Os produtos de duas empresas portugueses presentes este ano no Salão Internacional da Agricultura de Paris fazem sucesso entre os franceses, disseram à Lusa os vendedores que querem inovar mais nas próximas edições.
“Nesta edição, já estamos
quase aqui na reta final, até agora a expectativa correspondeu. As pessoas
aderem muito aos nossos produtos, pela qualidade e está a correr
excecionalmente bem”, disse Alexandre Pinto, funcionário da Saudade Lusa
Produtos de Portugal, acrescentando que os franceses mostram “bastante
interesse” nos produtos portugueses.
A empresa natural de Seia, na
Guarda, marcou presença no certame num dos pavilhões da Paris-Expo Porte de
Versailles com queijos, enchidos, presunto e sandes, “produtos tipicamente
portugueses, artesanais, regionais”, e uma gastronomia “um bocado bastante
diferente da francesa”, referiu.
Para o responsável, esta que
é, pelo menos, a décima participação da empresa, tem como objetivo trazer a
qualidade a “que as pessoas estão habituadas, mas também inovar”.
“Conduzimos sempre a linhagem
dos nossos antepassados e mantemos o sabor e a tradição”, afirmou Alexandre
Pinto, destacando o “método de tradição mais antiga” dos produtos que trouxeram
este ano a Paris e que mostram “não só vontade, como o prazer de representar e
dar a conhecer” Portugal, bem como de recordar e matar a saudade do país no
caso da comunidade portuguesa em França.
Ao fundo do pavilhão de
produtos das regiões de França e de vários países do mundo, os portugueses
foram dando a conhecer e venderam os vários produtos gastronómicos nacionais
dos seus expositores para os milhares de visitantes que já passaram pelo salão
este ano.
“Inicialmente começou tudo por
uma conversa entre amigos, num tom de brincadeira, começámos a ver a situação,
a ver como é que conseguiríamos vir para cá, falámos com o responsável na
altura da feira, ele gostou do nosso produto, gostou da ideia de representar
Portugal, e foi assim que conseguimos entrar aqui”, acrescentou.
Ao lado deste expositor estava
também a LusoNata, de Alcochete, “não só com o pastel nata, mas também produtos
tipicamente portugueses como a ginja, o vinho do Porto e o belo café”, disse o
funcionário do expositor Jorge Correia, acrescentando que os portugueses a
viver em França “relembram o sabor de pastel de nata que lhes traz nostalgia”.
“É uma gratidão muito grande,
porque estamos a apresentar o nosso país e um dos doces típicos do nosso país”,
afirmou Jorge Correia, referindo que os “franceses ficam loucos” com o pastel
de nata, gostando inclusive “de ficar a olhar, de comer com os olhos”.
Já a participar no evento há
alguns anos, a LusoNata vende ainda dois tipos de ginja da região de Serra da
Estrela e de Óbidos, sendo que na próxima edição há a possibilidade de trazer
“outra ginja de outra região, por exemplo”.
“Só para o ano veremos como é
que corre. Este ano, quando isto acabar, veremos qual é o ‘feedback’, nosso
também, se vale a pena estar cá para o ano ou não, mas de certeza que sim, para
o ano estaremos cá de novo, no mesmo sítio, ainda mais fortes”, acrescentou.
A edição deste ano do Salão
Internacional da Agricultura de Paris começou no dia 22 de fevereiro e termina
no domingo, tendo recebido no dia 25 de fevereiro a visita do Ministro da
Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, a convite da sua
homóloga francesa, Annie Genevard.
Fonte: Luso Jornal (França)
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