quinta-feira, 4 de abril de 2024

“Iniciativas: Amadora aposta na dinamização do mercado local de arrendamento”


Programa municipal apoia obras de conservação em imóveis

 

No âmbito das Novas Políticas de Habitação, a Câmara Municipal da Amadora aprovou a criação de um Programa Municipal de Apoio à Realização de Obras de conservação no interior de frações habitacionais PARAH ARRENDAR, para imóveis destinados exclusivamente a arrendamento, inseridos no parque habitacional privado, com o objetivo de dinamizar o mercado local de arrendamento.  

O programa visa responder à escassez de oferta de habitação e à existência de um parque habitacional privado envelhecido e desqualificado, incentivando os proprietários de imóveis habitacionais que já estão no mercado de arrendamento ou que estão devolutos, a realizarem obras que visem a melhoria do seu estado de conservação interior, através de uma comparticipação financeira, a fundo perdido, a pagar pela Câmara Municipal da Amadora no valor equivalente a 30% do valor total das obras elegíveis.

Em contrapartida, os imóveis cujas obras forem apoiadas terão de ser colocados no mercado de arrendamento, o que permitirá a qualificação do parque habitacional privado, a par com o aumento da oferta de habitação na cidade da Amadora.

Os limites máximos das comparticipações a pagar pelo município, por cada candidatura, tendo por base a tipologia do imóvel são os seguintes: T0 e T1 – 6 mil euros; T2 – 7 mil e 200 euros; T3 – 8 mil e 400 euros; T4 ou mais – 9 mil e 600 euros.

O programa contempla a realização de obras de conservação no interior das habitações, incluindo intervenções nas redes de eletricidade, telecomunicações, gás, água e esgotos.

A candidatura ao PARAH ARRENDAR implica reunir, cumulativamente, os seguintes requisitos: possuir licença de utilização para habitação emitida há pelo menos 15 anos; o requerente ser proprietário, usufrutuário ou superficiário do imóvel objeto da candidatura; no caso de imóveis detidos por mais de um proprietário, usufrutuário ou superficiário, ser demonstrado que existe unanimidade dos contitulares em relação à realização das obras e ao arrendamento do imóvel após a realização das mesmas.

A concessão do apoio à realização de obras para uma ou mais frações ou unidades independentes de um prédio, ao abrigo do PARAH ARRENDAR não inviabiliza a candidatura do prédio aos programas municipais Reabilita +, PLUS, ECO e Vertical destinados à realização de obras nas partes comuns dos mesmos.

Este programa funciona como um complemento à iniciativa privada e a outros programas de apoio municipais e nacionais já existentes.

Para mais informações, os interessados devem consultar o Regulamento do PARAH ARRENDAR em www.cm-amadora.pt e preencher o respetivo formulário de candidatura, a partir do dia 2 de maio de 2024.

Fonte: Câmara Municipal Amadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário