Por: Maria Francisca Espadinha
Com o objetivo de promover
narrativas inclusivas e empáticas, a Barbie Diabetes Tipo 1 chega às
prateleiras para celebrar a diversidade, a inclusão e a autorrepresentação nas
brincadeiras infantis
No mês de Julho, a Mattel dá
mais um passo na construção de um mundo de brincadeiras mais inclusivas e
empáticas ao lançar a nova Barbie Diabetes Tipo 1, uma boneca que se junta à
linha global Barbie Fashionistas e que visa aumentar a representatividade das
crianças, promover novas narrativas e incentivar brincadeiras que divertem,
ensinam e preparam as crianças para o futuro e Portugal conta com a
apresentadora e personal trainer Inês Abrantes como embaixadora.
Reconhecendo a importância de
que cada criança encontre uma Barbie que a represente e com a qual possa contar
a sua própria história, a marca acredita que este é mais um passo importante no
compromisso que mantém para com a inclusão e a representatividade. “A Barbie
ajuda a moldar as primeiras perceções das crianças sobre o mundo e, ao
representar condições médicas com a DT1, garantimos que mais crianças se
reconheçam nas histórias que criam e nas bonecas que adoram”, afirma Krista
Berger, Vice-Presidente Sénior da Barbie e Diretora Global de Bonecas.
Para garantir uma
representação fiel da DT1, a Barbie lançou esta boneca em parceria com a
Breakthrough T1D, a principal organização mundial dedicada à investigação e
defesa desta condição autoimune crónica. A nível nacional, a Mattel contou
ainda com o apoio das crianças da Associação Protetora dos Diabéticos de
Portugal (APDP) que acreditam “que a inclusão é essencial para promover a
autoestima e o bem-estar das crianças com diabetes tipo 1. A nova Barbie é uma
ação importante na aceitação desta condição, permitindo que as crianças se
vejam refletidas nas suas brincadeiras e histórias. Estamos orgulhosos por ter
contribuído para esta iniciativa que valoriza a diversidade e a inclusão”
referiu Raquel Coelho, Coordenadora Médica do Departamento de Crianças e Jovens
da APDP.
Cuidadosamente desenvolvida, a
nova Barbie Diabetes Tipo 1 resulta de um trabalho de investigação que reflete
com precisão os dispositivos médicos usados pelos portadores desta condição,
até nos mais pequenos detalhes. Desde a bomba de insulina, que permite a
administração automatizada de insulina conforme necessário, à carteira
azul-pastel, perfeita para transportar os acessórios médicos ou snacks para o
dia, até ao conjunto de top e saia azul com bolinhas brancas, que fazem
referência aos símbolos globais da consciencialização para a diabetes.
Inês Abrantes é a primeira
embaixadora da Barbie Diabetes Tipo 1 em Portugal, já que se tem dedicado à
normalização e aceitação da DT1, mostrando que a doença não é o fim do mundo,
mas sim uma oportunidade para viver de uma nova forma. Praticante de desporto
desde que se lembra, Inês revela que o seu objetivo de vida é capacitar cada
vez mais pessoas através do exercício físico, do conhecimento e domínio do
corpo, ajudando-as a aumentar a autoestima e a sentirem-se mais integradas na
sociedade. Reitera acreditar que a nova Barbie Diabetes Tipo 1 será, para as
crianças, um símbolo importante de aceitação pessoal e social.
As bonecas que entram para a
linha Barbie Fashionistas 2025 são produzidas com um mínimo de 50% de plástico
biocircular certificado pelo ISCC, e as suas embalagens são fabricadas com
materiais certificados pelo FSC. Alinhada com os valores de criar um mundo mais
tolerante, empático e inclusivo através das brincadeiras na infância, a Barbie
Diabetes Tipo 1 (PVP 15,99€) é ainda uma boneca mais sustentável e já está
disponível na loja online da Mattel e em retalhistas.
Fonte: MARIE – PR & Brand
Consulting
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