Criado por alunos do IST, o projeto Técnico Fuel Cell usa hidrogénio como combustível, garantindo a produção de energia limpa e sustentável para alimentar o seu motor elétrico. Como resultado, em vez de fumos poluentes, sai água pura como resíduo.
Um carro citadino e sustentável movido a hidrogénio, concebido e construído em Portugal: é assim que a equipa do Instituto Superior Técnico apresenta o “Técnico Fuel Cell”, recentemente dado a conhecer num roll out ao público em que ligou o motor e deu umas voltas, apesar de alguns desafios inesperados.
Neste momento, o Técnico Fuel
Cell - também conhecido como TFC01- consiste num protótipo com 130kg e apenas
uma roda motriz por motivos de eficiência, apresentando uma tecnologia de
célula de combustível PEM (Proton Exchange Membrane).
A utilização de hidrogénio (a 200bar) como combustível garante a produção de energia limpa e sustentável para alimentar o motor elétrico do veículo. Resultado: em vez de fumos poluentes, sai água pura como resíduo.
“É a única
equipa em Portugal com carro movido a H2 desenvolvido por estudantes, mas também,
demostra o compromisso com sustentabilidade, a inovação e o desenvolvimento tecnológico”
resume Duarte Soares, team leader do TF 01.
No futuro, o projeto vai poder ser acompanhado na competição “Shell Eco-marathon de Urban Concepts”, mas antes disso pôs o motor a trabalhar e deu umas voltas, pela primeira vez para o público em geral.
“A
apresentação do TFC01 foi, tal como o trabalho até aqui desenvolvido, uma montanha-russa
de emoções e desafios, mas que acabou a ser um sucesso”,
referiu Duarte Soares em declarações ao SAPO TEK, sublinhando a preparação da
equipa “para o inesperado”.
O team leader partilhou que nas últimas semanas antes do evento houve desafios inesperados, “desde um controlador de motor que se queimou, a um DC/DC no sistema de powertrain que decidiu também entrar em curto-circuito, um suporte do motor que não queria ficar no sítio e uma carroçaria que parecia não querer ficar bem pintada”.
Nem as condições
meteorológicas ajudaram no dia do roll out, sexta-feira, 28 de março, com um
temporal que obrigou a equipa a adaptar os planos de test drive do carro. A
solução foi convencer o IST a deixar o carro andar dentro do Pavilhão Central.
E andou.
“Apesar de todo o trabalho e dedicação, ao formar esta equipa e ao conceber este protótipo aprendemos que as coisas nem sempre correm como pretendemos. Temos que nos adaptar e fazer funcionar, ser engenheiros”, afirmou Duarte Soares.
Neste momento, acrescentou, a
equipa “mal pode esperar pela competição em
França”, assim como por próximos eventos e pelos próximos
protótipos “que estamos já a começar a
conceber!”.
O TFC01 conta atualmente com 49 membros de diversas áreas da engenharia, incluindo Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Mecânica, passando por Química e até de Materiais. A implementação deste projeto envolve uma colaboração única entre estudantes, docentes e empresas privadas.
Empresas como a Ecocompositos,
Effectech do UK, Mouser dos USA, Bolas e Beta Tools, RTS, Emetres e Massivit de
Israel, MEANWELL de Taiwan, BRM Land Africa de Sintra e Sensiron da Suíça
forneceram materiais e tecnologias essenciais para a construção do veículo. O
apoio financeiro e técnico vem de organizações como Galp Energia, REN, Grupo
ProCME, Caixa Geral de Depósitos e Santander.
“O
Técnico Fuel Cell representa o melhor da inovação, colaboração e
empreendedorismo em Portugal. O nosso trabalho pretende inspirar a próxima
geração de engenheiros e empreendedores, mas também posicionar o país na
vanguarda da revolução da mobilidade sustentável”,
resume Duarte Soares.
Fonte: Sapo on-line
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