quarta-feira, 5 de junho de 2024

“Cinema: Filmada em Monsanto, curta “Pássaros de Papel” é inspirada na lenda da “Diabólica”


Apresentação a 9 de junho, no Salão de Festas de Monsanto

 

Por: Tiago Carvalho

A curta-metragem “Pássaros de Papel”, um filme de Nuno Manuel Pereira a partir da lenda da "Diabólica" por Amélia Mendonça Fonseca, vai ser apresentado em Monsanto no próximo dia 9 de junho (domingo).

A sessão terá lugar no Salão de Festas de Monsanto, às 21h00, com entrada gratuita, limitada à lotação do espaço.

O filme tem interpretação de Maria João Freitas e Amélia Mendonça Fonseca e uma duração de 13’42’’ minutos, sendo para maiores de 12 anos.

 

SINOPSE

 

"Após seis anos de ausência, Eduarda regressa à aldeia para visitar a avó que, ainda sem saber, está a desenvolver a doença de Alzheimer e que a neta irá perceber durante o reencontro. A felicidade e cumplicidade entre a avó e neta são notórias e impele a avó a recuperar uma das lendas que costumava contar à neta quando era pequenina e que esta adorava ouvir. Apesar de ser uma lenda popular, a avó acredita que a mesma realmente aconteceu. Ao aperceber-se da perda de memória da avó, a neta decide encenar essa lenda, que permitirá reforçar os laços fortes entre ambas e que poderão estar prestes a perder-se. Desta forma, a encenação da lenda adquire a força de uma cerimónia de homenagem à verdade da avó que os outros aldeãos desdenham, mas que a neta quer preservar como símbolo de um passado que não pode desaparecer. Em segredo, a neta vai até ao topo do castelo e concretiza a encenação de acordo com os relatos da avó. No dia seguinte, depois de acordar, percebe que afinal, não houve nenhuma encenação, mas tudo aconteceu realmente, tal como tantas vezes a avó defendia…. ela acreditava na lenda e, porque ela acreditava, a lenda acontecia".


 

TRAILER:

 

PÁSSAROS DE PAPEL | TRAILER MS (youtube.com): https://www.youtube.com/watch?v=w0Su5Am-lWs

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário