abarraca.pt https://abarracateatro.com/

Fonte: A Barraca