segunda-feira, 21 de outubro de 2024

“VENCEDORES PRÉMIOS 2024 DE BANDA DESENHADA DA AMADORA”


Já são conhecidos os vencedores da edição 2024 dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no dia 20 de outubro, no Núcleo Central do Amadora BD, no Parque da Liberdade e, pelo quarto ano consecutivo, foi distinguido com um prémio pecuniário de € 5.000 à Melhor Banda Desenhada de Autor Português, que este ano foi atribuído a Jorge Coelho, pelo livro O Grande Gatsby - A Novela Gráfica Definitiva. Nesta edição, o júri decidiu, ainda, atribuir o Troféu de Honra a Luís Louro, pelos seus 40 anos de carreira e pela qualidade das suas obras editadas recentemente.

O júri dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora foi constituído por três jurados – Hugo Pinto (Presidente do Júri e representante do Município da Amadora), critico literário e especialista em banda desenhada, Paulo Monteiro, Presidente do Clube Português de Banda Desenhada, e João Ramalho Santos, investigador e especialista em banda desenhada.

Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português

O Grande Gatsby - A Novela Gráfica Definitiva, de Jorge Coelho e Ted Adams, editado pela Comic Heart/Nona Literatura

Melhor Obra Estrangeira de Banda Desenhada Editada em Português

Tananarive, de Sylvain Vallee e Mark Eacersall, editado pela ASA BD

Prémio Revelação

Filipa Beleza, pelo livro Amor, editado pela Iguana, uma chancela da Penguin Random House Grupo Editorial

Melhor Fanzine / Publicação Independente

A Armação, de Daniel Silvestre, editado por Bedeteca de Beja (Município de Beja) / Centro de Língua Portuguesa Camões IP em Bruxelas

Melhor Edição Portuguesa de Banda Desenhada

David Melgueiro - A Passagem Impossível, de José Ruy, editado pela Ala dos Livros

 

SOBRE OS PRÉMIOS DE BANDA DESENHADA DA AMADORA (PBDA)

Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) são uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, no âmbito do Amadora BD que, desde 1990, distingue os autores de banda desenhada, portugueses e internacionais. 

Em 2024, o Amadora BD reafirma o seu compromisso e missão de investir nos autores e na banda desenhada e atribui pelo quarto ano consecutivo um prémio pecuniário no valor de € 5.000 à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português.

Há mais de 30 anos que o Festival apoia a produção de obras deste género literário, em contexto nacional e com impacto internacional.

 

SOBRE O AMADORA BD

Criado em 1990, o Amadora BD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, que tem por objetivo promover a banda desenhada. Organizado ininterruptamente desde a sua criação, o Amadora BD é o mais importante festival de banda desenhada em Portugal e um dos mais aclamados a nível europeu.

A programação anual reúne autores, editores, agentes e colecionadores de diferentes nacionalidades em sessões de autógrafos, exposições, lançamentos, oficinas e apresentações. No âmbito do Amadora BD, os Prémios de Banda Desenhada da Amadora, distinguem, todos os anos os autores e os jovens que se destacam no panorama da Banda Desenhada.

 

DESTAQUES DA 35ª EDIÇÃO DO AMADORA BD

São 15 as exposições que, de 17 a 27 de outubro, podem ser visitadas durante a 35ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora – Amadora BD 2024. Sob o tema ‘Humanidade’, o evento celebra os 50 anos do 25 de abril apresentando inúmeras exposições que exaltam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade.

Mafalda, Daredevil e Naruto são alguns dos personagens que vão estar patentes na 35ª edição do Amadora BD. O Festival traz este ano a Portugal mais de uma dezena de autores da banda desenhada internacional que vão lançar as edições portuguesas das suas obras no Amadora BD:  a sul-coreana Keum Suk Gendry-Kim (Grass), a holandesa Aimée de Jongh (adaptação para BD do clássico de Wiliam Goulding, Lord of the Flies), o francês Mathieu Sapin (Edgar), o brasileiro Marcelo D’Salete (Mukanda Tiodora), Christian Lax (A Universidade das Cabras) e Mikäel (continuação da série Giant). Alex Maleev e Joe Rubinstein marcam também presença no Amadora BD’24, acompanhando a exposição dedicada ao herói da Marvel Comics, Daredevil (Demolidor).

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário