CARRIS fiscaliza utilização indevida dos corredores BUS e das paragens
Em cerca de seis meses
registaram-se mais de 3.000 infrações, que resultaram em advertências, multas e
ativação de reboques. Esta medida arrancou em setembro do ano passado, numa
parceria com a Polícia Municipal.
Mais de
3.000 infrações por uso indevido de paragens e corredores BUS
Em pouco mais de seis meses, a CARRIS registou mais de 3.000 infrações por utilização indevida das paragens e dos corredores BUS, numa fiscalização que resultou em advertências, multas e reboques.
Esta medida, que arrancou em
setembro do ano passado, numa parceria com a Polícia Municipal, tem como
intuito melhorar a circulação dos autocarros e elétricos na cidade de Lisboa e
aumentar a sua velocidade comercial.
Foi implementado um conjunto
de medidas, destacando-se a fiscalização à utilização indevida das paragens e
dos corredores BUS.
Contribuição para a melhoria
da circulação dos autocarros e elétricos
1.591 advertências, 1.441
multas e 28 casos de ativação de reboques
Este projeto começou pela sensibilização dos condutores, pelo que o maior número de infrações resultou em advertências, tendo-se registado, no total, 1.591 advertências, 1.441 multas e 28 casos de ativação de reboques.
O serviço de fiscalização nas
paragens e nos corredores BUS é uma das etapas do plano para libertar, cada vez
mais, as vias de circulação dedicadas ao transporte público, contribuindo,
assim, para a melhoria da circulação dos autocarros e elétricos e para a
mobilidade na cidade de Lisboa.
A melhoria do serviço de
transporte público é uma prioridade para a Cidade e, por esse motivo, está
previsto o alargamento deste serviço através de ações conjuntas com a EMEL e,
numa fase posterior, com agentes da CARRIS. Atualmente, as sanções aos infratores
são aplicadas pelas forças de segurança.
Novos
corredores BUS, prioridade semafórica e câmaras nos veículos
Em articulação com a Câmara
Municipal de Lisboa, está ainda a ser implementado um conjunto de outras ações
que passam, nomeadamente, pela criação de novos corredores BUS e pela
implementação de prioridade semafórica nos cruzamentos mais relevantes.
Além destas atividades, no
quadro da participação da CARRIS no Projeto Europeu UPPER, a empresa está
também a testar a utilização de câmaras nos seus veículos, para detetar
automaticamente infrações de tráfego com impacto na circulação dos autocarros e
elétricos.
Fonte: CARRIS



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