quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

“Cultura: Celebração dos 50 anos do 25 de Abril | Amadora Cidade de Abril”


Documentários ‘Belarmino’, de Fernando Lopes, e ‘O Que Podem as Palavras’ em destaque na 1ª Mostra Internacional de Cinema da Amadora

 

De 6 a 8 de março os Recreios da Amadora acolhem a primeira edição do Cine Amadora – Mostra Internacional de Cinema, sob o mote ‘Cinema e Revolução – Uma Ideia na Cabeça e uma Câmara na Mão’. A célebre frase do cineasta brasileiro Glauber Rocha serviu de inspiração para estruturar o programa do evento, inserido na Celebração dos 50 anos do 25 de Abril do Município da Amadora. A entrada é gratuita.

‘Belarmino’ de Fernando Lopes, o documentário ‘O Que Podem As Palavras’, de Luísa Sequeira e Luísa Marinho sobre o livro ‘Novas Cartas Portuguesas’, e onde as “três Marias” contam a sua própria história, e a curta ‘Na Parede da Memória – Elis Regina’, são algumas das obras que integram a programação do 1º Cine Amadora, que propõe uma seleção de filmes, resgatando obras passadas, que cruza com filmes contemporâneos.

O evento, gratuito e aberto a toda a comunidade, visa celebrar a sétima arte e promover a intersecção de diferentes perspetivas e abordagens cinematográficas.  Ao longo de três dias vamos poder assistir a performances de cinema ao vivo, projeções musicadas por diversos artistas, workshops de cinema, masterclasses e uma carta branca programada pela Escola Superior de Teatro e Cinema. A abertura oficial da Mostra Cine Amadora, realiza-se a 6 de março pelas 15h00, com a exibição do documentário ’48’ de Sousa Dias. Mais informações e programa completo em www.cineamadora.pt.

 

Março já é ‘mês de abril’ na cidade da Amadora

 

De entre as várias iniciativas agendadas para o próximo mês, destaque também para a inauguração, a 14 de março, da exposição de 50 outdoors com as fotos da Exposição ‘25 de Abril de 1974, quinta-feira’ de Alfredo Cunha.  Os outdoors, que se espalham pela cidade da Amadora reproduzem algumas das fotografias que estão patentes, até ao dia 23 de junho, na Galeria Municipal Artur Bual. Março fica ainda marcado pela apresentação do espetáculo exclusivo VOZ. - pela Companhia de Dança Quorum Ballet, com a participação de Rodrigo Leão, que se realizada de 15 a 17 de março, no Cineteatro D. João V. Os bilhetes já estão disponíveis em: bilhetes Quorum Ballet Voz - Ticketline (sapo.pt).

 

Amadora, Cidade de Abril

 

Da música à arte urbana, do cinema à poesia, a Câmara Municipal da Amadora preparou um programa para celebrar os 50 anos de democracia em Portugal e na ‘Cidade que Nasceu de abril’.

A comemoração dos 50 anos do 25 de Abril pela cidade da Amadora integra ainda o descerramento de painel de azulejo de baixo-relevo da autoria de Alexandre Farto/ VHILS ‘Honrar quem trabalha’ (a partir de fotografias de Alfredo de Cunha) na fachada do edifício dos Paços do Concelho, a partir de meados de abril), a 35ª edição do prémio José Afonso; ‘A Poesia Sai à Rua’ (evento dedicado à poesia centrado na arte poética durante o período do Estado Novo), o espetáculo ‘Os Portugueses’ de Rodrigo Leão e ainda a edição 2024 da Amadora BD (este ano dedicada aos personagens e autores cujos ideais e temáticas se cruzam com os da Revolução dos Cravos).

Fonte: Câmara Municipal da Amadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário