quarta-feira, 19 de junho de 2024

“Certames: Alenquer consagra representante de Portugal na Finalíssima Seleção Europa do Concurso de Escanções”


Alenquer foi o palco da Finalíssima do Concurso Seleção Europa 2024 para escanções e soube acolher os profissionais do mundo do vinho que prestaram provas e assistiram às mesmas na charmosa vila-presépio. Os cinco concorrentes mais bem posicionados nas últimas duas edições do Concurso Nacional de Escanções bateram-se pelo primeiro lugar que garante a representação no ASI Best Sommelier of Europe and Africa, e que junta os melhores sommeliers dos dois continentes na Sérvia, entre 10 e 15 de novembro, num certame internacional organizado pela ASI (Association de la Sommellerie Internationale).

As provas foram exaustivas ao longo do último domingo e segunda-feira, testando primeiramente os conhecimentos dos participantes através de um exame escrito de 50 perguntas. Depois, Marc Pinto, Fábio Nico, Diogo Pereira, Ricardo Ferreira e João Tiago Martins submeteram-se a outras provas que determinaram os três concorrentes que estiveram na grande final de 17 de junho, no Fórum Romeira. Ricardo Ferreira, Diogo Pereira e Marc Pinto superiorizaram-se aos demais para o júri e puderam voltar a testar as aptidões tão bem firmadas durante cerca de uma hora, cada concorrente, na segunda-feira. Harmonização entre vinho e pratos, serviço-bar, quiz, prova organolética e uma prova-surpresa foram o 'menu' da tarde.


A glória coube a Marc Pinto, confirmando as credenciais que fizeram dele o vencedor do Concurso Nacional de Escanções de 2022 e de 2023. O sommelier do reputado restaurante Fifty Seconds superou Ricardo Ferreira (2º lugar) e Diogo Pereira (3º classificado).

A competição serviu ainda de preparação ao Mundial de Escanções que se realizará pela primeira vez em Portugal em 2026 sucedeu, com vários pontos altos, no concelho de Alenquer, tendo o Presidente do Município organizador relevado as mais-valias de contar com momentos deste calibre no território.

"Fez todo o sentido termos este grande evento em Alenquer. Somos bons produtores de vinho, temo-lo em quantidade e com muita qualidade. É importante que este notável Concurso de Escanções suceda no nosso território e que se associe a competição a Alenquer e ao vinho produzido na região. Temos produtores que tentam colocar os seus vinhos tanto em Portugal como no estrangeiro. O evento foi transmitido para todo o Mundo através da Internet. Deixámos uma semente e acreditamos que as pessoas vão ter interesse em perceber onde fica Alenquer e o que aqui de bom se produz", enalteceu o anfitrião Pedro Folgado.


No rescaldo da cerimónia, Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, referiu que "fez todo o sentido que o evento se tenha realizado em Alenquer". "É óbvio que, ao trazermos um evento aqui, com esta projeção, estamos também a mostrar os vinhos da região e a dar a conhecer os produtores da região de Lisboa e também de Alenquer. Houve vinhos durante as provas dos candidatos que são deste concelho. Queremos, desta forma, melhorar os profissionais que temos e melhorar também o vinho português reconhecendo-o ainda mais no estrangeiro", frisou. Já Frederico Falcão, da ViniPortugal, mostrou-se agradado com a exigência do concurso. "Estive no último Mundial de Escanções e o nível é muito semelhante ao que observámos aqui. Foi altíssimo. O tipo de perguntas era muito semelhante o que demonstra que a Associação de Escanções de Portugal fez um bom trabalho. O candidato estará melhor preparado para o Campeonato da Europa na Sérvia", analisou.

Pelo organizador do concurso, o sentimento foi de agradecimento pela qualidade envolvida na organização. Tiago Paula, presidente da Associação Escanções de Portugal, enfatizou a excelência realçada durante dois dias.

"É a primeira vez que fazemos uma competição nestes moldes para escolher quem nos vai representar na Sérvia. Escolhemos os melhores finalistas com o objetivo de termos o melhor dos melhores a representar Portugal. Este foi o objetivo. Alenquer foi escolhida por ser uma terra de vinho. Temos grandes produtores e um grande território aqui. A Câmara Municipal mostrou todo o interesse em incentivar os produtores e convidou-nos a fazer o concurso no seu território. Agradeço muito ao Município por nos ter dados estas excelentes condições", deu conta o responsável máximo na organização do concurso que foi acolhido por Alenquer.

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

Nenhum comentário:

Postar um comentário