Por: Inês Fernandes
• A empresa de origem
espanhola é líder na inovação e desenvolvimento de smartwatches para crianças e
idosos
• A origem da empresa está num
percalço familiar do seu fundador: Jorge Álvarez perdeu de vista a filha
durante um passeio
• O crescimento da empresa ao
longo de 2023 representou mais 40% de vendas e 60% mais em faturação
A SaveFamily, empresa europeia
de origem espanhola a operar em mais de 15 países ajudou já mais de 200 mil
famílias a manter os mais pequenos e os idosos em segurança. Focada por um lado
na necessidade de saber onde estão as crianças e os idosos e se estão em
segurança, e por outro pela introdução cada vez mais precoce dos telemóveis no
quotidano
das crianças, Jorge Álvarez,
CEO da SaveFamily, refere que a sua experiência pessoal é a que está na origem
da empresa: “Vivi pessoalmente esta experiência quando, durante um passeio com
a minha filha, ela se perdeu por breves momentos. Apesar de terem sido apenas
alguns minutos de angústia, estes poderiam ter sido eliminados com um relógio
com GPS e chamadas, que permitiria facilmente contactá-la ou localizá-la. Nesse
momento, surgiu a questão de qual o papel das novas tecnologias nas nossas
vidas diárias e como poderiam ser uma ferramenta para melhorar a comunicação e
a segurança dos nossos filhos”.
Equipamentos para a família,
desenvolvidos com as famílias
Os smartwatches SaveFamily
foram desenvolvidos em conjunto entre a empresa, pais e utilizadores finais, ou
seja, com as crianças que os utilizam.
“Sabemos que os pais, educadores e cuidadores todos têm necessidades gerais e outras mais específicas. Trabalhamos em conjunto com eles para criar os equipamentos mais adequados às diferentes fases da vida”, afirma Álvarez.
Os equipamentos para crianças
estão indicados desde os 4 anos até à adolescência e possuem características
como são chamadas, localização GPS, serviço de mensagens, botão SOS, modo
anti-bullying que permite aos pais ouvirem o ambiente em que a criança se
encontra, e modo aula que permite silenciar o relógio durante o período letivo
contribuindo para a concentração durante os estudos, entre outras. Os
equipamentos SaveFamily são, também, os primeiros a oferecerem gratuitamente
WhatsApp seguro nos relógios para adolescentes, ajudando assim a atrasar o
momento de introdução do telemóvel no dia-a-dia dos mais novos.
Os outros equipamentos para os
mais novos são os tablets com duplo sistema de controlo parental – uma maneira
segura de aceder à internet, mas com a possibilidade de criar um controlo de
conteúdo, aplicações e páginas online, por parte dos educadores, e jogos
didáticos com insparação no modelo Montessori. E ainda as câmaras digitais, uma
delas com impressão instantânea para que os pequenos possam fazer tantas
fotografias quantas quiserem e imprimi-las ao momento.
“A nossa missão é a de manter
as crianças e adultos dependentes seguros, e ao mesmo tempo permitir-lhes ter
uma vida que não é dominada pela tecnologia”, afirma Alvarez. “Acreditamos que
se deve educar antes de proibir. É muito difícil afastar a tecnologia de um
menor que está rodeado dela desde que nasceu. A chave aqui está em dar-lhes as
ferramentas digitais adequadas à sua idade, supervisionadas por um adulto e
ensinar as crianças a utilizá-las corretamente para que cresçam e se tornem num
adulto responsável”, reforça o CEO da empresa.
Por outro lado, e atendendo às
preocupações dos cuidadores dos mais velhos e pessoas dependentes a SaveFamily
possui também outros modelos de relógios inteligentes adaptados às
necessidades, com características como aviso de queda e informações de saúde,
como níveis de oxigénio no sangue, frequência cardíaca ou outras, além de todas
as outras funções que os demais equipamentos têm.
SaveFamily no mundo
Pioneiros na introdução deste
tipo de equipamentos, a SaveFamily conta já com 6 anos de existência e opera em
15 países de toda a Europa, entre eles Portugal. Na atualidade a equipa da
SaveFamily é formada por 20 pessoas em diferentes departamentos: atenção ao
cliente, apoio técnico, distribuição, logística, entre outros, além dos muitos
distribuidores nos diferentes territórios.
Em termos de crescimento, ao
longo de 2023, a empresa atingiu 40% mais de vendas, o que significou 60% mais
em faturação.
Com o objetivo de chegar ainda
a mais famílias, a empresa encontra-se em expansão internacional,
posicionando-se como a empresa que desenvolve tecnologia segura para toda a
família.
“As preocupações que temos
enquanto pais, famílias e empresa são semelhantes em todo mundo. Queremos
chegar mais longe, ajudar mais famílias e atender às preocupações que cada uma
tem. Como é o caso de Amy, uma menina com autismo para quem os nossos equipamentos
se revelam de uma grande ajuda” refere Jorge Álvarez. “Aprendemos também com
estas crianças a desenvolver mais ferramentas para o futuro, por isso somos uma
empresa que continua a crescer com as famílias que confiam em nós”, conclui.
Sobre a SaveFamily:
A SaveFamily é a empresa
europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais
distribui productos a mais de 15 países.
Criada em 2017 e com uma
equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily
ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.
Fonte: Newsline - Agência de
Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário