segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

“Interrupção carnavalesca: a segurança dos mais novos com a ajuda dos relógios inteligentes”


Por Inês Fernandes

● Os dias da tolerância de ponto do Carnaval podem ser momentos em que as crianças passam mais tempo online, sobretudo quando o mau tempo não permite brincar na rua

● Os relógios inteligentes com controlo parental e IA direcionada a crianças podem ser uma ferramenta para ajudar os mais novos a manterem-se ativas

Esta semana fica marcada pelas celebrações do Carnaval um pouco por todo o país. No final do dia desta 6ª feira, os mais pequenos saem da escola para cinco dias de diversão, festas e tempo livre, mas os pais nem sempre têm disponibilidade para estar com os mais novos. Com a proibição do uso de telemóveis em contexto escolar, os mais pequenos aproveitam, assim, estes momentos para compensar o uso da tecnologia, e os perigos aumentam exponencialmente.

De acordo com dados da SaveFamily, em períodos festivos e fins-de-semana cerca de 41,1% dos mais novos usa ecrãs entre 3 a 5 horas diárias, um valor mais acentuado nas crianças acima dos 12 anos, mas que é transversal a todas as faixas etárias e que cresce significativamente fora do período escolar. Desta forma, os dias que se aproximam podem ser momentos em que os mais pequenos ficam agarrados à tecnologia, compensando o tempo escolar em que em Portugal já é proibido o uso de telemóveis, e que este ano com o mau tempo fomenta ainda mais os longos momentos em casa.

Sem o controlo parental, estes dados podem tornar-se ainda mais preocupantes, sobretudo com o uso crescente da tecnologia, o aumento da relação com a Inteligência Artificial, e o constante cyberbullying que coloca os mais novos em perigo.

“Somos conscientes de que o tempo livre dos mais novos pode corresponder a momentos com maior uso da tecnologia. Os perigos que correm online não cumpre horários, e por isso desenvolvemos com os pais equipamentos que

ajudam a manter os pequenos seguros, mas que respondem também às suas necessidades e ao desenvolvimento de uma relação mais saudável com a tecnologia”, afirma Pedro Chaves Costa o diretor de vendas da SaveFamily para Portugal.

A SaveFamily promove uma estratégia de utilização consciente da tecnologia de forma a garantir um desenvolvimento dos mais novos equilibrado, e garantindo que seja em tempo de aulas ou quantos forem os dias de férias, os pequenos estão seguros. Mais do que proibir o uso da tecnologia, a SaveFamily desenvolve estratégias com os pais para que o tempo que passam online seja consciente, equilibrado e seguro.

Os relógios inteligentes para crianças surgem, assim, como uma alternativa adequada para o quotidiano dos mais novos, mais ainda quando no tempo livre os mesmos continuem a potenciar práticas digitais equilibradas. Se em tempo letivo o modo aula é fundamental para manter os mais novos desconectados e focados nas aulas, no tempo livre as aplicações como o Spotify ou Whatsapp para os mais novos com controlo parental, e as aplicações desenvolvidas para atividades didáticas, ajudam os pequenos a estarem conectados, mas de forma equilibrada. Nestas aplicações, o controlo parental é fundamental para não apenas monitorizar o tempo online, mas também quem são os contactos e conteúdos que chegam aos mais novos, evitam o consumo de informação desadequada à idade, ou até o contacto de desconhecidos e situações de cyberbullying.

E se o controlo parental ajuda a manter os mais novos seguros de forma mais ativa, os novos relógios inteligentes para crianças, como o SaveWatch Plus 2, estão equipados com Inteligência Artificial desenvolvida para os mais novos que controla, de forma constante, os conteúdos que os pequenos tentam procurar online e que, quando as perguntas são desadequadas, bloqueia o acesso a esse conteúdo e os encaminha para falarem com os adultos.

Combinando a tecnologia com as orientações dos pais e uma educação digital consciente, é possível manter os mais novos seguros online. Mas os relógios inteligentes vão ainda mais além e com a monitorização da atividade física permitem ainda motivar os pequenos a serem mais ativos e ajuda os pais a compreender se os pequenos têm comportamentos mais sedentários, estes também muito associados ao uso excessivo da tecnologia.

Os relógios inteligentes são, assim, ferramentas fortes para uma vida mais saudável online e offline, em período de aulas ou férias, com crianças seguras e pais mais descansados, permitindo tempos de lazer com maior tranquilidade e sem exageros.

 

Acerca de SaveFamily

 

É a empresa de origem espanhola líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui os seus produtos em mais de 43 países.

Criada em 2017, uma equipa multidisciplinar composta por mais de 40 profissionais responde a cerca de um milhão de famílias que formam parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline Agência de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário