O Museu do Caramulo e a Heel Tread, a marca
nacional de meias ligadas ao tema do automobilismo, lançaram o programa “Restauro a Meias”, que visa apoiar e
documentar a recuperação de automóveis históricos.
O primeiro projeto do programa será um
glamoroso Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce, de 1961, e cujo plano de
recuperação irá incluir a decapagem completa e afinação da carroçaria,
chaparia, assim como uma merecida pintura nova, além da reparação de peças como
cromados, manómetros, interiores, afinações de suspensão, travões e motor.
Este restauro será realizado nas oficinas do
Caramulo Experience Center, um espaço museológico e imersivo, inaugurado em
2022 pelo Museu do Caramulo, que tem a paixão automóvel como tema central e
será devidamente documentado e comunicado, através das redes sociais do Museu
do Caramulo e da Heel Tread, mostrando a evolução dos trabalhos.
No final do restauro, o regresso do Alfa Romeo
Giulietta Spider Veloce à estrada será assinalado com o lançamento de um par de
meias comemorativas e alusivas ao modelo e ao projeto.
Sobre o Alfa Romeo
Giulietta Spider Veloce
O modelo Giulietta assinalou a passagem da Alfa
Romeo para uma dimensão mais industrial, um construtor à escala mundial. Embora
as linhas gerais do modelo tenham sido desenhadas por Franco Scaglione da Bertone,
a versão Spider foi desenhada e construída por Pininfarina. O Spider trouxe um
nível de refinamento e sofisticação até então nunca vistos no segmento dos
pequenos desportivos, fazendo os produtos da concorrência parecerem antiquados
e ultrapassados.
Com um peso total de 860 kg, o Spider, na sua
configuração original, vinha dotado do motor de 1.3 litros, quatro cilindros,
dupla árvore de cames e debitava a potência de 80cv às 6300 rotações por
minuto. Foram construídas 14.300 unidades desta versão. No entanto, a versão
Veloce, com somente 2796 unidades construídas, recebia um tratamento diferente
e fruto de uma carburação mais elaborada, tinha dois carburadores de duplo
corpo Weber e uma taxa de compressão mais elevada. Produzia agora 90cv às 6500
rotações por minuto. O Veloce tinha uma velocidade máxima anunciada de 185
km/h, algo extraordinário para a época.
Apesar das linhas extremamente elegantes e
quase femininas, o Giulietta, principalmente nesta versão Veloce, era um lobo
em pele de cordeiro. Na altura, levava quase sempre a melhor, quando se
encontrava em competição com os modelos da Porsche e outras marcas equivalentes
e muitas vezes superiores.
Sobre a Heel Tread
A Heel Tread é uma marca de meias portuguesa
única que se inspira nas maiores paixões do mundo motorizado.
A sua coleção é um tributo a alguns dos maiores
ícones da História Automóvel. Para aqueles que vêem arte para além das rodas,
faróis e entradas de ar, de onde nós obtemos padrões, texturas e cores para as
nossas meias, uma coleção sempre em crescimento que já conta mais de 300
modelos.
A Heel Tread foi fundada em 2017 e já vendeu
para mais de 100 países. As suas meias são concebidas e produzidas em Portugal.
Sobre o Museu do Caramulo
Com quase 70 anos de existência e visitado por
mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio
uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas e uma coleção
de brinquedos antigos.
O Museu do Caramulo estende também a sua atividade
ao Caramulo Experience Center, um pólo museológico dedicado à paixão
motorizada.
Adicionalmente, o Museu do Caramulo produz, de
forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como
o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Freedom of Speed, O Museu na
Rua, o Rider - Passeio de Automóveis e Motos Clássicas ou a Corrida dos
Fundadores by Cartrack.
Fonte: Museu Caramulo/Parceria Revista Notícias
do Pedal
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