Les Vins du Portugal faz uma entrada notável na feira Wine Paris 2026, que acontecerá em Paris, de 9 a 11 de fevereiro, no Hall 4 do Centro de Exposições de Paris, em mais de 2.500 metros quadrados. A presença de vinhos portugueses aumentou 3,6 vezes em apenas quatro anos, tornando Portugal o quarto país a expor na feira.
Quase 300 expositores,
representando todas as regiões vinícolas do país – Vinhos Verdes, Porto e
Douro, Dão e Lafões, Trás-os-Montes, Bairrada, Alentejo, Lisboa, Tejo,
Península de Setúbal, Beira Interior, Algarve, Açores e Madeira – destacarão o
que torna Portugal um dos produtores de vinho mais dinâmicos e empolgantes do
mundo.
Para esta edição de 2026, os
vinhos portugueses também oferecerão novas degustações dedicadas a variedades
raras de uvas e ao turismo de vinho, proporcionando aos visitantes um mergulho
privilegiado na diversidade e no conhecimento da vinificação portuguesa.
No mundo
das variedades nativas, uma aula magistral para descobrir seis variedades raras
Portugal não é apenas produtor
de vinho. É a terra do vinho, com caráter, alma e diversidade. Com uma área
seis vezes menor que a da França, o vinhedo português abriga mais de 250
variedades nativas de uva.
Este ano, o Wines of Portugal
oferece aos visitantes uma aula magistral para descobrir algumas das notáveis
variedades de uvas que fazem de Portugal um dos países vinícolas mais diversos
e empolgantes do mundo.
Moderada por Dirceu Vianna
Júnior, Mestre do Vinho, esta sessão será uma oportunidade para destacar seis
variedades raras: Bical Vinhas Velhas, Cercial 2020, Negra mole 2023, Codega do
Larinho, Jampal e Pé de mãe trincadeira.
"Uma verdadeira revolução
ocorreu nas exportações de vinho portugueses: Porto e Madeira, estrelas dos
anos 80, foram em grande parte substituídos por nossos vinhos feitos a partir
de uvas nativas, que possuem tantas qualidades de sabor quanto resistência às
mudanças climáticas, com a rigorosa observância do custo-benefício",
comenta Frederico Falcão, presidente da Viniportugal. "O vinho português
está passando por um momento extraordinário. Nunca nosso país brilhou tanto
internacionalmente, nunca nossos vinhos expressaram tanto a riqueza das nossas
uvas, a diversidade de nossos terroirs e a autenticidade da nossa cultura. Esse
sucesso não é resultado do acaso: é resultado de um esforço coletivo, de uma
visão compartilhada entre produtores, cooperativas e associações, unidas sob a
bandeira de 'Vinhos de Portugal' para promover o verdadeiro valor de nossos
vinhos", acrescenta o Presidente.
Uma
"Degustação Gratuita" com o tema do enoturismo
Coroado campeão mundial do
vinoturismo, por ocasião da Fibega, a Feira Internacional de Turismo
Gastronômico em 2024, o enoturismo responde à "busca por
autenticidade", know-how e localidade. Baseia-se no compartilhamento de
uma história e de uma arte de viver específica de um lugar.
É essa experiência,
acompanhada de uma degustação, que alguns viticultores dedicados compartilharão
com os visitantes da degustação gratuita oferecida pela Wines of Portugal.
Exportações
que estão se mantendo apesar de um contexto econômico incerto
No terceiro trimestre do ano,
as exportações totais de vinho de Portugal atingiram €696 milhões e 259 milhões
de litros, com preço médio de €2,68 por litro. Houve um aumento no volume (+3%)
em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Segundo a ViniPortugal,
França, Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e Angola estão entre os 5
principais mercados de exportação em termos de valor para o período de 2025,
representando 43,2% do valor total das exportações.
A ViniPortugal é a associação
interprofissional responsável pela promoção internacional dos vinhos
portugueses. Sua missão é promover a imagem de Portugal como um grande produtor
de vinho, valorizando a marca "Vinhos de Portugal", contribuindo assim
para um crescimento sustentado no volume e no preço médio dos vinhos
portugueses.
Fonte: Luso Jornal (França)
Parceria

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