terça-feira, 9 de abril de 2024

“Passeio: Motas por Idanha e Penamacor a 20 de abril”


Uma organização dos Cangalhos D’Idanha

 

Por: Tiago Carvalho

Os Cangalhos D’Idanha organizam um passeio de motas no dia 20 de abril, sábado, por estradas e paisagens dos concelhos de Idanha-a-Nova e de Penamacor.

A aldeia histórica de Idanha-a-Velha e a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, Monsanto, são dois pontos de passagem deste agradável passeio, que não deixarão os participantes indiferentes.

As estradas do concelho de Penamacor, com as suas belas vistas, são outros dos atrativos deste 24º Passeio dos Cangalhos D’Idanha.

Os participantes deverão concentrar-se às 8h30 na sede dos Cangalhos, na zona antiga de Idanha-a-Nova (Rua do Pombal), com saída às 9h00.

Depois de um circuito descontraído e aprazível, o passeio termina em Idanha-a-Nova, na Senhora da Graça, onde é servido o almoço.

As inscrições estão abertas até 17 de abril e têm o valor de 15 cangalhos para sócios e 20 para não sócios, com direito a brinde, almoço e reforço alimentar. Para quem pretender apenas almoçar, o valor é de 13 euros.

As inscrições devem ser feitas junto dos Cangalhos D’Idanha através dos contactos 962 592 856 (Jorge) ou 964 381 221 (Chamusca).

O 24º Passeio Oficial dos Cangalhos D’Idanha conta com o apoio do Município de Idanha-a-Nova, União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, Junta de Freguesia de Salvador e da Vídeo-Foto Quaresma.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Desporto: Passeio Pedestre “Rosa Albardeira” a 21 de abril em Toulões”


Por: Tiago Carvalho

 

As inscrições estão abertas para o Passeio Pedestre “Rosa Albardeira” 2024, em Toulões, no concelho de Idanha-a-Nova.

O passeio está marcado para o próximo dia 21 de abril, sendo a concentração pelas 8 horas na Junta de Freguesia de Toulões.

Toulões é conhecida como a Aldeia da Rosa Albardeira. A primavera, período de floração da Rosa Albardeira, convida à observação desta espécie endémica da região no seu habitat natural, numa caminhada por paisagens deslumbrantes.

A Paeonia broteri, nome científico da belíssima Rosa Albardeira, quando floresce, assume um rosa-intenso que a todos encanta.

O percurso tem cerca de 16 quilómetros, com dificuldade média/alta, em pleno Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO.


As inscrições podem ser efetuadas na Junta de Freguesia de Toulões, pelo telemóvel 962 713 888 ou pelo e-mail: juntaftouloes@gmail.com , até 18 de abril. Nas inscrições deve constar: nome completo, data de nascimento, NIF e contacto).

O valor da inscrição é de 12 Rosas Albardeiras e inclui refeição, seguro e reforço alimentar.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Festas: ÁVINHO 2024 – Festa do Vinho e das Adegas”


De 12 a 14 de abril, provas gratuitas e muita animação, a não perder em Aveiras de Cima, é já este fim-de-semana a ÁVINHO 2024 – Festa do Vinho e das Adegas, com Sons do Minho, Nuno Ribeiro e Buba Espinho (Concelho de Azambuja)

 

Por: Tatiana Correia

É já nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2024 que se realiza a décima oitava edição da ÁVINHO - Festa do Vinho e das Adegas, em Aveiras de Cima, no Concelho de Azambuja. O evento é já uma tradição em toda a região e afirma-se como uma das festas do vinho mais castiças de Portugal.

A organização da ÁVINHO é uma parceria entre a Câmara Municipal de Azambuja, a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e a “Associação Vila Museu do Vinho”.

Por apenas 3,00 euros, o visitante adquire uma caneca de barro alusiva ao evento que guardará como recordação e tem acesso a provar, gratuitamente, todos os vinhos de mais de uma dezena de vitivinicultores participantes na festa. Estes homens e mulheres abrem as suas portas, a todos, com a arte de bem receber, e partilham muitos segredos do bom vinho ribatejano que produzem.


O arranque oficial da ÁVINHO 2024 terá lugar às 18h00, na Praça da República. Na visita inaugural nas ruas do evento, haverá a tradicional oferta (só neste dia) de febras, pão e vinho.

Além da constante animação com as bandinhas de rua, destaque para o fado amador itinerante pelas diversas adegas, na noite de sexta-feira, e para o desfile etnográfico “O Ciclo do Vinho”, às quatro da tarde de sábado. É neste momento que as ruas de Aveiras de Cima são invadidas por centenas de visitantes para ver passar os grupos e carros alegóricos com a demonstração das diversas fases do ciclo do vinho, desde a plantação do bacelo até à prova do vinho na taberna. Uma grande manifestação cultural com a participação dos diversos ranchos folclóricos do Concelho de Azambuja, assim como o Centro Social e Paroquial de Aveiras de Cima e o Agrupamento de Escuteiros 524.

As varandas e fachadas enfeitadas sob o tema do vinho, fruto do envolvimento da população local, são outro atrativo da festa. Recorde-se que todas as atividades da Ávinho têm entrada livre.


Nos momentos musicais nestes três dias, sobem ao palco da República os "Sons do Minho", na sexta-feira, pelas 23h00, na noite de sábado, o cantor Nuno Ribeiro, pelas 23h00 e Buba Espinho, no final da tarde de domingo, pelas 19h00.

Após os concertos, a animação vai continuar com o "Bailarico” e atuações de DJ’s. Os bailes terão o seu início marcado para 00h30, na sexta-feira, no palco do Calhô, na Rua da Ameixoeira com Duo Musical Daniel & Mara e ao sábado com o Grupo Ved'Noize no palco da Moina, na Rua António Amaro dos Santos. Seguir-se-á, no Largo da República, à 01h00 da madrugada, animação na sexta-feira com o DJ Tiago Cristophuros e no sábado com o DJ Van Gohen.

No último dia, domingo, será feita a "Ronda às Adegas" onde não irão faltar pontos de animação nas adegas, ruas e largos do circuito Ávinho com os grupos de folclore, música, teatro e animação do concelho. Nesta ronda será possível desfrutar de uma prova de vinhos e torricado, no posto de informação do Município de Azambuja.

Durante esta edição poderá ainda desfrutar do "Encontro de Chefs" durante os três dias do evento, no Pátio da Adega Batoréu, e ainda, participar em uma das provas comentadas de vinhos BATHORÉU, que irá decorrer pelas 20h00 de sexta-feira e sábado. De referir, que no "Encontro de Chefs" serão servidos almoços e jantares e para participação na prova de vinhos BATHORÉU terá de inscrever no local. Estas iniciativas são promovidas pela Adega Batoréu.

Não faltam, assim, motivos para visitar Aveiras de Cima “Vila Museu do Vinho”, terra de grandes tradições vitivinícolas.

No fim de semana 12, 13 e 14 de abril de 2024, “ÁVINHO – Festa do Vinho e das Adegas”. A não perder!

Fonte: Câmara Municipal Azambuja