sexta-feira, 2 de agosto de 2024

“Festas: DIA DO BRANDEIRO MARCA O ARRANQUE DO MELGAÇO EM FESTA”


Até 15 de agosto, o município mais a norte de Portugal promete uma panóplia de momentos com foco nas tradições e cultura da região 

 

Por: Sara Pereira

O “Melgaço Em Festa” arranca já este sábado, 3 de agosto, com o Dia do Brandeiro, na aldeia de Gave, Branda da Aveleira. O evento reunirá a população para celebrar a cultura da transumância, não faltando a deliciosa gastronomia local e alvarinho da região e muita animação. 

O grupo Gaiteiros do Rio Mouro serão os responsáveis pelo arranque do evento, com um momento musical pelas 09h30, amanhã, dia 3 de agosto, seguindo-se uma missa pelas 10h00. Posteriormente, terá lugar a sessão de abertura oficial com o momento cultural “Brandeiros de olhares largos”, com a presença do presidente da Junta de Freguesia da Gave, Agostinho Alves, o autarca de Melgaço, Manoel Batista, e o antropólogo José Rodrigues Lima. 

Ao final da manhã, pelas 12h30, a população veste-se a rigor para o cortejo etnográfico “A transumância”, o momento alto do Dia do Brandeiro, que dará a conhecer o quotidiano da pastorícia. Saiba-se que a transumância é uma tradição com cerca de 900 anos, que chegou a mobilizar uma centena de brandeiros em meados do século XX. À tarde, pelas 15hoo, haverá um momento de animação musical com Rusgas, continuando à noite, pelas 21h00, mas com Ricardo Ferreira, o “Ás da concertina”.  

No dia seguinte, domingo, 4 de agosto, a proposta para a manhã do “Dia do Brandeiro” é um percurso pedestre pelo “Vale Glaciar do Vez”, com início às 09h30. A participação na atividade carece de inscrição obrigatória, até às 22h00 de hoje, dia 2 de agosto, através do e-mail portadelamas@cm-melgaco.pt. Mais informações através do contacto telefónico 251 465 010 (Porta de Lamas). A tarde será preenchida com animação musical com grupos folclóricos, pelas 15h00, e com o concurso da apanha do porco, com início marcado para as 17h00. 

 

MELGAÇO EM FESTA ACONTECE DE 3 A 15 DE AGOSTO 

 

O certame promete momentos de celebração diversificados com foco nas tradições e cultura da região: «um programa recheado de uma panóplia de atividades e espetáculos que irão animar todo o concelho, reforçando a riqueza cultural e a identidade local de Melgaço», diz o autarca de Melgaço, Manoel Batista.  

Para além do Dia do Brandeiro, o MELGAÇO EM FESTA convida para o espetáculo musical protagonizado pela Orquestra Clássica de Vigo, na Alameda Inês Negra, pelas 22h00 de amanhã, sábado. 

O certame continua no dia 6 de agosto, no Largo do Mercado Municipal, onde terá lugar a Festa do Emigrante, que celebrará o regresso dos nossos conterrâneos e acolherá visitantes com um momento de degustação de cachena no espeto, pelas 19h00. A noite seguirá com atuações de diversos grupos folclóricos – o grupo Danças e Tradições de Castro Laboreiro e o Grupo Folclórico Amizades do Alto Minho de Messy, um espetáculo musical de Augusto Canário, pelas 22h00, e culminará com animação com Dj, pelas 23h30. 

De 9 a 11 de agosto, o centro histórico voltará a “transformar-se”, acolhendo o Mercado Medieval, um evento que promete recordar tempos antigos. O centro histórico, com o seu Castelo e as suas Igrejas medievais (Matriz e Misericórdia), assume-se como um local fulcral para a promoção deste Mercado, tornando-se palco de várias animações temáticas, tais como momentos musicais, espetáculos de danças, teatros de rua, o torneio apeado, contos e fábulas, espetáculos de fogo e demonstrações de voo com aves de rapina. Programa detalhado aqui. 

O Festival Internacional de Folclore “O Mundo a Dançar” decorrerá no dia 9 de agosto, pelas 22h00, no Largo Hermenegildo Solheiro. A palco irão os grupos da Coreia, Panamá, Sérvia e Uruguai. E, pelas 24h00, a animação prosseguirá com o espetáculo “Revenge of the 90s”, no Largo do Mercado Municipal. 

No dia seguinte, dia 10 de agosto, pelas 17h00, Melgaço convida a assistir ao Cortejo Histórico. Esta será a 2ª edição do evento que voltará a percorrer as ruas de Melgaço, retratando episódios e factos que marcaram a História de Melgaço. A festa continuará no Largo do Mercado Municipal com o espetáculo musical dos UHF, pelas 23h00, e com animação de DJ a partir da 01h00. 

A 11 de agosto, Zé Amaro levará a cabo um espetáculo musical no Largo Hermenegildo Solheiro, pelas 16h00, seguindo-se uma noite de fado com Jorge Fernando, pelas 22h00, no Largo do Mercado Municipal, local onde, pelas 24h00, acontecerá o espetáculo piromusical. 

De 13 a 15 de agosto, a Festa C(r)asteja, em Castro Laboreiro, celebrará as raízes locais. O evento arranca pelas 18h00, do dia 13, com um porto de honra e Roscón, no centro da vila de Castro Laboreiro, seguindo-se um baile tradicional no Centro Cívico, aberto a todos os interessados. O dia seguinte iniciar-se-á com uma caminhada pelas Inverneiras, pelas 09h00 - a participação é livre, mas as inscrições são obrigatórias, até às 22h00 do dia 12 de agosto. Informações: 251 465 010 | portadelamas@cm-melgaco.pt

À tarde, pelas 14h00, os visitantes poderão assistir ao processo de confeção do pão centeio, no forno comunitário da Vila, e à meda de centeio, pelas 18h00. À noite, pelas 22h00, decorrerá a Jornada cultural 2024, no Centro Cívico de Castro Laboreiro, sob as temáticas “Ofícios e tradições em barro: troféu Cão Castro Laboreiro”, com Adolfo Fernandáz Dafonte, e “Contos e Memórias” com Leonor Gonçalves, Sara Domingues, Maria Domingues Benta, José Domingues, Manuel Afonso e Armandino Domingues. E ainda a inauguração da exposição de Norberto Esteves, “Essência Selvagem: retratos da Fauna Crasteja”. 

O último dia, 15 de agosto, começa com um Alvarinho de honra, pelas 10h00. À tarde, pelas 14h30, decorrerá o concurso do cão Castro Laboreiro, a malhada de centeio, pelas 15h00, e muita música tradicional com o Grupo de Danças e Tradições de Castro Laboreiro e o Grupo Folclórico Amizades do Alto Minho de Messy. A Festa culminará com um baile popular com o grupo Amigos das Borgas, com início pelas 22h00.  

Programa completo disponível aqui:

MELGAÇO: O destino de natureza mais radical de Portugal   

Fonte: #ComunicaçãoCompleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário