Por: Inês Fernandes
As novas tendências no
estacionamento a nível europeu mostram que apesar de Portugal ser o país onde é
mais barato estacionar, está entre os que identificam sessões de estacionamento
mais longas diariamente
Com a mobilidade urbana e a
missão de tornar as cidades mais habitáveis, o EasyPark Group realizou um
estudo em 12 países europeus para detetar padrões e diferenças nas tendências
do tempo e preço de estacionamento.
Em muitas cidades europeias,
os condutores estão, atualmente, a estacionar por mais tempo. À medida que as
cidades evoluem e os padrões de viagem se vão modificando, a procura por locais
de estacionamento nas cidades também aumenta.
Comparando dados de 2023 e 2024, o EasyPark Group detetou que o país onde é mais barato estacionar é Portugal, com uma média de 0,9€ por hora, seguindo-se Espanha e Itália com 1,5€/hora.
Os Países Baixos, a Noruega e
a Alemanha encabeçam a lista de países mais caros para estacionar por hora, com
3€, 2.9€ de 2.7€ respetivamente. Países como França, Áustria ou Noruega
mantêm-se a meio da tabela.
As diferenças nos preços de
estacionamento não apenas demonstram as diferenças nas condições económicas
locais, como também ilustra como as estratégias de preço podem estar
condicionadas por fatores como as infraestruturas, a procura e as prioridades
das próprias cidades. Tal demonstra a necessidade de adaptar as políticas de
estacionamento às condições e ecossistema locais, ao invés da ideia de que uma
medida é igual para todos os países e cidades.
“Estas alterações nos preços do estacionamento são influenciadas por um conjunto de fatores, incluindo o número de lugares disponíveis, decisões políticas, investimentos em infraestrutura, ou estratégias mais alargadas de mobilidade urbana. À medida que as cidades se vão adaptando às mudanças nos comportamentos e procura, preço e o lugares disponíveis continuam a ser fatores chave para equilibrar o acesso e disponibilidade”, afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal da Arrive.
Portugal: é um dos países em
que o tempo médio de sessão de estacionamento aumentou
O estudo conduzido pelo
EasyPark Group destaca também alterações nos tempos médios de estacionamento
por sessão em diversas cidades europeias. Em Paris, por exemplo, a duração
média por veículo aumentou quase 12% nos últimos anos. Estocolmo e Oslo também
apresentam aumentos significativos, com 10% e 9% cada uma. Estes aumentos
sugerem uma pressão crescente nos meios urbanos, por si só já bastante
congestionados, onde sessões de estacionamento mais longas levam à diminuição
da rotação dos lugares e limita o acesso ao estacionamento a outros condutores.
No que diz respeito a
Portugal, e ainda que os dados não sejam tão elevados como noutros países, a
cidade de Lisboa regista um aumento de 1% no tempo médio de estacionamento por
sessão. Por outro lado, nem todas as cidades apresentam valores correspondentes
a aumentos. A cidade de Berlim, por exemplo, apresenta um registo de menos 15%
de tempo médio por sessão de estacionamento, seguido de Madrid, em Espanha, com
menos 5%, o que pode significar uma mudança face a uma utilização mais
eficiente do estacionamento, ou até mudanças na forma como as pessoas viajam e
se deslocam nos grandes centros urbanos.
“Quando a média de duração dos
estacionamentos aumenta aponta, normalmente, para um desequilíbrio de oferta e
procura. As cidades podem ter que responder com a criação de maiores
infraestruturas de estacionamento, como sejam mais locais de estacionamento, ou
adoptando estratégias de preçários mais inteligentes. O que resulta numa cidade
pode não resultar noutra, mesmo dentro do mesmo país. Com a EasyPark Insights
cada cidade pode desenvolver estratégias personalizadas, baseadas em dados”,
refere Jennifer Amador Tavares de Sousa.
Metodologia
Para calcular a duração média
do estacionamento, o EasyPark Group analisou os dados dos utilizadores da
aplicação EasyPark ao longo dos anos de 2023 e 2024. O conjunto de dados inclui
sessões de estacionamento anónimas em todas as cidades, capturando o tempo que
os veículos individuais permaneceram estacionados por sessão, que foi então
utilizado para calcular a duração média de estacionamento por carro estacionado
em cada cidade.
Para calcular o preço médio de
estacionamento em cada país, o EasyPark Group selecionou cinco grandes cidades
por país. Em cada cidade, foi recolhido o custo por hora de estacionamento para
um carro ligeiro de passageiros em todas as zonas de estacionamento
disponíveis. A média nacional foi então calculada com base na média destes
preços.
Sobre a EasyPark, parte da
plataforma mundial de mobilidade Arrive:
A EasyPark, parte da
plataforma mundial de mobilidade Arrive, é o principal fornecedor de soluções
inteligentes de estacionamento e mobilidade na Europa. Presente em mais de
4.000 cidades em mais de 20 países, a EasyPark simplifica o estacionamento, o
carregamento e a mobilidade em todo o mundo. Em estreita colaboração com as
cidades, a EasyPark está a impulsionar a digitalização, utilizando informações
baseadas em dados e soluções inteligentes para tornar as cidades mais
habitáveis.
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Fonte: Newsline – Gabinete de
imprensa e comunicação
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