O top cinco de nacionalidades inclui ainda os alemães, franceses, italianos e turistas dos Países Baixos, Roterdão e Antuérpia foram os principais destinos dos portugueses, Madrid foi a cidade dos país vizinho que os portugueses mais visitaram
Por: Inês Fernandes
O turismo em Portugal continua
em alta, com previsões de estabilização, crescimento, mas também diversidade de
procura e oferta, e a semana da Páscoa continua a ser um momento alto do ano
com picos de ocupação hoteleira e movimentação turística. Tal como em anos
anteriores, os turistas espanhóis foram os que lideraram o top de visitantes em
Portugal, e também os que mais gastaram no nosso país durante os dias da Semana
Santa, de acordo com a SIBS Analytics, representando 18% das transações
bancárias em território nacional, numa tendência de crescimento de gastos em
comparação com o ano passado. Esta tendência vem acompanhada da circulação de
automóveis internacionais em Portugal e mais condutores estrangeiros nas
estradas portuguesas.
Esta tendência vem acompanhada
da circulação de automóveis internacionais em Portugal e mais condutores
estrangeiros nas estradas portuguesas.
A aplicação de estacionamento
EasyPark analisou os estacionamentos realizados em Portugal durante os dias da
Semana Santa, de 11 a 21 de Março,
revelando que foram os
espanhóis quem mais estacionou em Portugal. Seguidos de perto dos turistas da
Alemanha, França, Itália e Países Baixos, o top cinco de nacionalidades que
visitaram o país. De facto, os nossos vizinhos não apenas são dos que mais visitam
Portugal ao longo do ano, como também têm como destino principal Portugal em
épocas festivas.
Assim, 30% dos visitantes
condutores em Portugal eram de origem espanhola, seguidos dos alemães (17,8%),
franceses (12%), italianos (8%) e dos neerlandeses que representaram 7%. Lisboa
é, de facto, a cidade mais visitada pelos condutores espanhóis durante a Semana
Santa.
A preferência alemã com a
Península Ibérica é, ainda, bastante clara, uma vez que, de acordo com dados da
EasyPark, Espanha teve também nos alemães os seus principais turistas,
representando 36% do total de estrangeiros que visitaram o país vizinho. Contudo,
os portugueses representaram apenas 2% dos visitantes em Espanha, sendo Madrid
a cidade de eleição.
Na verdade, os portugueses
optaram por cidades como Roterdão e Antuérpia como destino de eleição neste
período de férias, Copenhaga, Amesterdão e Milão. Representando uma tendência
turística dentro da Europa que se tem consolidado nos últimos anos.
“O turismo em Portugal tem
vindo a crescer bastante e, tal como apontam os dados oficiais do Turismo de
Portugal, ultrapassou já as tendências pré-pandemia. Com estas movimentações de
visitantes, e considerando a fácil circulação de viaturas em toda a Europa, os
dados que a EasyPark recolhe são reflexo de um incremento no turismo europeu em
Portugal”, comenta Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do
EasyPark Group. “É natural e histórica esta movimentação entre Portugal e
Espanha, mas é também claro o interesse de outras nacionalidades pelo nosso
país. A possibilidade de utilizar a tecnologia a favor dos utilizadores, sem
complicações ou barreiras linguísticas no ato de pagamento e gestão da
mobilidade é um fator determinante para uma experiência e visita mais
aprazível. O nosso foco são as cidades mais habitáveis e uma mobilidade sem
fricções em mais países", conclui.
Sobre o
EasyPark Group:
O EasyPark Group é uma
plataforma mundial de mobilidade que tem como visão tornar as cidades mais
habitáveis. Presente em mais de 20.000 cidades em mais de 90 países, a empresa
simplifica a mobilidade em todo o mundo.
Em 2025, o EasyPark Group
expandiu os seus serviços através de algumas aquisições, sendo a mais
significativa a aquisição da Flowbird. O grupo está preparado para apoiar as
cidades, fabricantes de automóveis, empresas e operadores com uma plataforma de
mobilidade onde a tecnologia, os dados, as informações e os pagamentos tornam a
vida urbana mais simples para todos.
O EasyPark Group é reconhecido
como uma das empresas de crescimento mais rápido da Europa pelo Financial Times
e a Statista.
Visite o site http://www.easyparkgroup.com para
conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informações.
O que fazemos é tornar a vida
urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.
Fonte: Newsline – Gabinete de
imprensa e comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário