sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

“Visita: As aves estivais que estão a chegar”


Jardins para a vida silvestre domingo 25 de fevereiro 2024

 

A sucessão ao longo do ano das espécies de aves que ocorrem num dado local ensina-nos imenso, mesmo num ambiente urbano. Algumas espécies migram, outras apenas dispersam, muitas permanecem no local ao longo dos meses, e outras ocorrem em momentos muito precisos do ciclo anual. Toda esta dinâmica temporal reflete algo determinante na vida destes animais, e que se pode condensar numa palavra: adaptação.

Nesta visita guiada pelo ornitólogo João Eduardo Rabaça, vamos perceber que aves estivais já estão a regressar, e usam o Jardim Gulbenkian como morada de verão.

São cerca de 70 as espécies de aves estivais que ocorrem em Portugal e que começam a chegar no final de janeiro. Este domingo, dia 25 de fevereiro, às 11:00, junte-se a nós e ao ornitólogo João Eduardo Rabaça, numa visita guiada às aves que já estão a regressar e usam o Jardim Gulbenkian como morada de verão.

Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição cultural em Lisboa, Portugal, que promove o desenvolvimento de pessoas e organizações através da arte, ciência, educação e beneficência. Ela tem como objetivo tornar a sociedade mais equitativa e sustentável.

A Fundação está situada no centro de Lisboa, junto à Praça de Espanha, no interior de um jardim com uma área de 7,5 hectares. Neste espaço, encontram-se as duas coleções do Museu Gulbenkian, a Sede da Fundação com auditórios, bilheteira e loja, bem como a Biblioteca de Arte12.

No Jardim Gulbenkian, ocorrem cerca de 70 espécies de aves estivais que começam a chegar no final de janeiro. Se você estiver interessado, neste domingo, dia 25 de fevereiro, às 11:00, você pode se juntar a uma visita guiada com o ornitólogo João Eduardo Rabaça para observar as aves que já estão a regressar e usam o Jardim Gulbenkian como morada de verão1.

 

Resumo:

O Jardim Gulbenkian é um local onde aves estivais retornam e é possível fazer uma visita guiada para observá-las.

 

Ponto de encontro: Átrio Fundação Calouste Gulbenkian

25 fevereiro 2024

11:00 – 12:30

Local: Jardim Gulbenkian

Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian

Nenhum comentário:

Postar um comentário