O mais famoso veículo anfíbio da Segunda Guerra Mundial
Fotos: Luís Duarte
O Volkswagen Typ 166 Schwimmwagen de 1943, o famoso veículo anfíbio criado por Ferdinand Porsche baseado no popular Carocha, juntou-se à colecção permanente do Museu do Caramulo, reforçando o núcleo dedicado à Segunda Guerra Mundial. Esta aquisição tem em vista a realização de uma grande exposição imersiva, sem precedentes em Portugal, a estrear neste Verão, e que irá assinalar os 80 anos sobre o final do maior conflito da história.
Desenvolvido a partir da
experiência adquirida na campanha da Polónia e com vista a apoiar a planeada
invasão de Inglaterra, o Typ 128 conta com carroçaria em forma de barco,
tracção às quatro rodas e suspensão por barras de torção, tendo sido produzido em
30 unidades em 1941 para avaliação pelo exército alemão. Uma demonstração no
quartel-general de Hitler resultou em reacções curiosas, mas positivas, levando
à aprovação do desenvolvimento do modelo seguinte: o Typ 138, em 100
exemplares, e finalmente o definitivo Schwimmwagen Typ 166.
Mais compacto, leve e ágil, o Typ 166 foi inicialmente produzido à mão em Estugarda, com os primeiros 125 veículos conhecidos como "Vorserienschwimmwagen" (veículo anfíbio pré-série). A estrutura, semelhante a uma banheira em chapa de aço nervurada, permitia que o veículo fosse levantado manualmente por dois ou três soldados. A produção em série arrancou no Outono de 1942, com o Schwimmwagen a equipar principalmente as divisões de reconhecimento das Waffen SS, substituindo com reconhecida vantagem as motos com carro lateral BMW R75 e Zündapp KS 750.
O Schwimmwagen Typ 166 podia
transportar quatro soldados com equipamento completo e revelou-se altamente
eficaz fora de estrada, superando terrenos que só veículos com lagartas
conseguiam vencer. Apesar da sua capacidade anfíbia, essa não era a principal
virtude em combate: a combinação entre leveza, tracção integral, diferencial
autoblocante e 26 cm de distância ao solo munia-o de uma imbatível mobilidade.
Curiosamente, muitos veículos apresentavam fugas por má soldadura deliberada de
operários franceses e italianos.
Produzido até ao final de
1944, com mais de 15.000 unidades construídas, o Schwimmwagen foi amplamente
capturado e reutilizado pelos Aliados. Era mais leve e ágil do que o seu
equivalente americano, o Ford GPA e, após a guerra, muitos exemplares foram adaptados
para uso civil em tarefas tão diversas como patrulhamento policial, agricultura
ou caça. Um dos veículos de pré-série, sem hélice, foi usado pela família
Porsche como “Jagdwagen” (carro de caça), apoiando mesmo os testes do primeiro
Porsche 356 no Egipto, em 1949.
Hoje, estima-se que restem
apenas cerca de 180 unidades em todo o mundo, sendo precisamente o Volkswagen
Typ 166 Schwimmwagen que agora aporta no Museu do Caramulo o mais antigo modelo
da marca alemã em Portugal.
Fonte: Museu do Caramulo
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