quarta-feira, 3 de julho de 2024

“Festas e Romarias: “MELGAÇO EM FESTA” ACONTECE DE 3 A 15 DE AGOSTO”


E vai dar a conhecer os valores e tradições da região

Por: Sara Pereira

A edição deste ano do "MELGAÇO EM FESTA" acontece de 3 a 15 de agosto e promete momentos de celebração diversificados com foco nas tradições e cultura da região. O certame oferecerá uma panóplia de atividades e espetáculos que irão animar todo o concelho, reforçando a riqueza cultural e a identidade local de Melgaço. 

O programa de 2024 começa no dia 3 de agosto, com um espetáculo musical pela Orquestra Clássica de Vigo, na Alameda Inês Negra, pelas 22h00. No mesmo dia, prolongando-se pelo dia 4, decorrerá o "Dia do Brandeiro", na Branda da Aveleira, que destacará as tradições pastorais e a cultura da transumância - programa próprio em breve.  

No dia 6 de agosto, no Largo do Mercado Municipal, terá lugar a Festa do Emigrante que celebrará o regresso dos nossos conterrâneos e acolherá visitantes com um momento de degustação de cachena no espeto, pelas 19h00. A noite seguirá com atuações de diversos grupos folclóricos – o grupo Danças e Tradições de Castro Laboreiro, o Grupo Folclórico Amizades do Alto Minho de Messy e o Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço - e culminará com um espetáculo musical de Augusto Canário, pelas 22h00.


De 9 a 11 de agosto, o centro histórico volta a “transformar-se”, acolhendo o Mercado Medieval, um evento que promete recordar tempos antigos. O centro histórico, com o seu Castelo e as suas Igrejas medievais (Matriz e Misericórdia), assume-se como um local fulcral para a promoção deste Mercado, tornando-se palco de várias animações temáticas – programa próprio em breve. 

O Festival Internacional de Folclore "O Mundo a Dançar" decorrerá no dia 9 de agosto, pelas 22h00, no Largo Hermenegildo Solheiro. A palco irão os grupos da Coreia, Panamá, Sérvia e Uruguai. E, pelas 00h00, a animação prosseguirá com o espetáculo “Revenge of the 90s”, no Largo do Mercado Municipal. 

No dia seguinte, dia 10 de agosto, pelas 17h00, Melgaço convida a assistir ao Cortejo Histórico. Esta será a 2ª edição do evento que voltará a percorrer as ruas de Melgaço, retratando episódios e factos que marcaram a História de Melgaço. A festa continua com o espetáculo musical dos UHF, pelas 23h00, e com animação de DJ a partir da 01h00. 

A 11 de agosto, Zé Amaro protagonizará um espetáculo musical no Largo Hermenegildo Solheiro, pelas 16h00, seguindo-se uma noite de fado com Jorge Fernando, pelas 22h00, no Largo do Mercado Municipal, local onde, pelas 00h00 acontecerá o espetáculo piromusical. 

A Festa C(r)asteja, em Castro Laboreiro, celebrará as raízes locais com um programa próprio (a finalizar), de 13 a 15 de agosto. 


«O "MELGAÇO EM FESTA" é uma oportunidade única para vivenciar a nossa cultura e tradições, mas também para apreciar excelentes momentos musicais e, claro, a nossa gastronomia. Por esta altura recebemos os nossos emigrantes e também muitos turistas. Queremos com este evento, através de um leque variadíssimo de atividades, complementar a oferta que Melgaço tem, para que todos usufruam de bons momentos de lazer e diversão.», destaca o autarca de Melgaço, Manoel Batista. 

A visita a Melgaço ficará completa com as diversificadas atividades e experiências que as várias entidades do território oferecem. Todas as informações em www.discovermelgaco.pt.  

 

PROGRAMA MELGAÇO EM FESTA 

 

3 de agosto  

Espetáculo musical “Orquestra Clássica de Vigo” 

Alameda Inês Negra  

22h00 

 

3 e 4 de agosto  

Dia do Brandeiro  

Branda da Aveleira  

Programa próprio disponível em breve. 

 

6 de agosto  

Festa do Emigrante 

Largo do Mercado Municipal 

19h00 - Cachena no espeto 

21h00 - Atuação de Grupos Folclóricos: 

- Danças e Tradições de Castro Laboreiro 

- Grupo Folclórico Amizades do Alto Minho de Messy 

- Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço 

22h00 - Espetáculo musical com Augusto Canário 

 

9 a 11 de agosto 

Mercado Medieval 

Centro histórico de Melgaço  

Programa próprio disponível em breve. 

 

9 de agosto  

Festival Internacional de Folclore “O Mundo a Dançar” 

Largo Hermenegildo Solheiro  

22h00 - Atuação de grupos:  

- Coreia | Society for the preservation of folk dances and songs of Paltan 

- Panamá | Andrés Valiente | danzas y proyecciones folklóricas 

- Sérvia | Folk Dance Group Srem 

- Uruguai | Ballet Tierra Adentro 

00h00 - Espetáculo Musical “Revenge of the 90s” 

Largo do Mercado Municipal  

 

10 de agosto 

17h00 - Cortejo Histórico  

23h00 - Espetáculo musical com UHF | Largo do Mercado Municipal 

01h00 - Animação musical com Dj | Largo do Mercado Municipal 

 

11 de agosto 

16h00 - Espetáculo musical com Zé Amaro | Largo Hermenegildo Solheiro 

22h00 - Espetáculo de Fado com Jorge Fernando | Largo do Mercado Municipal 

00h00 - Espetáculo piromusical | Largo do Mercado Municipal 

 

13 a 15 de agosto 

Festa C(r)asteja

Castro Laboreiro  

Programa próprio disponível em breve. 

MELGAÇO: O destino de natureza mais radical de Portugal 

Fonte: Essenciacompleta

“Iniciativas: Ação de Vigilância Florestal 2024”


Por: Ana Cristina Feio

O Município do Entroncamento, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil iniciou, no dia 1 de julho, uma ação de Vigilância Florestal, no âmbito do Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que se irá prolongar até dia 30 de setembro.

A Vigilância Florestal do Entroncamento é um trabalhado desenvolvido por elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil que fazem a vigilância do concelho do Entroncamento, bem como de concelhos vizinhos.

Foi efetuada uma visita à torre de vigia onde estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, elementos da GNR – Guarda Nacional Republicana, ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, SMPC – Serviço Municipal de Proteção Civil e BVE – Bombeiros Voluntários do Entroncamento, entre outras entidades envolvidas nesta ação.

A defesa do território e a segurança da população são uma prioridade desta Ação de Vigilância Florestal de forma garantir uma resposta presencial e eficaz na prevenção e combate aos incêndios.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Iniciativas: Município beneficia 20 associações culturais com apoio financeiro”


A última sessão ordinária da Câmara Municipal de Alenquer determinou a votação favorável à beneficiação de um apoio financeiro no montante de 60.000€ a 20 diferentes associações do concelho legalmente constituídas nos termos da lei. O valor a efetivar consta no orçamento municipal para 2024.

O Município considera e valoriza as associações locais face à sua componente dinamizadora das comunidades locais onde estão inseridas, no plano desportivo, recreativo e cultural, desempenhando estas um papel social de relevo que deve ser sustentado.

O Regulamento Municipal de Apoio às Coletividades e Associativismo em vigor desde setembro de 2011 determina os critérios específicos no apoio à Atividade Regular de Âmbito Cultural.

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

“Exposições: Embaixadora da Croácia em Portugal inaugura exposição no Museu do Vinho de Alenquer”


A Embaixadora da Croácia em Portugal, Anita Tršić, honrou Alenquer com a sua presença no passado dia 27 de junho, tendo sido recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo executivo municipal. A visita assinalou não só o 7º aniversário do acordo de cooperação internacional entre Alenquer e a cidade croata de Benkovac, mas também a inauguração da exposição 'À Tona: Monstros e Vinhedos, patente para visita gratuita até 18 de julho, no Museu do Vinho.

Os dois países com uma costa de mar generosa estão unidos pela produção vitivinícola. Alenquer e Benkovac cooperam na preservação e valorização da identidade das castas autóctones com resultados à vista e prémios amealhados num tão curto espaço de tempo. O Presidente da Câmara Municipal, Pedro Folgado, deu conta das conquistas que poderão ser alargadas face ao estreitamento de relações. "Com este acordo construímos valor para Portugal e para a Croácia e fomos juntos parceiros desse valor. A cooperação tem sido feita através do vinho, mas estamos abertos para alargar o espectro a outras áreas. Agradecemos à senhora Embaixadora o facto de nos honrar com a sua presença no 7º aniversário da assinatura do acordo", considerou.


Depois, foi a vez da Embaixadora da Croácia revelar a felicidade pela forma como foi recebida no concelho e deixo reforço para a necessidade de cooperação entre "duas cidades irmãs". "Tenho um grande prazer em estar aqui hoje. Este acordo une dois países que têm muito a ver um com o outro. Já bebi o vinho da casta Posip que se produz e posso dizer que estou muito feliz por saber que tudo tem corrido bem. A Embaixada está aqui também para apoiar projetos destes, de âmbito local. Este acordo com Alenquer é uma fonte de inspiração para outras regiões", reiterou a representante croata nos Paços do Concelho, rodeada pelos vários interlocutores deste convénio firmado em 2017.

O vereador Paulo Franco realçou a "linguagem comum e universal de quem trabalha a vinha há várias gerações" que une duas regiões, relevando a magnitude da exposição. "Alenquer e Benkovac congratulam-se por promover, através desta iniciativa, o entendimento ancestral que se estabelecer entre o vinho e a criatividade, reivindicando que ambos requerem atenção, dedicação e tempo para serem maturados e apreciados na sua plenitude", referiu o responsável da coordenação das relações externas e institucionais em Alenquer.

No Museu do Vinho, a artista espanhola Lola Escámez deu a conhecer a exposição 'À Tona: Monstros e Vinhedos', da sua autoria, cuja técnica começou a utilizar após uma conversa entre amigos, em setembro de 2022. A licenciada em História de Arte usa o vinho e os seus pigmentos naturais para tingir a tela e desfrutar da experimentação artística, sob inspiração do expressionismo abstrato norte-americano. Depois de apreciarem as obras, os convidados foram desafiados a, também eles, arriscarem os dotes nesta faceta que conjuga duas ocupações distintas. 

Dejan Ivanović e Rui Filipe findariam a cerimónia com um momento musical, acompanhado em simultâneo com a recriação artística de Lola Escámez.

A partir de 3 de julho, é a vez de uma comitiva do Município de Alenquer marcar presença em solo croata, sendo recebida pela Embaixadora de Portugal na Croácia e por representantes da cidade de Benkovac para novo momento de um intercâmbio cultural.

Fonte: Municipal Alenquer

“Exposições: MARTA NUNES EXPÕE "25 DIAS PARA A LIBERDADE" NA PAÇOS - GALERIA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS.”


No âmbito do programa comemorativo do 50.º aniversário da “Revolução dos Cravos” promovido pelo Município de Torres Vedras, a Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras acolhe de 6 de julho a 31 de agosto uma exposição de ilustração da autoria de Marta Nunes intitulada 25 Dias para a Liberdade.

Segundo refere a autora acerca desta sua exposição: “25 dias para a Liberdade consiste em 25 dias que foram ilustrados com conquistas e significados partilhados comigo por pessoas que acompanham o meu trabalho. Porque a Liberdade conquistada em Abril permite que hoje se possa participar e dar opinião com esta facilidade, que isso seja visto como algo precioso e não banalizado. Este conjunto é encerrado com algo que acho que devemos lembrar: A Liberdade é de todos, feita por todos e para lutar todos os dias.”

A inauguração da exposição 25 Dias para a Liberdade acontecerá no dia 6 de julho, pelas 17h00.

 

Sobre Marta Nunes

Nasce na primavera de 1984, em Lousada. Formada em Arquitetura pela Universidade da Beira Interior é ainda durante o curso que elabora os primeiros trabalhos de ilustração para publicações. Desde 2010 que participa em exposições coletivas e individuais, sendo que desde 2019 a ilustração tem-se afirmado como a sua principal forma de expressão artística. De referir a este propósito que o interesse pela tradição e cultura portuguesa marcam alguns dos seus trabalhos de ilustração. As expressões, as pessoas e os ofícios tradicionais são o que mais a inspiram na construção de narrativas, mas também os objetos do quotidiano e a poética dos dias úteis.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Cultura: Julho é um mês preenchido com sessões acessíveis”


A Inclusão é um dos nossos eixos estratégicos. Temos vindo, progressivamente, a adaptar espaços culturais e a dotá-los de condições acessíveis a todas as pessoas. 

Promover a acessibilidade física, social e intelectual em galerias, monumentos, museus, teatros e cinema é, por isso, um objetivo permanente e crescente na oferta cultural da cidade de Lisboa. 

Durante este mês, já a partir do dia 6, temos sete sessões para públicos com necessidades específicas, distribuídas por seis espaços diferentes, entre museus, teatros e um monumento. 

 

Programação:

 

Sessões com interpretação em Língua Gestual Portuguesa 

Visita em LGP com mediadora Surda 

Casa Fernando Pessoa 

6 de julho, sábado, 11h00 

 

Os Outros - Teatro 

Teatro São Luiz 

14 de julho, domingo, 16h00 

 

Em julho a palavra contada é Postigo – Leitura 

LU.CA - Teatro Luís de Camões 

21 de julho, domingo, 11h30 

 

 

 

Sessões com Audiodescrição 

À Descoberta do Castelo de São Jorge – Visita orientada 

Castelo de São Jorge  

6 de julho, sábado, 11h00 

 

Bordalo Surpresa – Visita orientada 

Museu Bordalo Pinheiro 

10 de julho, quarta-feira, 15h00 

 

Visita o Aljube! – Visita orientada 

Museu do Aljube 

13 de julho, sábado, 10h30 

 

Visita orientada  

Casa Fernando Pessoa 

13 de julho, sábado, 11h00 

Fonte: Egeac