Por: Inês Fernandes
• A Gesvalt e aRetail
apresentaram os resultados do investimento no setor imobiliário nacional num
evento que contou com a presença de especialistas da área
• Os dados refletem um aumento
superior a 20% no investimento imobiliário no mercado português, prevendo-se
que até final do ano seja ultrapassada a barreira dos 2.000 milhões euros, em
especial nos escritórios, com 37% do investimento, e retalho, com 35%.
• O aumento do turismo no país
é apontado como um dos principais fatores que impulsionou a rentabilidade do
retalho, atraindo investimento.
A Gesvalt, empresa líder no
setor da consultoria e avaliação e a aRetail, consultora imobiliária
especializada na venda e aluguer de espaços comerciais, realizaram um encontro
para analisar as principais tendências de investimento no sector imobiliário português.
Entre as principais conclusões
evidenciam-se um aumento superior a 20% do investimento imobiliário no mercado
português, prevendo-se que até final do ano de 2024 seja ultrapassada a
barreira dos 2.000 milhões euros. O mercado internacional representa cerca de
67% do investimento, tendo-se concentrado sobretudo no segmento de escritórios,
com 37% do total, e no retalho, cujos valores se situam nos 35%. Ao mesmo
tempo, o sector hoteleiro foi responsável por 24% do investimento e o sector
industrial e logístico representou cerca de 3%.
Dentro destes segmentos, a
área do retalho deteve a maior atenção por parte dos oradores, mostrando a
importância do aumento das vendas em lojas, com um aumento YoY de 3%, com um
‘Consumer Spending’ a observar um aumento de 1,4% face ao mesmo período do ano
passado. A estas tendências juntam-se o aumento do turismo, com um crescimento
no movimento de passageiros a atingir novos máximos históricos no primeiro
semestre 2024 representando um crescimento de 5% face ao período homólogo de
2023, o que impulsionou o rendimento deste segmento e, com ele, o investimento.
Ao mesmo tempo as yields das principais cidades portuguesas mantêm-se em níveis
atrativos, com a High Street do Porto em torno do 5% e 4,5% em Lisboa, e os
Shoppping Centres por volta dos 7,0%.
O evento, cuja apresentação
esteve a cargo de Jorge Rodríguez, Country Manager Portugal da aRetail, e
António Braz, managing director da Gesvalt em Portugal, contou ainda com uma
mesa-redonda com a participação de Sérgio Meireles, Head of Real Estate Investment,
e Miguel Costa Sena, Head of Expasion of Health Welness & Beauty da Sonae
MC.
António Braz, managing
director da Gesvalt em Portugal referiu que “o mercado imobiliário em Portugal
vive um momento de afirmação, onde os valores pré-pandemia já foram
ultrapassados em vários segmentos como o de Escritórios e Retalho,
especialmente impulsionados pelo comportamento excepcional do Turismo. As
yields são em muito suportadas pelo aumento do número de visitantes e pelo seu
perfil, sendo de destacar o aumento dos gastos diários por visitante. Estamos a
observar uma grande concorrência nas zonas mais nobres das principais cidades
do país onde chegam ‘Marcas Premium’ e se verifica inclusive uma espécie de
lista de espera pelas melhores localizações face à escassa oferta disponível”.
Por seu lado, Jorge Rodríguez,
Country Manager Portugal da aRetail, defendeu que “Atualmente, Portugal não é
apenas uma tendência para os investidores; tornou-se uma opção de investimento
muito sólida, especialmente para fundos de investimento, Family Offices e
investidores privados. Este atrativo tem sido reforçado pelo aumento do turismo
durante o primeiro semestre de 2024. Os turistas que visitam Portugal têm um
maior consumo médio por pessoa, o que aumentou a procura por parte de marcas de
retalho, do setor residencial, hoteleiro e de escritórios.
A maior parte desta procura
concentra-se nas zonas mais exclusivas do país, como Lisboa e Porto, embora
também se observem investimentos importantes no Algarve e em algumas zonas dos
arquipélagos, como é o caso do Funchal na ilha da Madeira. Este interesse tem
provocado uma intensa concorrência entre as marcas de retalho por se
estabelecerem nestas áreas, o que contribuiu para a consolidação dos preços de
arrendamento. Nas zonas mais exclusivas de Lisboa, as rendas situam-se em torno
dos 130-140 €/m², enquanto no Porto, a média é de 80 €/m². O interesse dos
investidores deve-se, em grande parte, às atrativas expectativas de
rentabilidade (yields) no mercado de retalho, que se situam em 4,25% e 4,75% em
Lisboa e 4,75% e 5,25% no Porto, ambas em áreas prime”.
Da mesma forma, Miguel Costa
Sena, Head of Expansion de Health, Welness & Beauty de Sonae MC, comentou
durante a sua participação que: “Nos próximos trimestres, tanto Lisboa como
Porto deverão continuar a ver uma tendência de crescimento moderado nas rendas,
com algumas pressões sobre os yields, para baixo, à medida que os preços dos
imóveis aumentam e a oferta se mantém limitada.
A subida das taxas de juro, a
recuperação do turismo e as possíveis mudanças nas políticas públicas serão os
principais fatores a influenciar a evolução do mercado. Investidores mais
cautelosos podem começar a explorar novas áreas mais periféricas ou formatos de
arrendamento para garantir a rentabilidade em mercados cada vez mais
competitivos”.
Além disso, Sérgio Meireles,
especialista em investimentos imobiliários partilhou uma perspectiva detalhada
e profunda sobre o mercado, o que contribuiu de forma significativa para
fortalecer o evento, acrescentando um nível adicional de análise e credibilidade
que enriqueceu as discussões e destacou as oportunidades presentes e futuras no
setor.
Sobrea aRetail
A aRetail, consultora
especializada na venda e arrendamento de espaços comerciais pertencente ao
Grupo aFinance, foi criada há dezoito anos para colaborar com operadores em
expansão, investidores, gestores de patrimónios, fundos de investimento e
gabinetes familiares de âmbito nacional e internacional, para aceder às zonas
mais cobiçadas das principais cidades europeias.
A aRetail integra o Grupo
aFinance, empresa do setor imobiliário com seis áreas de negócio diferenciadas:
aRetail, aProperties, aTemporal, aFinance, aCapital e aYachts. Atualmente,
aRetail tem escritórios em Barcelona, Madrid e Lisboa, e conta com uma equipa
de mais de 40 profissionais.
Sobre a Gesvalt
A Gesvalt é uma empresa de
referência no setor da consultoria, avaliação e serviços técnicos. A
experiência de mais de 30 anos, uma equipa de profissionais altamente
qualificados e o firme compromisso em oferecer um serviço de máxima qualidade
são o segredo para se tornarem sócios estratégicos das principais empresas
privadas e entidades públicas.
Possui inúmeros escritórios em
Espanha, Portugal e Colômbia. A empresa integra também a rede internacional
VRG, o que lhe permite exercer atividade nos principais países do mundo.
Fonte: Newsline - Agência de
Comunicação
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