quarta-feira, 2 de outubro de 2024

“EXPOSIÇÃO: A PRESENÇA AGOSTINIANA EM PORTUGAL VAI ESTAR PATENTE EM TORRES VEDRAS”


Passado, Presente e Futuro da Ordem de Santo Agostinho em Portugal é uma exposição itinerante organizada por esta ordem religiosa que vai estar patente no Museu Municipal de Torres Vedras entre os próximos dias 4 de outubro e 1 de dezembro.

Trata-se de uma mostra que celebra o 50.º aniversário do regresso da Ordem de Santo Agostinho a Portugal (a qual tinha sido expulsa do país em 1834), sendo que a sua apresentação em Torres Vedras conta com o apoio da respetiva Câmara Municipal.

Organizada e disposta segundo três eixos temporais - “Passado”, “Presente” e “Futuro” , a exposição oferece aos visitantes uma visão abrangente da história e dos contributos significativos da Ordem de Santo Agostinho em território português (onde se implantou no século XIII), destacando personalidades marcantes desta ordem religiosa, documentos históricos, obras religiosas e a evolução da mesma.

Na secção da exposição dedicada ao “Passado” são dadas a conhecer algumas das principais personalidades da Ordem de Santo Agostinho em Portugal (como São Gonçalo de Lagos, Aleixo de Meneses ou Frei Tomé de Jesus), para além de uma amostra significativa de acervo bibliográfico dos séculos XVII-XVIII e peças escultóricas de finais do século XVII. Já a secção relativa ao “Presente” destaca o esforço de restauração em Portugal da Ordem de Santo Agostinho, o que acontece desde 1959, com ênfase na tomada de posse da igreja de São Vicente na Guarda, em janeiro de 1974, marcando a definitiva restauração desta ordem religiosa em Portugal. Esta parte da mostra apresenta documentos oficiais, fotografias e exemplares originais do hábito religioso agostiniano. Por fim, a secção de “Futuro” da exposição ressalta a importância dos leigos, famílias e jovens na continuidade da Ordem de Santo Agostinho em Portugal, destacando a Juventude Agostiniana Portuguesa (JAP) e as fraternidades seculares agostinianas. Esta última parte da mostra testemunha a vitalidade da Ordem de Santo Agostinho em Portugal.

A inauguração da exposição Passado, Presente e Futuro da Ordem de Santo Agostinho em Portugal no Museu Municipal de Torres Vedras realiza-se no dia 4 de outubro, pelas 18h00. A mesma pode ser visitada gratuitamente.

A propósito do local de realização da exposição em Torres Vedras, é de referir que mesma acontecerá num espaço onde funcionou um convento agostinho: o Convento de Nossa Senhora da Graça de Torres Vedras, o qual foi construído no século XVI (no local onde existiu uma gafaria) e ocupado por frades da Ordem de Santo Agostinho até 1834, ano em que as ordens religiosas foram expulsas de Portugal. Posteriormente, em 1887, esse espaço seria adquirido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, que o mantém na sua posse até à atualidade. Os frades agostinhos estavam, de resto, desde o século XIV em território torriense, sendo que o seu primeiro espaço no mesmo situou-se na Várzea Grande (defronte da Igreja de Santiago de Torres Vedras), o qual foi abandonado devido à frequente ocorrência de cheias motivadas pelo transbordo do rio Sizandro. Mais informações sobre a história do Convento de Nossa Senhora da Graça de Torres Vedras podem ser consultadas aqui: https://www.cm-tvedras.pt/artigos/detalhes/mosteiro-e-convento-de-nossa-senhora-da-graca

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

Nenhum comentário:

Postar um comentário