terça-feira, 20 de agosto de 2024

“Animação: FINAL DE AGOSTO NA ZONA DE SANTA CRUZ ESTÁ A SER ANIMADO POR MEIO DE PROGRAMA MUNICIPAL”


No final de agosto a animação estival prossegue na zona de Santa Cruz com um conjunto de atividades proporcionadas no âmbito do programa “Santa Cruz.365”.

Recorde-se que este programa, que é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com um conjunto de entidades locais, tem como objetivo tornar mais atrativa e aprazível a estadia na zona de Santa Cruz, facultando durante o período de veraneio um vasto conjunto de atividades em diversas áreas e dirigidas a diferentes públicos.

Das atividades do “Santa Cruz.365” previstas para o período de 24 a 30 de agosto saliente-se as de caráter cultural: a exposição de aguarelas Sobre a Luz, da autoria de João Casaca, que está patente no Espaço Aguarela, nas quais são representadas diferentes paisagens de locais que o artista visitou e momentos que o mesmo viveu, sendo que esses trabalhos abordam de forma particular a temática da luz e sombra; a exposição documental 25 anos de Cortejo Etnográfico, que está patente na Rua Dr. João de Barros; uma Feira do Livro de Verão, que se realizará no dia 25 de agosto, das 10h00 às 23h00, no Rua José Pedro Lopes; uma atuação do Rancho Folclórico da Colaria, também no dia 25 de agosto, pelas 22h00, no Parque Municipal de Santa Cruz (a qual será antecedida de um desfile pela Rua José Pedro Lopes, a partir das 21h45); a oficina “Construção de Nuvens”, que acontecerá no dia 30 de agosto, das 16h00 às 18h00, no espaço Aguarela, dinamizada por Carlos Roxo, na qual os participantes serão convidados a construir nuvens-instalação inspiradas nas nuvens do céu de verão de Santa Cruz, as quais serão futuramente expostas no Teatro-Cine de Torres Vedras; a representação de um teatro de robertos e do teatro de marionetas Mãos de Sal – Lambe Lambe pela companhia Mandrágora, também no dia 30 de agosto, a partir das 18h00, na Praceta Antero de Quental; e a apresentação do espetáculo/percurso TERRA NULLIUS, de Paula Diogo, igualmente no dia 30 de agosto, a partir das 20h00, no Largo Jaime Batista da Costa. De referir que este espetáculo, que já tivera lugar em Torres Vedras, pretende ocupar a geografia urbana das localidades onde é levado a cabo, bem como espaço virtual e de pensamento. TERRA NULLIUS é uma grande tapeçaria sonora que cruza geografias e as coloca em diálogo com cada nova localidade a que chega. Para cada nova localização do espetáculo é desenhado um percurso, criando uma sobreposição com a faixa sonora preexistente. O público participante é convidado a caminhar em grupo, terminando o espetáculo com a leitura solitária do livro TERRA NULLIUS, que cada elemento do público pode levar para casa. Os interessados em participar no espetáculo TERRA NULLIUS em Santa Cruz devem efetuar a respetiva inscrição pelo n.º de telefone: 261 338 131; ou pelo email: teatro.cine@cm-tvedras.pt.

Já numa vertente mais turístico-económica é de referir que, também no âmbito do “Santa Cruz.365”, terá lugar, nas ruas pedonais desta localidade balnear, no dia 24 de agosto, das 17h00 às 24h00, mais uma edição da Feira de Verão. Recorde-se que nesta feira é proporcionada a aquisição de produtos de referência do concelho de Torres Vedras, podendo se encontrar nas bancas da iniciativa, por exemplo, flores, plantas aromáticas, doçaria, pão, queijos, vinhos, licores, artesanato, antiguidades e velharias.

No mesmo dia, mas no período da manhã (das 10h00 às 13h00), realizar-se-á na Assenta, igualmente no âmbito da programação do “Santa Cruz.365”, uma atividade de criação de sabonetes com algas marinhas. Orientada por Sara Silva, esta atividade terá início na praia desta localidade com a observação de algas em poças de maré, a que se seguirá, no Centro Interpretativo da Reserva Natural Local da Foz Azul, uma oficina de produção de sabonetes artesanais. As inscrições podem ser efetuadas na área Agenda ou na de Ambiente do site da Câmara Municipal de Torres Vedras, ou diretamente aqui.  

Para o período de 24 a 30 de agosto o “Santa Cruz.365” tem também previstas atividades para o público infantil, sendo de realçar dessas: as sessões de leitura baseadas nos livros O coração e a garrafa e A zebra e o espetáculo do luar, que acontecerão nos dias 27 e 29 de agosto, respetivamente, pelas 15h00, na Biblioteca de Praia de Santa Cruz; e a oficina "Joalharia do tempo", que se realizará no dia 28 de agosto, pelas 14h30, no espaço Aguarela. As inscrições para a participação nestas atividades devem ser efetuadas pelo n.º de telefone: 261 933 543; ou pelo email: bibliotecadepraia@cm-tvedras.pt. Também para o público infantil o Parque Municipal de Santa Cruz está a acolher nas noites de terça e quinta-feira, a partir das 21h30, a atividade “O Rei manda… Brincar no verão”, a qual se constitui como um tempo de encontro para a brincadeira livre, não programada, com recursos e propostas sugeridos, com que as crianças participantes podem brincar entre elas e com as respetivas famílias, supervisionadas por brincadores.  

O desporto é outra das componentes do programa “Santa Cruz.365”, sendo a esse propósito de recordar que no âmbito do mesmo estão a ser proporcionadas em Santa Cruz caminhadas e corridas com duração de uma hora aos sábados de manhã (pelas 9h30, a partir da Praceta Antero de Quental) e às quartas-feiras ao início da noite (com concentração pelas 21h15, a partir do Largo Jaime Batista da Costa), por meio das iniciativas “Santa Cruz a Mexer” e “Torres Vedras Night Run”, respetivamente.

Mais informação sobre a programação do “Santa Cruz.365” pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

Nenhum comentário:

Postar um comentário