•Em 2023, o número de dormidas aumentou 22% o que resultou num crescimento no setor do retalho, quer no número de compradores como nas vendas nas principais artérias da cidade
•As rendas dos espaços
comerciais encontram-se por volta dos 50 €/m² para estabelecimentos com mais de
1000 metros quadrados e dos 150 €/m² para aqueles com menos de 100m²
•A maioria das lojas
instaladas na rua de Santa Catarina pertencem ao setor da moda (64 %) ou
alimentação (13 %).
A aRetail, empresa de
consultoria imobiliária especializada na venda e arrendamento de espaços
comerciais, e a Gesvalt, empresa de referência no setor da consultoria,
avaliação e serviços técnicos, publicaram o seu relatório de retalho de 2023
referente à cidade do Porto.
O estudo aponta para o aumento
do turismo na cidade, tendo recebido mais 22 % de dormidas em 2023 face a 2022,
representando 7,6 % do total do país.
Este crescimento, especialmente
dos turistas internacionais e, particularmente, dos espanhóis, promoveu o setor
do retalho que, no último ano, registou um aumento tanto do número de
compradores como de vendas nas principais localizações, das quais se destaca a
rua de Santa Catarina, com apenas cinco espaços vagos dos 131 disponíveis,
representando uma taxa deocupação de 93 %.
Entre outros fatores, o
retalho da cidade consolidou-se com a entrada de marcas como Carolina Herrera
ou Purificación García, reforçando a oferta da cidade que, até este ano,
contava quase exclusivamente com marcas portuguesas juntamente com as do grupo
Inditex e algumas outras marcas espanholas, como a Bimba y Lola.
A zona dos Clérigos destaca-se
como uma zona de marcas premium e a zona dos Aliados como o principal destino
das marcas de luxo, tal como se pode comprovar pela abertura da Tods, Burberry,
Zegna ou Longchamp nesta localização.
Entre as lojas instaladas na
rua de Santa Catarina, destacam-se os espaços dedicados à moda, representando
mais de metade do total, mais precisamente 65,71 %. A seguir, ambos com 10 %,
surgem os espaços de restauração e cosmética, seguidos dos espaços de serviços,
com 5,71 %,e dos espaços de outro tipo, com 8,57 %.
No que diz respeito às rendas,
estas variam consoante a área total dos espaços comerciais.
Neste caso, os espaços com
mais de 1000 metros quadrados têm um custo de 50 €/m², enquanto aqueles entre
501 e 1000 metros quadrados têm rendas entre 60 €/m² e 70 €/m². Nos espaços com
menores áreas, entre 301 e 500 metros quadrados, a renda situa-se entre 80 €/m²
e 90 €/m²; naqueles com uma área entre 101 e 300 metros quadrados, a renda
situa-se entre 95 €/m² e 110 €/m²; e, por último, os espaços com menos de 100
metros quadrados têm custo entre 120 €/m² e 150 €/m².
Porto, destino líder em
escapadinhas urbanas na Europa
Um dos motivos do aumento da
atividade turística na cidade do norte de Portugal reside na capacidade de
atrair turistas internacionais para estadias de curta duração, especialmente de
origem espanhola. De facto, nos World Travel Awards 2023, o Porto ganhou o
prémio «Europe's Leading City Break Destination».
Além disso, no que diz
respeito ao retalho, as estimativas atuais esperam um crescimento do consumo
privado na região do Porto para 2024, embora em níveis moderados. Esta previsão
é suportada pela evolução positiva do rendimento disponível por agregado
familiar, que cresceu quase 1 % em 2023; e conta com uma previsão de
crescimento de 3,2 % para o ano em curso, avançada pelo Banco de Portugal.
Sobrea aRetail
AaRetail, consultora
especializada na venda earrendamento de espaços comerciais pertencente ao Grupo
aFinance, foi criada hádezoito anos para colaborar com operadores em expansão,
investidores, gestoresde patrimónios, fundos de investimento e gabinetes familiares
de âmbitonacional e internacional, para aceder às zonas mais cobiçadas das
principaiscidades espanholas e europeias.
AaRetail integra o Grupo
aFinance, empresa do setor imobiliário com seis áreasde negócio diferenciadas:
aRetail, aProperties, aTemporal, aFinance, aCapital eaYachts. Atualmente,
aRetail tem escritórios em Barcelona, Madrid e Lisboa, econta com uma equipa de
mais de 40 profissionais.
Sobrea Gesvalt
AGesvalt é uma empresa de
referência no setor daconsultoria, avaliação e serviços técnicos. A experiência
de mais de30 anos, uma equipa de profissionais altamente qualificados e o
firmecompromisso em oferecer um serviço de máxima qualidade são o segredo para
setornarem sócios estratégicos das principais empresas privadas e
entidadespúblicas.
Possui inúmeros escritórios em
Espanha, Portugale Colômbia. A empresa integra também a rede internacional VRG,
o que lhepermite exercer atividade nos principais países do mundo.
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