Por: Fábio Fialho
A Honda, uma das principais
marcas no setor automóvel, está a desenvolver um projeto inovador que poderá
resolver alguns dos problemas mais comuns associados aos sidecars de motos. O
novo conceito baseia-se num sidecar com assistência elétrica, destinado a
melhorar a manobrabilidade e a estabilidade, eliminando os principais desafios
que os condutores enfrentam ao utilizar este tipo de equipamento.
Originalmente criados para
bicicletas, os sidecars tornaram-se populares no início do século XX,
permitindo que as motos transportassem mais passageiros e carga. No entanto,
com o surgimento de automóveis acessíveis, como o Ford Model T, a popularidade
dos sidecars começou a diminuir. Apesar de terem sido amplamente utilizados até
à Segunda Guerra Mundial, a chegada de carros mais baratos e produzidos em
massa nos anos 50 praticamente eliminou a necessidade de sidecars.
Hoje em dia, os sidecars são
raramente vistos nas estradas, e poucos motociclistas têm experiência com eles.
Contudo, os problemas de manuseamento que eles apresentam são bem conhecidos. O
desequilíbrio causado pelo sidecar leva a uma condução assimétrica. Ao
acelerar, a tração ocorre apenas numa roda lateral, criando um efeito de desvio
que o condutor tem de compensar.
Na travagem, a situação
complica-se ainda mais, especialmente se a roda do sidecar não estiver equipada
com um sistema de travagem, o que pode fazer com que a moto desvie para um dos
lados. Além disso, nas curvas, o comportamento do veículo altera-se drasticamente,
devido à distribuição desigual do peso e à impossibilidade de inclinar a moto,
que é um dos elementos essenciais para uma condução segura e eficaz.
Fonte: Motociclismo Portugal
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