domingo, 9 de novembro de 2025

“Oficinas 2026, ano do cavalo”


Feng Shui para 2026

 

Sábado | 22 novembro | 14.30 às 17.30 | €40

O ano do cavalo do fogo traz energias únicas, que esta oficina ensina a utilizar, activando fluxos favoráveis no seu espaço segundo os princípios do Feng Shui.

Saber mais em: https://www.foriente.pt/detalhe.php?id=3043346A-D4CA-4A47-845C-34C27313405E&area=servico-educativo

 

Feng Shui

 

O zodíaco chinês e o Ba Zi para 2026

M/16 anos [idade indicativa]

MUSEU DO ORIENTE

Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte) | 1350-352 Lisboa

T. (+351) 213 585 200 | info@foriente.pt | www.foriente.pt

Fonte: Fundação Oriente

“Tratamentos para hérnia de disco (remédio, fisioterapia e cirurgia)”


Por: Marcelle Pinheiro

O tratamento inicial para a hérnia de disco é feito com o uso de remédios anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia. Esses tratamentos ajudam a aliviar a dor e reduzir outros sintomas, como dificuldade para movimentar os membros ou formigamento.

Outras opções alternativas, como acupuntura, pilates ou uso de alguns chás, também podem complementar o tratamento médico, potencializando o efeito dos medicamentos e diminuindo ainda mais o desconforto.

No entanto, quando os tratamentos não melhoram os sintomas, o médico pode recomendar a realização de uma cirurgia para tratar a hérnia de disco e aliviar os problemas causados ​​pela lesão.

 

Tratamentos para hérnia de disco

 

Os principais tratamentos para hérnia de disco são:

 

1. Remédio para hérnia de disco

 

O tratamento para hérnia de disco inclui o uso de remédios, como:

Anti-inflamatórios, como ibuprofeno, diclofenaco e cetoprofeno, que ajudam a diminuir a inflamação e a dor;

Analgésicos, como dipirona, paracetamol, tramadol e codeína, que aliviam a dor e o desconforto;

Relaxantes musculares, como ciclobenzaprina e baclofeno, para diminuir a dor causada pelos espasmos musculares;

Remédios anticonvulsivantes, como gabapentina e pregabalina, para aliviar a dor provocada pela compressão de nervos;

Injeções de corticoides na coluna, como betametasona e prednisona, para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.

Embora o uso de medicamentos alivie os sintomas, principalmente nas crises de dor por hérnia lombar, não devem ser usados ​​com muita frequência, pois podem causar efeitos colaterais, como irritação no estômago ou alterações na função renal.

É importante que os medicamentos sejam sempre indicados ​​pelo médico, que devem ser usados em doses graduais e controladas.

 

2. Fisioterapia para hérnia de disco

 

O ortopedista pode indicar sessões de fisioterapia, onde são aplicados tratamentos como TENS, ultrassom, massagens, dry needling e técnicas de manipulação.

O terapeuta também pode recomendar exercícios de fortalecimento e alongamento para melhorar a força e a mobilidade dos músculos e articulações.

O tempo de tratamento com fisioterapia varia conforme o tipo de hérnia e a intensidade dos sintomas apresentados, mas pode variar de 1 a 6 meses ou mais.

 

3. Tratamento natural

 

Alguns tratamentos que podem ajudar a aliviar a dor da hérnia de disco incluem:

Acupuntura: ajuda a eliminar a dor usando pequenas agulhas que são inseridas superficialmente em pontos específicos para produzir ação analgésica;

Pilates: promove mobilidade e fortalecimento muscular, melhorando as dores da hérnia de disco. As aulas de Pilates devem ser orientadas pelo fisioterapeuta;

Massagem: realizada por profissionais qualificados e com experiência em doenças da coluna, pode aliviar sintomas devido ao alongamento e relaxamento muscular;

Ervas naturais: podem ser usadas para fazer emplastros, temperar comidas ou fazer chás, como cravo-da-índia, gengibre, canela e erva doce, por exemplo, que têm ação anti-inflamatória. Confira todos os chás anti-inflamatórios naturais.

Em períodos de crise, deve-se ficar algumas horas em repouso, mas é sempre preferível movimentar-se, pois isso diminui a rigidez dos músculos e ajuda no controle da dor.

Veja, no vídeo a seguir, algumas dicas que podem ajudar a melhorar os sintomas da hérnia de disco:

 

Tudo sobre HÉRNIA DE DISCO

4. Cirurgia

 

A cirurgia para tratar a hérnia de disco é indicada principalmente se for do tipo sequestrada, o material gelatinoso do disco se deslocou completamente para fora dos anéis fibrosos.

Além disso, a cirurgia também é indicada quando a pessoa não apresenta melhora dos sintomas com o uso de medicamentos e fisioterapia, ou quando os sintomas são tão intensos a ponto de causar perda da força e incapacidade.

O procedimento é feito em centro cirúrgico, sob anestesia geral. O disco danificado é retirado através de um pequeno corte e substituído por um material artificial ou as vértebras são fundidas. Este procedimento é feito pelo ortopedista ou neurocirurgião.

Outro tipo de cirurgia é o procedimento por endoscopia, em que a retirada do disco afetado é feita através de um tubo fino introduzido através da pele, com uma câmara na ponta. Esta cirurgia é feita conforme a experiência do cirurgião e o local da lesão.

 

Como é a recuperação

 

Após o procedimento, o médico poderá dar alta para a pessoa em 1 ou 2 dias. Porém, a pessoa deve repousar em casa por pelo menos 1 semana, realizando apenas tarefas simples como higiene pessoal e caminhadas de curtas distâncias.

O médico poderá indicar o uso de colar ou colete ortopédico por 2 semanas, para limitar o movimento da área operada e proporcionar uma sensação de segurança.

Após as 2 semanas, em alguns casos, a pessoa poderá retornar ao trabalho. No entanto, para realizar atividades físicas é recomendado aguardar pelo menos 1 mês a partir do dia da cirurgia.

 

Sinais de melhora

 

Os sinais de melhora da hérnia de disco normalmente surgem cerca de 3 semanas após o início do tratamento

Esses sinais incluem diminuição da dor e maior liberdade para movimentar o corpo, permitindo que a pessoa realize as atividades diárias com mais conforto.

 

Sinais de piora

 

Quando o tratamento para a hérnia de disco não funciona, podem aparecer sinais de piora. Isso inclui dificuldade para andar, ficar em pé ou movimentar o corpo, bem como perda de sensibilidade ao urinar ou evacuar.

Na presença de algum destes sintomas, é fundamental consultar o médico o mais rápido possível para ajustar o tratamento.

Fonte: MSN