quarta-feira, 24 de julho de 2024

“Brinquedos: BARBIE APRESENTA A PRIMEIRA BONECA FASHIONISTA CEGA E A PRIMEIRA BONECA FASHIONISTA NEGRA COM SÍNDROME DE DOWN, PERMITINDO QUE AINDA MAIS CRIANÇAS CONTEM HISTÓRIAS ATRAVÉS DA BRINCADEIRA”


Por: Marta Gomes Ferreira

Lançada como parte da linha global Barbie Fashionistas deste ano, a Barbie fez uma parceria com a American Foundation for the Blind e a National Down Syndrome Society para garantir que os designs das bonecas refletem com precisão a comunidade que foram concebidas para representar

Com o objetivo de permitir que ainda mais crianças encontrem uma boneca que as represente e para inspirar todas as crianças a contar mais histórias através da brincadeira, a icónica marca de bonecas Barbie apresenta agora uma boneca Barbie cega e uma boneca Barbie negra com Síndrome de Down,

“Reconhecemos que a Barbie é muito mais do que uma simples boneca; ela representa a autoexpressão e tem o poder de criar um sentimento de pertença”, afirma Krista Berger, Vice-Presidente Sénior da Barbie e Diretora Global de Bonecas. “É com orgulho que introduzimos uma nova boneca Barbie cega e uma boneca negra com Síndrome de Down na nossa linha Barbie Fashionistas, reforçando o nosso compromisso de criar produtos que representam a pertença global e a inclusão no corredor das bonecas”.

Para garantir semelhanças com a comunidade que pretende representar, a Barbie estabeleceu uma parceria com a American Foundation for the Blind (AFB), uma organização dedicada à criação de um mundo de possibilidades infinitas para pessoas com cegueira e visão reduzida. Assim, garante-se que todos os detalhes da boneca Barbie cega, incluindo a escultura do rosto, a moda, os acessórios, a experiência de embalagem e a comunicação no e-commerce, retratam com precisão pessoas com cegueira ou visão reduzida.

Aconselhada pela AFB, a Barbie comprometeu-se a representar pessoas com cegueira e visão reduzida em todas as fases do processo de design, desde a escultura da boneca até ao modelo do vestido:

•Acessórios: A boneca vem com uma bengala branca e vermelha com uma ponta de marshmallow identificável e inclui óculos de sol elegantes e funcionais. Como algumas pessoas cegas ou com visão reduzida são sensíveis à luz, as lentes oferecem proteção adicional aos olhos.

•Articulações do cotovelo: A boneca Barbie cega inclui articulações de cotovelo para garantir o uso confortável da bengala.

•Tecidos Texturizados e Vibrantes: A Barbie realizou testes com crianças cegas e de visão reduzida para garantir que a boneca proporcionasse uma experiência de brincadeira acessível e satisfatória para crianças com cegueira ou visão reduzida. Com a orientação da AFB, a Barbie desenhou a roupa da boneca de modo a incluir uma blusa cor-de-rosa acetinada com uma saia de folhos texturados para interesse tátil. Outros pormenores incluem um gancho de cores vivas e um fecho de laço para fechar a parte de trás da blusa da boneca, bem como um elástico na cintura da saia para facilitar a troca de roupa.

•Embalagem e Design: A Barbie trabalhou com a AFB para criar uma embalagem para a boneca acessível, incluindo o posicionamento e a escrita de “Barbie” em braille na embalagem.

•Expressão do olhar: A boneca foi concebida com um olhar ligeiramente virado para cima e para fora para refletir com precisão o olhar por vezes distinto de um indivíduo cego.

“Foi uma honra colaborar com a Barbie no desenvolvimento da boneca Barbie cega”, afirma Eric Bridges, CEO e Presidente da American Foundation for the Blind. “Ao aumentar a representação e promover a consciencialização sobre as experiências dos indivíduos cegos e com visão reduzida, o nosso objetivo comum é inspirar oportunidades ilimitadas para todos, conduzindo, em última análise, a um mundo de maior acessibilidade e inclusão”.

Em 2023, a Barbie apresentou a primeira boneca Barbie com Síndrome de Down, que ganhou o prémio Corporate Social Responsibility Initiative of the Year atribuído pela Toy Association.  Este ano, a Barbie mais uma vez fez uma parceria com a National Down Syndrome Society (NDSS) para apresentar sua próxima boneca com Síndrome de Down para a linha Barbie Fashionistas 2024. Ao longo de todas as fases do processo de design, a Barbie e a NDSS trabalharam em conjunto para garantir que a boneca Barbie negra com Síndrome de Down reflectisse com precisão e ressoasse junto dos membros da comunidade com Síndrome de Down. A NDSS colocou a marca em contacto com um grupo de pessoas negras da comunidade com Síndrome de Down, incluindo uma jovem mulher negra com Síndrome de Down, para analisar a escultura, o cabelo, a moda e os óculos da boneca:

•Escultura: A Barbie colaborou com a NDSS para representar com exatidão as características físicas das pessoas com Síndrome de Down, incluindo uma estrutura mais curta, um tronco mais comprido e pouca tonificação muscular. Para além disso, as palmas das mãos da boneca incluem uma única linha, uma caraterística frequentemente associada às pessoas com Síndrome de Down. Foi dada especial atenção à escultura do rosto, que apresenta uma forma mais redonda, orelhas mais pequenas e uma ponte nasal plana. Os olhos são ligeiramente inclinados em forma de amêndoa e a íris tem pontos brancos.

•Cabelo: A boneca tem uma textura de cabelo entrançado, que foi uma das principais características pedidas pela comunidade negra com Síndrome de Down.

•Moda: Os símbolos estão incorporados em todo o vestuário da boneca, e a paleta de cores azul e amarelo representa a consciencialização para a Síndrome de Down. As três setas em alguns dos corações do vestido representam o terceiro cromossoma 21 que os indivíduos com Síndrome de Down têm.

•Óculos: A boneca também usa óculos cor-de-rosa, representando os indivíduos com Síndrome de Down que muitas vezes têm dificuldades de visão.

“A NDSS está entusiasmada por apresentar uma segunda boneca Barbie com Síndrome de Down. O lançamento desta boneca ao lado da nova boneca Barbie com cegueira marca outro passo importante na expansão da representação da comunidade de pessoas portadoras de deficiência”, afirma Kandi Pickard, presidente e CEO da NDSS. “Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Barbie à medida que crescem para refletir nosso mundo diversificado e bonito.”

“Temos o prazer de apresentar estas bonecas em parceria com a American Foundation for the Blind e a National Down Syndrome Society para promover a nossa missão de que todas as raparigas se sintam representadas e celebradas através da Barbie”, continuou Berger.

Está provado que brincar com bonecas ajuda a desenvolver a empatia e as capacidades de processamento social nas crianças, alimentando as competências sociais necessárias para se destacarem no seu futuro, uma vez que imaginam que podem ser tudo. Sendo a linha de bonecas mais diversificada da marca, a série Barbie Fashionistas oferece mais de 175 looks numa variedade de tons de pele, cores de olhos, cores e texturas de cabelo, tipos de corpo, deficiências e modas. Isto inclui bonecas com vitiligo, bonecas que usam uma cadeira de rodas ou um membro de prótese, uma boneca com aparelhos auditivos e uma boneca sem cabelo. As bonecas Fashionistas 2024 têm como objetivo fazer avançar o objetivo contínuo da Barbie de refletir uma visão multidimensional da beleza e da moda, permitindo que mais crianças vejam o seu mundo refletido através da brincadeira.

As bonecas Fashionistas 2024, incluindo a boneca Barbie cega e a boneca Barbie negra com Síndrome de Down, estarão disponíveis online e nos principais retalhistas por 15,99€, a partir de 1 de Setembro.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

Nenhum comentário:

Postar um comentário