Por: Inês Fernandes
• O rendimento escolar em
Portugal caiu nos últimos anos em matérias fundamentais como a matemática, a
leitura a e as ciências
• A digitalização no âmbito
escolar trouxe ferramentas essenciais, mas o uso excessivo de alguns
equipamentos prejudica a atenção dos mais novos
• Os smartwatches são a
solução adequada para manter os mais novos conectados, confiantes e atentos nas
aulas
Nos últimos anos os programas
de digitalização das escolas trouxeram um conjunto de ferramentas aos alunos
como são os tablets ou os computadores portáteis de uso individual e com
ligação à internet com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de alunos
mais conscientes do uso da tecnologia e do seu potencial para o conhecimento.
Desde a implementação dos
manuais digitais até às aulas online que vieram com a pandemia, a digitalização
das escolas veio para ficar, mas, será que o rendimento dos alunos acompanhou
este desenvolvimento tecnológico?
De acordo com o último
relatório PISA[1],Portugal caiu nos rankings em matérias como a matemática, a
leitura e as ciências. Mesmo estando acima dos nossos vizinhos espanhóis, a
verdade é que os resultados caíram de forma bastante acentuada desde a realização
do anterior relatório. Portugal está apenas acima no que diz respeito à
resiliência dos alunos face às aulas à distância.
Neste sentido, a utilização da
tecnologia em ambiente escolar pode ser encarada como negativa, mas os
resultados das aulas em casa demonstram os benefícios que esta pode trazer para
o futuro. Contudo, o Digital Report 2024 para Portugal[2] apresenta dados de
crescimento acentuado no uso de telemóveis e redes sociais. E ainda que em
muitos casos as definições das diferentes plataformas exijam uma idade mínima
de 13 anos, a verdade é que os mais novos usam as diferentes redes sociais,
contornando o elemento idade com dados errados. Ora, neste sentido, o uso dos
telemóveis cresceu de forma exponencial entre os mais novos e levou até mesmo
as entidades governamentais a recomendar a limitação do uso destes equipamentos
em contexto escolar, uma vez que se comprova o seu impacto no rendimento
escolar dos alunos, mas também nos seus processos de socialização.
Neste sentido, muitos
encarregados de educação começaram já optar pelo uso de smartwatches que
permitem às crianças estarem conectadas, mas também conscientes do uso da
tecnologia no seu dia-a-dia.
“O rendimento escolar dos
alunos é motivado por diferentes fatores: quer as condições que a escola
oferece, quer pela segurança dos mais pequenos.” explica Jorge Álvarez, CEO da
SaveFamily, empresa de relógios inteligentes para os mais novos. “É fundamental
que os mais novos não apenas estejam atentos em aula, sem distrações como são,
por exemplo os telemóveis, mas também que se sintam seguros em aula para
estarem totalmente focados no professor”, acrescenta.
Assim, os smartwatches
combinam num equipamento pequeno e quotidiano um conjunto de funções que
permite, de forma moderada, introduzir o uso da tecnologia, mas também tornar
conscientes os mais novos da sua utilização, sem o fator invasivo e, até
viciante, dos telemóveis.
Com conectividade, chamadas e
câmara fotográfica, os smartwatches estão equipados de origem com algumas
funções que contribuem para o rendimento escolar:
Bloqueio em aulas: o modo de
bloqueio em aulas permite aos pequenos levar o seu relógio para as aulas para
estar seguros, mas com a ativação desta função por parte dos pais é possível
determinar um horário em que o relógio fica bloqueado e a criança só o pode
utilizar apôs as horas de aulas.
Modo antibullying: esta função
aporta mais segurança às crianças quando estão em ambiente escolar ou sem os
adultos por perto. Esta ferramenta ativa a câmara e o microfone do relógio de
forma remota, permitindo aos adultos identificar de forma imediata se o seu
filho está a ser alvo de algum tipo de abuso.
Botão SOS: em situações de
emergência esta solução pode ser fundamental para garantir a segurança dos mais
novos. Seja em situações de bullying ou qualquer problema que deixe a criança
inquieta, a ativação desta função entra em contacto automático com os
encarregados de educação através da pressão de um botão lateral do relógio.
Estas ferramentas, quando
utilizadas em contexto escolar, permitem às crianças estarem mais atentas nas
aulas, mas também garantir a sua segurança. O rendimento escolar está
relacionado com a atenção em aula, mas também com o sentimento de segurança dos
mais novos. Não apenas é fundamental que não haja distrações durante o período
de aula, mas também que os pequenos não se sintam ameaçados ou inseguros, pois
o stress causado por algumas circunstâncias condiciona a sua capacidade de
atenção em aula.
[1] https://pessoas2030.gov.pt/2023/12/07/relatorio-pisa-2023-revela-quebras-no-desempenho-dos-alunos/
[2] https://datareportal.com/reports/digital-2024-portugal
Sobre a SaveFamily:
A SaveFamily é a empresa
europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais
distribui productos a mais de 15 países.
Criada em 2017 e com uma
equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily
ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.
Fonte: Newsline - Agência de
Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário