O evento conta com inúmeros expositores, celebrações e conferências
Fotos: Manuel Portugal, Carris
e Adamastor.
• Salão apresenta inúmeros
expositores de vários países ligados aos veículos clássicos
• Adamastor Furia, o primeiro
supercarro português, é revelado ao público
• Celebrações dos 70 anos da
Alpine, do Citroën DS e do FIAT 600
• Exposição temática assinala
80 anos sobre o fim da Segunda Guerra Mundial
• Comemoração dos 40 anos da
primeira vitória de Ayrton Senna na F1 com a presença de um monolugar mítico do
piloto brasileiro
• Autocarro Daimler Victory de
1967 da Carris dá as boas-vindas aos visitantes
• Concentração de clássicos e
passeios de clubes ao longo dos três dias
• Motor Talks: Entrevistas a
personalidades do sector ao longo de todo o fim-de-semana
O Salão Motorclássico, um dos maiores eventos dedicados ao universo dos automóveis e motos clássicas e desportivas em Portugal, com organização a cargo do Museu do Caramulo, está de regresso já na próxima Sexta-feira, dia 21 de Fevereiro, na Cordoaria Nacional.
Ao longo de três dias, o
evento juntará mais de uma centena de expositores de vários países,
distribuídos ao longo dos cinco pavilhões da Cordoaria Nacional – assim como
das zonas exteriores – abrangendo desde entidades comerciais, que vendem
automóveis, motos, livros, peças ou artigos de colecção, a entidades
institucionais, como clubes, associações ou museus, fazendo do Salão
Motorclássico um evento não só para aficionados do mundo dos clássicos, mas
também para o público em geral.
Como já é habitual, o evento
contará com várias celebrações, entre as quais se destacam os 70 anos do
lançamento de dois automóveis que se tornariam verdadeiros ícones da história
do universo a motor: o popular FIAT 600 e o divinal Citroën DS. A estas juntar-se-á
a comemoração das sete décadas da Alpine, com destaque para os automóveis que
evocam a sua rica herança, e que reflectem também o seu olhar voltado para o
futuro.
A celebração dos 80 anos sobre
o final da Segunda Guerra Mundial terá também lugar de destaque, com uma
exposição temática que inclui um conjunto de veículos muito especiais e em
estreia absoluta no nosso país, em representação do lado do Eixo e dos Aliados.
O cinquentenário do Portaro, o
primeiro todo-o-terreno português, contará com a presença do protótipo original
e a participação de Hipólito Pires, o seu criador, nas Motor Talks, na
comemoração deste que é um importante marco na história da indústria automóvel
portuguesa.
Em paralelo, o Salão
Motorclássico acolherá a estreia absoluta do Adamastor Furia, o primeiro
superdesportivo português. Pela primeira vez, o automóvel pensado, desenvolvido
e produzido em Portugal será revelado ao público, encontrando-se em exposição
no espaço do Museu do Caramulo ao longo dos três dias do evento.
Entre muitos outros momentos
imperdíveis, o Salão Motorclássico receberá ainda a celebração dos 40 anos da
primeira vitória de Ayrton Senna na F1, que a 21 de Abril de 1985, sob chuva
incessante no Autódromo do Estoril, dominava as traiçoeiras 67 voltas, vendo a
bandeira de xadrez em primeiro lugar, e levando à estreia do entretanto célebre
“Ayrton Senna do brasil”. No Salão Motorclássico, o público poderá ver de perto
o mítico Van Diemen RF81 em que Senna fez a sua estreia oficial em monolugares
na Inglaterra em 1981, e com o qual seria campeão da Fórmula Ford 1600 em dois
campeonatos diferentes.
A programação do Salão
Motorclássico incluirá igualmente as Motor Talks, durante as quais serão
realizadas entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, passeios e
concentrações de clássicos, lançamentos de livros, entre outras actividades. Em
destaque estará ainda o Espaço Jornal dos Clássicos, dedicado a apresentações e
à exibição das diversas séries produzidas pelo único jornal online, diário e em
português para os apaixonados por veículos clássicos.
Haverá ainda um parque de
estacionamento gratuito, junto do Museu Nacional dos Coches, para todos os
visitantes que se queiram deslocar ao evento no seu automóvel clássico,
promovendo assim a exposição dos seus clássicos junto do público e fomentando o
ambiente de partilha que só um evento como este permite criar e vivenciar.
Ainda à chegada ao Salão Motorclássico, estará o autocarro Daimler Victory de
1967 da Carris, que não deixa ninguém indiferente, e dará as boas-vindas a
todos os visitantes.
Por fim, e num esforço de
contínua melhoria da experiência de todos aqueles que visitam o evento, o Salão
Motorclássico estreia na presente edição um serviço de transferes gratuito e
contínuo a partir do estacionamento do Centro de Congressos de Lisboa, a 600
metros de distância da Cordoaria Nacional, e que estará em funcionamento nos
dois sentidos durante todo o horário do evento.
Mais informação sobre o Salão
Motorclássico em www.motorclassico.com
Fonte: Museu do Caramulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário