Por: Marta Gomes Ferreira
Lançada como parte da linha
global Barbie Fashionistas deste ano, a Barbie fez uma parceria com a American
Foundation for the Blind e a National Down Syndrome Society para garantir que
os designs das bonecas refletem com precisão a comunidade que foram concebidas
para representar
Com o objetivo de permitir que
ainda mais crianças encontrem uma boneca que as represente e para inspirar
todas as crianças a contar mais histórias através da brincadeira, a icónica
marca de bonecas Barbie apresenta agora uma boneca Barbie cega e uma boneca
Barbie negra com Síndrome de Down,
“Reconhecemos que a Barbie é
muito mais do que uma simples boneca; ela representa a autoexpressão e tem o
poder de criar um sentimento de pertença”, afirma Krista Berger,
Vice-Presidente Sénior da Barbie e Diretora Global de Bonecas. “É com orgulho
que introduzimos uma nova boneca Barbie cega e uma boneca negra com Síndrome de
Down na nossa linha Barbie Fashionistas, reforçando o nosso compromisso de
criar produtos que representam a pertença global e a inclusão no corredor das
bonecas”.
Para garantir semelhanças com
a comunidade que pretende representar, a Barbie estabeleceu uma parceria com a
American Foundation for the Blind (AFB), uma organização dedicada à criação de
um mundo de possibilidades infinitas para pessoas com cegueira e visão
reduzida. Assim, garante-se que todos os detalhes da boneca Barbie cega,
incluindo a escultura do rosto, a moda, os acessórios, a experiência de
embalagem e a comunicação no e-commerce, retratam com precisão pessoas com
cegueira ou visão reduzida.
Aconselhada pela AFB, a Barbie
comprometeu-se a representar pessoas com cegueira e visão reduzida em todas as
fases do processo de design, desde a escultura da boneca até ao modelo do
vestido:
•Acessórios: A boneca vem com
uma bengala branca e vermelha com uma ponta de marshmallow identificável e
inclui óculos de sol elegantes e funcionais. Como algumas pessoas cegas ou com
visão reduzida são sensíveis à luz, as lentes oferecem proteção adicional aos
olhos.
•Articulações do cotovelo: A
boneca Barbie cega inclui articulações de cotovelo para garantir o uso
confortável da bengala.
•Tecidos Texturizados e
Vibrantes: A Barbie realizou testes com crianças cegas e de visão reduzida para
garantir que a boneca proporcionasse uma experiência de brincadeira acessível e
satisfatória para crianças com cegueira ou visão reduzida. Com a orientação da
AFB, a Barbie desenhou a roupa da boneca de modo a incluir uma blusa
cor-de-rosa acetinada com uma saia de folhos texturados para interesse tátil.
Outros pormenores incluem um gancho de cores vivas e um fecho de laço para
fechar a parte de trás da blusa da boneca, bem como um elástico na cintura da
saia para facilitar a troca de roupa.
•Embalagem e Design: A Barbie
trabalhou com a AFB para criar uma embalagem para a boneca acessível, incluindo
o posicionamento e a escrita de “Barbie” em braille na embalagem.
•Expressão do olhar: A boneca
foi concebida com um olhar ligeiramente virado para cima e para fora para
refletir com precisão o olhar por vezes distinto de um indivíduo cego.
“Foi uma honra colaborar com a
Barbie no desenvolvimento da boneca Barbie cega”, afirma Eric Bridges, CEO e
Presidente da American Foundation for the Blind. “Ao aumentar a representação e
promover a consciencialização sobre as experiências dos indivíduos cegos e com
visão reduzida, o nosso objetivo comum é inspirar oportunidades ilimitadas para
todos, conduzindo, em última análise, a um mundo de maior acessibilidade e
inclusão”.
Em 2023, a Barbie apresentou a
primeira boneca Barbie com Síndrome de Down, que ganhou o prémio Corporate
Social Responsibility Initiative of the Year atribuído pela Toy
Association. Este ano, a Barbie mais uma
vez fez uma parceria com a National Down Syndrome Society (NDSS) para
apresentar sua próxima boneca com Síndrome de Down para a linha Barbie
Fashionistas 2024. Ao longo de todas as fases do processo de design, a Barbie e
a NDSS trabalharam em conjunto para garantir que a boneca Barbie negra com Síndrome
de Down reflectisse com precisão e ressoasse junto dos membros da comunidade
com Síndrome de Down. A NDSS colocou a marca em contacto com um grupo de
pessoas negras da comunidade com Síndrome de Down, incluindo uma jovem mulher
negra com Síndrome de Down, para analisar a escultura, o cabelo, a moda e os
óculos da boneca:
•Escultura: A Barbie colaborou
com a NDSS para representar com exatidão as características físicas das pessoas
com Síndrome de Down, incluindo uma estrutura mais curta, um tronco mais
comprido e pouca tonificação muscular. Para além disso, as palmas das mãos da
boneca incluem uma única linha, uma caraterística frequentemente associada às
pessoas com Síndrome de Down. Foi dada especial atenção à escultura do rosto,
que apresenta uma forma mais redonda, orelhas mais pequenas e uma ponte nasal
plana. Os olhos são ligeiramente inclinados em forma de amêndoa e a íris tem
pontos brancos.
•Cabelo: A boneca tem uma
textura de cabelo entrançado, que foi uma das principais características
pedidas pela comunidade negra com Síndrome de Down.
•Moda: Os símbolos estão
incorporados em todo o vestuário da boneca, e a paleta de cores azul e amarelo
representa a consciencialização para a Síndrome de Down. As três setas em
alguns dos corações do vestido representam o terceiro cromossoma 21 que os indivíduos
com Síndrome de Down têm.
•Óculos: A boneca também usa
óculos cor-de-rosa, representando os indivíduos com Síndrome de Down que muitas
vezes têm dificuldades de visão.
“A NDSS está entusiasmada por
apresentar uma segunda boneca Barbie com Síndrome de Down. O lançamento desta
boneca ao lado da nova boneca Barbie com cegueira marca outro passo importante
na expansão da representação da comunidade de pessoas portadoras de
deficiência”, afirma Kandi Pickard, presidente e CEO da NDSS. “Estamos
orgulhosos de fazer parceria com a Barbie à medida que crescem para refletir
nosso mundo diversificado e bonito.”
“Temos o prazer de apresentar
estas bonecas em parceria com a American Foundation for the Blind e a National
Down Syndrome Society para promover a nossa missão de que todas as raparigas se
sintam representadas e celebradas através da Barbie”, continuou Berger.
Está provado que brincar com
bonecas ajuda a desenvolver a empatia e as capacidades de processamento social
nas crianças, alimentando as competências sociais necessárias para se
destacarem no seu futuro, uma vez que imaginam que podem ser tudo. Sendo a linha
de bonecas mais diversificada da marca, a série Barbie Fashionistas oferece
mais de 175 looks numa variedade de tons de pele, cores de olhos, cores e
texturas de cabelo, tipos de corpo, deficiências e modas. Isto inclui bonecas
com vitiligo, bonecas que usam uma cadeira de rodas ou um membro de prótese,
uma boneca com aparelhos auditivos e uma boneca sem cabelo. As bonecas
Fashionistas 2024 têm como objetivo fazer avançar o objetivo contínuo da Barbie
de refletir uma visão multidimensional da beleza e da moda, permitindo que mais
crianças vejam o seu mundo refletido através da brincadeira.
As bonecas Fashionistas 2024,
incluindo a boneca Barbie cega e a boneca Barbie negra com Síndrome de Down,
estarão disponíveis online e nos principais retalhistas por 15,99€, a partir de
1 de Setembro.
Fonte: MARIE – PR & Brand
Consulting
Nenhum comentário:
Postar um comentário