quarta-feira, 30 de abril de 2025

“1 em cada 3 crianças portuguesas têm excesso de peso: atividade física é fundamental à saúde infantil”


Por: Inês Fernandes

Dados do último COSI indicam que a prevalência do excesso de peso e obesidade aumenta com a idade, sendo os 8 anos o ponto de maior incidência, a utilização da tecnologia para monitorizar as atividades físicas das crianças pode ser um aliado na saúde dos mais novos.

A Organização Mundial de Saúde apresenta regularmente relatórios que monitorizam a saúde dos mais novos, destacando-se entre estes a vigilância nutricional infantil.  Os últimos dados revelam que 31,9 % das crianças em Portugal sofrem de excesso de peso, dos quais 13,5% são considerados obesos.

Estes dados são mais elevados na região dos Açores, e mais baixos no Algarve. Mas de um modo geral, é na faixa etária dos 8 anos que estes valores ultrapassam a média, chegando aos 35,3%.

A necessidade de fomentar nos mais novos um estilo de vida mais saudável e ativo tem vindo a tomar conta das preocupações dos pais e educadores, sobretudo numa época em que o uso de equipamentos como os telemóveis e tablets tem levado a que os mais novos se tenham tornado mais sedentários, passando horas sentados a navegar na internet ou a jogar online.

Mas, a tecnologia pode, contudo, ser um dos maiores aliados das crianças para os ajudar a terem uma vida mais ativa. Os relógios inteligentes desenvolvidos para os mais novos têm um foco não apenas na sua saúde digital e mental, mas também física.

“Quando pensamos em tecnologia direcionada aos mais novos não pensamos em equipamentos que os mantenham no mesmo lugar, mas sim que os tornem mais ativos, mais em contacto com o mundo e a natureza. Pensamos de uma forma integrada através da qual os mais pequenos não apenas aprendem a utilizar a tecnologia no seu quotidiano, mas que o façam de forma consciente e ativa, e a utilizem a seu favor”, explica Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily, empresa ibérica líder no desenvolvimento de smartwatches na Europa.

Assim, os equipamentos permitem desde logo monitorizar alguns elementos de saúde e bem-estar que dão aos pais uma maior percepção das atividades que os pequenos desenvolvem. Os dispositivos trazem ferramentas como o termómetro, pulsómetro, medidor de oxigénio ou até pressão arterial, mas é a funcionalidade de seguimento de atividade física que ajuda a promover hábitos de vida mais saudáveis desde tenra idade.

Fins de semana prolongados: desafios de atividade física com os mais novos

A existência deste tipo de monitorização é muito útil para o quotidiano dos mais novos. Mas, aproveitando os fins-de-semana prolongados que temos à porta, é possível até desenvolver alguns pequenos desafios com os mais novos:

• Definir um número de passos mínimos por dia: assim promove nos mais novos o hábito de caminhar ao longo do dia;

• Definir um desafio diário de atividade física: por exemplo, uma hora de bicicleta ou 30 minutos de corrida, promovem nos pequenos o espírito de colaboração e de manter o corpo ativo diariamente;

• Definir horas específicas para levantar e deitar: promovendo um hábito saudável de horas de sono, ao mesmo tempo que mantém o ritmo do período escolar.

O principal objetivo destas e outras estratégias é o de aproveitar os tempos de lazer para promover estilos de vida mais saudáveis que irão, posteriormente, acompanhar os mais pequenos no seu crescimento, assim como fomentar o uso da tecnologia sempre a favor dos mais novos e como uma ferramenta aliada do seu crescimento.

“Queremos ajudar os pais a fomentar hábitos saudáveis nos seus filhos desde pequenos, assim como a crescer com a tecnologia como sua aliada em todos os momentos da sua vida, seja para brincar, aprender e manter-se conectados com a família”, comenta o CEO.

 

Sobre a SaveFamily:

 

A SaveFamily é uma empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui produtos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 500 mil famílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário