quarta-feira, 20 de março de 2024

“Iniciativas: Museu do Caramulo e Heel Tread juntam-se para restaurar Alfa Romeo Giulietta de 1961”

 


Programa “Restauro a Meias” visa apoiar a recuperação de veículos clássicos

 

O Museu do Caramulo e a Heel Tread, a marca nacional de meias ligadas ao tema do automobilismo, lançaram o programa “Restauro a Meias”, que visa apoiar e documentar a recuperação de automóveis históricos.

O primeiro projeto do programa será um glamoroso Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce, de 1961, e cujo plano de recuperação irá incluir a decapagem completa e afinação da carroçaria, chaparia, assim como uma merecida pintura nova, além da reparação de peças como cromados, manómetros, interiores, afinações de suspensão, travões e motor.

Este restauro será realizado nas oficinas do Caramulo Experience Center, um espaço museológico e imersivo, inaugurado em 2022 pelo Museu do Caramulo, que tem a paixão automóvel como tema central e será devidamente documentado e comunicado, através das redes sociais do Museu do Caramulo e da Heel Tread, mostrando a evolução dos trabalhos.

No final do restauro, o regresso do Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce à estrada será assinalado com o lançamento de um par de meias comemorativas e alusivas ao modelo e ao projeto.

 

Sobre o Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce

 

O modelo Giulietta assinalou a passagem da Alfa Romeo para uma dimensão mais industrial, um construtor à escala mundial. Embora as linhas gerais do modelo tenham sido desenhadas por Franco Scaglione da Bertone, a versão Spider foi desenhada e construída por Pininfarina. O Spider trouxe um nível de refinamento e sofisticação até então nunca vistos no segmento dos pequenos desportivos, fazendo os produtos da concorrência parecerem antiquados e ultrapassados.

Com um peso total de 860 kg, o Spider, na sua configuração original, vinha dotado do motor de 1.3 litros, quatro cilindros, dupla árvore de cames e debitava a potência de 80cv às 6300 rotações por minuto. Foram construídas 14.300 unidades desta versão. No entanto, a versão Veloce, com somente 2796 unidades construídas, recebia um tratamento diferente e fruto de uma carburação mais elaborada, tinha dois carburadores de duplo corpo Weber e uma taxa de compressão mais elevada. Produzia agora 90cv às 6500 rotações por minuto. O Veloce tinha uma velocidade máxima anunciada de 185 km/h, algo extraordinário para a época.

Apesar das linhas extremamente elegantes e quase femininas, o Giulietta, principalmente nesta versão Veloce, era um lobo em pele de cordeiro. Na altura, levava quase sempre a melhor, quando se encontrava em competição com os modelos da Porsche e outras marcas equivalentes e muitas vezes superiores.

 

Sobre a Heel Tread

A Heel Tread é uma marca de meias portuguesa única que se inspira nas maiores paixões do mundo motorizado.

A sua coleção é um tributo a alguns dos maiores ícones da História Automóvel. Para aqueles que vêem arte para além das rodas, faróis e entradas de ar, de onde nós obtemos padrões, texturas e cores para as nossas meias, uma coleção sempre em crescimento que já conta mais de 300 modelos.

A Heel Tread foi fundada em 2017 e já vendeu para mais de 100 países. As suas meias são concebidas e produzidas em Portugal.

 

Sobre o Museu do Caramulo

 

Com quase 70 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas e uma coleção de brinquedos antigos.

O Museu do Caramulo estende também a sua atividade ao Caramulo Experience Center, um pólo museológico dedicado à paixão motorizada.

Adicionalmente, o Museu do Caramulo produz, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Freedom of Speed, O Museu na Rua, o Rider - Passeio de Automóveis e Motos Clássicas ou a Corrida dos Fundadores by Cartrack.

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal 

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