quarta-feira, 9 de julho de 2025

“MATTEL LANÇA GLOBALMENTE A NOVA BARBIE COM DIABETES TIPO 1 E A APRESENTADORA INÊS ABRANTES TORNA-SE A PRIMEIRA EMBAIXADORA EM PORTUGAL"


Por: Maria Francisca Espadinha

Com o objetivo de promover narrativas inclusivas e empáticas, a Barbie Diabetes Tipo 1 chega às prateleiras para celebrar a diversidade, a inclusão e a autorrepresentação nas brincadeiras infantis

No mês de Julho, a Mattel dá mais um passo na construção de um mundo de brincadeiras mais inclusivas e empáticas ao lançar a nova Barbie Diabetes Tipo 1, uma boneca que se junta à linha global Barbie Fashionistas e que visa aumentar a representatividade das crianças, promover novas narrativas e incentivar brincadeiras que divertem, ensinam e preparam as crianças para o futuro e Portugal conta com a apresentadora e personal trainer Inês Abrantes como embaixadora.

Reconhecendo a importância de que cada criança encontre uma Barbie que a represente e com a qual possa contar a sua própria história, a marca acredita que este é mais um passo importante no compromisso que mantém para com a inclusão e a representatividade. “A Barbie ajuda a moldar as primeiras perceções das crianças sobre o mundo e, ao representar condições médicas com a DT1, garantimos que mais crianças se reconheçam nas histórias que criam e nas bonecas que adoram”, afirma Krista Berger, Vice-Presidente Sénior da Barbie e Diretora Global de Bonecas.

Para garantir uma representação fiel da DT1, a Barbie lançou esta boneca em parceria com a Breakthrough T1D, a principal organização mundial dedicada à investigação e defesa desta condição autoimune crónica. A nível nacional, a Mattel contou ainda com o apoio das crianças da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) que acreditam “que a inclusão é essencial para promover a autoestima e o bem-estar das crianças com diabetes tipo 1. A nova Barbie é uma ação importante na aceitação desta condição, permitindo que as crianças se vejam refletidas nas suas brincadeiras e histórias. Estamos orgulhosos por ter contribuído para esta iniciativa que valoriza a diversidade e a inclusão” referiu Raquel Coelho, Coordenadora Médica do Departamento de Crianças e Jovens da APDP.

Cuidadosamente desenvolvida, a nova Barbie Diabetes Tipo 1 resulta de um trabalho de investigação que reflete com precisão os dispositivos médicos usados pelos portadores desta condição, até nos mais pequenos detalhes. Desde a bomba de insulina, que permite a administração automatizada de insulina conforme necessário, à carteira azul-pastel, perfeita para transportar os acessórios médicos ou snacks para o dia, até ao conjunto de top e saia azul com bolinhas brancas, que fazem referência aos símbolos globais da consciencialização para a diabetes.

Inês Abrantes é a primeira embaixadora da Barbie Diabetes Tipo 1 em Portugal, já que se tem dedicado à normalização e aceitação da DT1, mostrando que a doença não é o fim do mundo, mas sim uma oportunidade para viver de uma nova forma. Praticante de desporto desde que se lembra, Inês revela que o seu objetivo de vida é capacitar cada vez mais pessoas através do exercício físico, do conhecimento e domínio do corpo, ajudando-as a aumentar a autoestima e a sentirem-se mais integradas na sociedade. Reitera acreditar que a nova Barbie Diabetes Tipo 1 será, para as crianças, um símbolo importante de aceitação pessoal e social.

As bonecas que entram para a linha Barbie Fashionistas 2025 são produzidas com um mínimo de 50% de plástico biocircular certificado pelo ISCC, e as suas embalagens são fabricadas com materiais certificados pelo FSC. Alinhada com os valores de criar um mundo mais tolerante, empático e inclusivo através das brincadeiras na infância, a Barbie Diabetes Tipo 1 (PVP 15,99€) é ainda uma boneca mais sustentável e já está disponível na loja online da Mattel e em retalhistas. 

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

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