93% dos motociclistas recomendariam o airbag para motos a outros motociclistas para utilização em viagem. Com base num teste junto de 83 motociclistas e, também, na realização de um crash test na CESVIMAP, o Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE em Ávila, Espanha, concluiu-se que o airbag para motos é um bom sistema de segurança e constitui um grande avanço em matéria de segurança passiva do condutor e do passageiro de uma mota.
O relatório “Ergonomia e sensações na utilização de airbags para
motociclos” teve como objetivo verificar a eficácia deste
sistema de segurança bem como conhecer as sensações que os motociclistas que o
utilizam quando conduzem sozinhos ou com um passageiro, aspetos que, segundo os
especialistas, podem alterar significativamente a perceção e, por conseguinte,
afetar direta ou indiretamente a sua segurança.
6 em cada 10 motociclistas que
utilizam o airbag têm uma maior sensação de segurança (66%), sobretudo os que
têm mais de 50 anos (70%) e os utilizadores de megascooters (86%), motociclos
com maior cilindrada e desempenho do que uma 125cc.
A Fundación MAPFRE concluiu
também que existe um certo desconhecimento por parte dos automobilistas dos
motoristas inquiridos sobre as características e aplicações deste sistema de segurança
e recomenda legislação própria, assim como disponibilização pelos fabricantes: “Os fabricantes de motociclos devem continuar a
empenhar-se no apoio à utilização deste sistema, que é diretamente aplicável a
qualquer tipo de motociclista, independentemente do tipo de motociclo”,
afirma Jesús Monclús, Diretor de Prevenção e Segurança Rodoviária da Fundación
MAPFRE. Por outro lado, o responsável defende que “é essencial fundamental melhorar a informação, tanto para amadores
como para profissionais que utilizam a mota como ferramenta de trabalho e como
meio de deslocação para o trabalho”, já que a probabilidade de
ferimentos graves é reduzida até 22% com a utilização de um airbag para
motociclos.
Ensaio de
colisão de motociclos a 40 km/h
O relatório inclui os
resultados de um ensaio experimental de colisão de motociclos a 40 km/h com
dois ocupantes equipados com um airbag de condutor. 60% dos acidentes com motos
ocorrem a uma velocidade inferior a 40km/h, velocidade até à qual o airbag é
eficaz neste tipo de veículo.
O ensaio efetuado na semana
passada nas instalações da CESVIMAP em Ávila demonstrou os resultados da
investigação os resultados da investigação.
A marca do colete de airbag
para motociclistas utilizado no teste foi a Aspar Air, que comercializa dois
modelos denominados 0.5 (270 euros) e 1.0 (425 euros), que funcionam com um
sistema de ativação mecânica com um cabo, o que permite que, no momento em que
a mota cai, a correia que a liga ao motociclista seja ativada, apertando e
puxando a junta esférica que, quando se solta, ativa uma mola que perfura um
cartucho de gás que enche o a bolsa do airbag em menos de 200 milissegundos.
Recorde-se que o número de
acidentes com motas tem estado a aumentar em Portugal. Segundo dados recentes
da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, em 2023 ocorreram 8.936
acidentes envolvendo motociclos, mais 16,4% face a 2022.
Fonte: Motociclismo Portugal
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