quarta-feira, 11 de setembro de 2024

“Cultura: DIREÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA/DESCOLA 2024/2025 quer dar voz aos Jovens através do programa de atividades criativas para alunos e professores


Por: Cristina Matos Silva

O DESCOLA é um programa da Câmara Municipal de Lisboa – Direção Municipal de Cultura, contando com o envolvimento da Lisboa Cultura e da Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia. Ao longo da sua atividade, tem trabalhado com um conjunto alargado de entidades, com o objetivo de estimular novas aprendizagens e experiências significativas com a comunidade escolar (professores e alunos), alertando ainda para a importância dos mediadores nos processos criativos que conduzem a novas formas de pensar e de agir dentro e fora da escola.  

Para a temporada de 2024/2025, estão previstas novas atividades, do pré-escolar ao secundário, pretendendo-se aprofundar uma série de questões relacionadas com a interculturalidade, a educação para a cidadania e a democratização cultural. As atividades disponibilizadas e as propostas de formação para os professores estão alinhadas com metodologias de aprendizagem não-formal, promotoras da participação, da criatividade, da reflexão, do espírito crítico, da colaboração e da vontade de arriscar. Uma programação desenvolvida para o ano letivo 2024/2025, com e para a comunidade escolar.

Na sequência do processo de auscultação de jovens “Mandar a quem manda” promovido pela Direção Municipal de Cultura, em parceria com o Plano Nacional das Artes (PNA), e que convocou, durante os meses de maio e junho, na Biblioteca Palácio Galveias e nos espaços Quinta Alegre e Avenidas que integram a rede municipal Um Teatro em Cada Bairro, a participação de um grupo alargado de jovens para a reflexão sobre a programação cultural da cidade, e cujas mensagens serão apresentadas já em outubro, no 1º Encontro de Jovens sobre Cidadania e Democracia Cultural.

Paralelamente, será ainda lançado um ciclo de conversas Ponto de Partida, de temáticas diversas e com diferentes convidados, com o objetivo de ampliar e multiplicar a reflexão e o debate sobre culturas, artes e cidadania.

Atualmente, trata-se de uma rede com mais de 40 equipamentos públicos, onde se incluem museus, teatros, arquivos e bibliotecas, e que se organizam em torno de algumas linhas comuns ao nível das metodologias de ação educativa.

Desde 2018, já foram realizadas 311 atividades, do pré-escolar ao 12º ano, disponibilizadas de acordo com as premissas do projeto, contando com o envolvimento de 1412 escolas e 65.350 alunos. Foram disponibilizados 35 recursos educativos digitais que funcionam como recursos complementares a matérias inscritas no currículo escolar, para serem utilizados dentro e fora da escola, e criados 13 projetos de continuidade, pelo período de 3 meses a 1 ano letivo, em parceria com uma escola ou equipamento cultural. Na área formativa, são de destacar: as 8 ações de formação para mediadores, baseadas em práticas criativas, as 12 ações de formação para professores, praticamente todas certificadas permitindo a progressão na carreira e a organização de 6 encontros de professores (entre 2021 e 2023).

Por último, o lançamento do sítio DESCOLA organizado na ótica do professor é uma ferramenta essencial de consulta e acesso aos conteúdos deste programa. 

Mais informação em: https://descola.com.pt/

Fonte: Câmara Municipal de Lisboa | Direção Municipal de Cultura

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