sexta-feira, 4 de outubro de 2024

“Desporto: SEMANA EUROPEIA DO DESPORTO DESAFIOU PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA”


A Câmara Municipal de Torres Vedras associou-se à Semana Europeia do Desporto, de 21 a 30 de setembro, com um conjunto de atividades de promoção do desporto e da atividade física.

O “Desafio 12 horas #BeActive”, no dia 21 de setembro, no Parque Verde da Várzea, deu início ao programa de atividades. Ao longo do dia, os munícipes foram desafiados a completar um percurso de 2 km a caminhar, a correr ou a pedalar, com o objetivo de totalizar a maior distância possível. No final do desafio, foram contabilizados 1810 km percorridos, sendo de destacar a participação dos atletas da equipa GOAT – West Trail Team, que estiveram no percurso em permanência, e do Clube Académico de Penafirme, em que alguns dos atletas percorrem mais de 30 km a correr.

No âmbito do “Desafio 12 horas #BeActive”, foram ainda disponibilizadas bicicletas Agostinhas e Mini Agostinhas para explorar o parque ou percorrer a gincana para as crianças; um percurso de obstáculos insuflável; uma aula de yoga; oficinas de reparação de equipamentos desportivos; e equipamentos e jogos para prática de atividade física.

Com o objetivo de promover a atividade física em contexto laboral, no dia 23 de setembro, foi dinamizada a iniciativa "#BeActiveAtWork", que consistiu numa sessão de 15 minutos de exercícios de alongamento e relaxamento dirigida aos funcionários da Câmara Municipal de Torres Vedras.


A 4.ª etapa da Taça do Oeste XCM BTT, que decorreu no dia 22 de setembro, com partida no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, e o Pé Firme Trail, que decorreu no dia 28 de setembro, com partida em Porto Novo, também integraram o programa da Semana Europeia do Desporto, bem como as edições de 21 e 28 de setembro do Santa Cruz a Mexer e a edição de 25 de setembro da Torres Vedras Night Run.

A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia e pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) que tem como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, junto de todos os cidadãos. O principal tema da campanha é ser #BEACTIVE, incentivando cada um a ser ativo, não só durante a Semana Europeia do Desporto, mas ao longo de todo o ano, adotando um estilo de vida saudável.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Estacionamento: Mangualde integra aplicação EasyPark para gestão de estacionamento”


•Mangualde é assim a 22ª cidade a disponibilizar a aplicação líder de estacionamento

•Pagar estacionamento fica agora mais fácil, não sendo necessário moedas nem deslocações ao parquímetro

 

Por: Inês Fernandes

A aplicação de gestão de estacionamento líder mundial está presente em 4000 cidades em 20 países e incorpora agora no seu ecossistema a cidade de Mangualde.

Permitindo o início, prolongamento e término da sessão de estacionamento diretamente através do telemóvel ou do computador de bordo dos veículos, a aplicação traz assim maior flexibilidade ao condutor não sendo necessário procurar um parquímetro ou moedas para realizar o pagamento.

A EasyPark fica disponível apôs um acordo entre a empresa e a Câmara Municipal de Mangualde. O município é assim o 22 a fazer parte do ecossistema em Portugal juntando-se a Lisboa, Tavira, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Loures, Lagos, Sintra, Portimão, Faro, Mafra, Albufeira, Porto Oeste, Almada, Pombal, Vila Pouca de Aguiar, Ílhavo, Póvoa de Lanhoso, Oliveira de Azeméis, Olhão, Guarda e Penafiel.

“Com o aumento do turismo a nível nacional, seja turismo interno seja internacional, o alargamento da cobertura em todo o território faz cada vez mais parte da nossa estratégia. O município da zona centro é, assim, uma das conquistas que realizámos para este ano e que queremos replicar em cada vez mais cidades” diz Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group.

A aplicação está disponível para download aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

O serviço Customer Care da EasyPark está disponível online aqui e por telefone +351 210 204 646, seja para utilizadores individuais ou empresas, com atendimento em português.

 

Sobre o EasyPark Group:

O EasyPark Group é uma das empresas líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group simplifica o estacionamento desde 2001 até à atualidade, o grupo ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administram, planificam e tomem decisões baseadas em dados. O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Fonte: Newsline

“Transportes: 'Alenquer em Movimento' traçou retrato do concelho e deixou desafios coletivos”


A conferência 'Alenquer em Movimento - Desafios e Oportunidades para uma Mobilidade Sustentável' colocou à discussão a situação local e nacional de temas de interesse público e que a todos afetam no respetivo quotidiano. O tempo, a mobilidade e o planeamento das localidades podem fazer a diferença na vida das populações e foi esse o debate a ter em conta por profissionais de várias áreas.

A sessão de abertura esteve a cargo do Vice-Presidente e vereador com o pelouro da mobilidade Tiago Pedro, presente em toda a programação durante o último 19 de setembro, numa iniciativa inserida nas atividades da Semana Europeia da Mobilidade. O responsável por pelouros como o trânsito, os transportes ou o planeamento dos espaços públicos garantiu que a "mobilidade é um tema complexo e que abraça inúmeras áreas" e que "em Alenquer se vive um tempo muito especial nesta matéria".

"Sobretudo no período pós-Covid, somos procurados por famílias e por empresas que preenchem cada bolsa disponível em espaço industrial e onde é possível ter a atividade económica a funcionar. Percebemos que cada vez Lisboa se aproxima mais e que o eixo Alenquer-Carregado está cada vez mais ligado e é inevitável a sua ligação. A altura certa é esta para falarmos destes temas. Temos de planear uma cidade e desenhar um território que esteja preparado para que a junção se faça, não por acidente, mas porque há um conjunto de pessoas que conseguiram pensar esse espaço e ligação e conseguiram prever um conjunto de dinâmicas que queremos que aconteçam. O Plano Diretor Municipal é muito importante e dá-nos um certo número de respostas, mas é importante também estarmos atentos no curto e médio prazo às políticas públicas e consigamos ter um território urbano muito forte, mas com transporte, espaços verdes, que sabe separar as dinâmicas e gera uma boa qualidade de vida para todos", disse Tiago Pedro, introduzindo o tema ao auditório especializado e multidisciplinar.


Paula Teles, Presidente e fundadora do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), pensa e tem um plano de ação sobre o tema da mobilidade bem explícito e garantiu que é "preciso resolver a particular tendência que Portugal tem pelo automóvel", deixando vincado que "Alenquer e a sua equipa técnica denota uma importância em planear as coisas de forma diferente".

"Hoje precisamos de territórios mais humanizados, precisamos de voltar a colocar as pessoas a caminhar na rua, precisamos de voltar a ter a praças caminháveis, de resgatar algum espaço que foi entregue ao automóvel nas últimas décadas e termos mais pessoas a conviverem num sítio de partilha e proximidade, e também precisamos que as crianças voltem a caminhar e a irem para a escola a pé", vincou, traçando um diagnóstico e caracterização do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Alenquer.

 

Transporte público como bem essencial

 

O primeiro painel de convidados da manhã debateu a utilização e a importância, mais do que nunca, do transporte público nas vilas e cidades portuguesas do século XXI. Pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, da qual o Município de Alenquer faz parte, Paulo Simões abordou os alguns dos constrangimentos, no terreno, relativos a estes temas. "Temos uma estratégia para os transportes públicos do Oeste que queremos que sejam universais, limpos e tendencialmente gratuitos. O Oeste de Portugal tem especificidades e não me foco apenas no transporte público de passageiros. Dificilmente, uma pessoa demorará mais tempo entre as várias cidades do Oeste do que demora a chegar de qualquer cidade à capital Lisboa", lamentou o responsável, garantindo que este é um problema abrangente.

Autora de 'Autocarro das vinte e oito', Alexandra Sousa esteve em Alenquer para dar a conhecer algumas das histórias da obra que escreveu e que teve a experiência da frequência de transporte públicos como mote. "As pessoas estão viradas para si próprias e isso sente-se nos transportes públicos. Esperemos que os carros comecem a desaparecer, para que tenhamos esplanadas, espaços verdes e pessoas a caminhar e a deslocarem-se de forma coletiva, a falarem umas com as outras. Isso é o melhor que temos na vida", assumiu como desígnio.

 

Repensar os transportes e o espaço público

 

Tiago Pedro, vereador da Câmara Municipal de Alenquer, voltou a sentar-se à mesa para moderar um debate rico e deixou explícitas as dificuldades com que o concelho se debate nas Estradas Nacionais 1 e 3, em particular. "O nosso território é muito urbano e condiciona a vida destas pessoas que têm de passar por estas vias ou atravessá-las", referiu.

Desde o fim do ano civil, a Via Verde está presente em Alenquer e permite que estacione com comodidade em algumas das vias mais congestionadas da vila, com recurso ao seu smartphone. João Almeida de Oliveira, da Via Verde Estacionar, saudou a adesão de Alenquer à rede nacional e apontou "à experiência simples por parte do utilizador". "A captação da receita é mais eficaz, o controlo das áreas com maior tráfego é melhor e sei que existem planos para alargar o sistema dentro do concelho. Esta é uma ferramenta que contribui e muito para o ordenamento do espaço público", sintetizou.

Já Telmo Jorge, capitão no Posto de Alenquer da Guarda Nacional Republicana, elencou problemas sobre "repetir os mesmos ingredientes" para uma comunicação que não está a surtir efeito. "Temos de mudar o paradigma comunitário da representação do cargo. Estamos a pensar apenas no capítulo da motivação, obrigando a que as pessoas se adaptem ao local onde estão", lamentou.

No 3º e último painel de debate do dia, a 'Mobilidade Ativa' perspetivou-se um futuro a caminhar e a pedalar na maior parte do tempo, mas reconhecendo-se que esse futuro ainda não está ao virar da esquina. O vereador com o pelouro da mobilidade na Câmara Municipal de Alenquer enumerou os benefícios para a saúde e ambiente de uma mobilidade ativa assumida, com projetos definidos no concelho de Alenquer, dando o exemplo da ciclovia na freguesia do Carregado. "A N1 é a Estrada Nacional que mais procura tem. Há um fluxo pedonal muito intenso. Estamos a falar de uma zona muito complexa e perigosa para peões e automobilistas. Pedimos à Infraestruturas de Portugal a desclassificação do troço urbano onde, da Escola Básica de Carregado até à Vala de Carregado, conseguiremos ter uma via ciclopedonal, iluminada e com todas as condições para a população", revelou.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) esteve representado à mesma mesa, abordou as dificuldades e respondeu aos reptos que lhe foram lançados ao longo do dia, garantindo que "Alenquer quer mudar de paradigma". "Há que repensar o que é a mobilidade, colocando as pessoas a andar mais a pé e de bicicleta, não descartando o carro. Todos precisamos dele. Promover a mobilidade ativa, estimular o uso do transporte público e racionalizar o transporte individual são os três grandes pilares do IMT", defendeu Elisabete Osório, do Grupo de Projeto para a Mobilidade Ativa.

"A orografia de Alenquer continua a assustar muita gente", garantiu Eduardo Silva. O representante da West Side Stories é conhecedor de como pensam as gentes do concelho e vila-presépio e esteve no Fórum Romeira para também partilhar a sua experiência. "Tento incutir um bom espírito às pessoas que nos procuram e querem completar os nossos programas, que acarretam por vezes percorrer alguns quilómetros. Em Alenquer, as pessoas querem parar com o carro em qualquer porta e não se apercebem que até pode chegar mais depressa a andar", disse.

Fonte: Câmara Municipal Alenquer