quinta-feira, 20 de junho de 2024

“Turismo: A rua de Santa Catarina, Porto, ultrapassa 93 % da ocupação impulsionada pelo turismo”


•Em 2023, o número de dormidas aumentou 22% o que resultou num crescimento no setor do retalho, quer no número de compradores como nas vendas nas principais artérias da cidade

•As rendas dos espaços comerciais encontram-se por volta dos 50 €/m² para estabelecimentos com mais de 1000 metros quadrados e dos 150 €/m² para aqueles com menos de 100m²

•A maioria das lojas instaladas na rua de Santa Catarina pertencem ao setor da moda (64 %) ou alimentação (13 %).

A aRetail, empresa de consultoria imobiliária especializada na venda e arrendamento de espaços comerciais, e a Gesvalt, empresa de referência no setor da consultoria, avaliação e serviços técnicos, publicaram o seu relatório de retalho de 2023 referente à cidade do Porto.

O estudo aponta para o aumento do turismo na cidade, tendo recebido mais 22 % de dormidas em 2023 face a 2022, representando 7,6 % do total do país.

Este crescimento, especialmente dos turistas internacionais e, particularmente, dos espanhóis, promoveu o setor do retalho que, no último ano, registou um aumento tanto do número de compradores como de vendas nas principais localizações, das quais se destaca a rua de Santa Catarina, com apenas cinco espaços vagos dos 131 disponíveis, representando uma taxa deocupação de 93 %.

Entre outros fatores, o retalho da cidade consolidou-se com a entrada de marcas como Carolina Herrera ou Purificación García, reforçando a oferta da cidade que, até este ano, contava quase exclusivamente com marcas portuguesas juntamente com as do grupo Inditex e algumas outras marcas espanholas, como a Bimba y Lola.

A zona dos Clérigos destaca-se como uma zona de marcas premium e a zona dos Aliados como o principal destino das marcas de luxo, tal como se pode comprovar pela abertura da Tods, Burberry, Zegna ou Longchamp nesta localização.

Entre as lojas instaladas na rua de Santa Catarina, destacam-se os espaços dedicados à moda, representando mais de metade do total, mais precisamente 65,71 %. A seguir, ambos com 10 %, surgem os espaços de restauração e cosmética, seguidos dos espaços de serviços, com 5,71 %,e dos espaços de outro tipo, com 8,57 %.

No que diz respeito às rendas, estas variam consoante a área total dos espaços comerciais.

Neste caso, os espaços com mais de 1000 metros quadrados têm um custo de 50 €/m², enquanto aqueles entre 501 e 1000 metros quadrados têm rendas entre 60 €/m² e 70 €/m². Nos espaços com menores áreas, entre 301 e 500 metros quadrados, a renda situa-se entre 80 €/m² e 90 €/m²; naqueles com uma área entre 101 e 300 metros quadrados, a renda situa-se entre 95 €/m² e 110 €/m²; e, por último, os espaços com menos de 100 metros quadrados têm custo entre 120 €/m² e 150 €/m².

Porto, destino líder em escapadinhas urbanas na Europa

Um dos motivos do aumento da atividade turística na cidade do norte de Portugal reside na capacidade de atrair turistas internacionais para estadias de curta duração, especialmente de origem espanhola. De facto, nos World Travel Awards 2023, o Porto ganhou o prémio «Europe's Leading City Break Destination».

Além disso, no que diz respeito ao retalho, as estimativas atuais esperam um crescimento do consumo privado na região do Porto para 2024, embora em níveis moderados. Esta previsão é suportada pela evolução positiva do rendimento disponível por agregado familiar, que cresceu quase 1 % em 2023; e conta com uma previsão de crescimento de 3,2 % para o ano em curso, avançada pelo Banco de Portugal.

 

Sobrea aRetail

AaRetail, consultora especializada na venda earrendamento de espaços comerciais pertencente ao Grupo aFinance, foi criada hádezoito anos para colaborar com operadores em expansão, investidores, gestoresde patrimónios, fundos de investimento e gabinetes familiares de âmbitonacional e internacional, para aceder às zonas mais cobiçadas das principaiscidades espanholas e europeias.

AaRetail integra o Grupo aFinance, empresa do setor imobiliário com seis áreasde negócio diferenciadas: aRetail, aProperties, aTemporal, aFinance, aCapital eaYachts. Atualmente, aRetail tem escritórios em Barcelona, Madrid e Lisboa, econta com uma equipa de mais de 40 profissionais.

 

Sobrea Gesvalt

AGesvalt é uma empresa de referência no setor daconsultoria, avaliação e serviços técnicos. A experiência de mais de30 anos, uma equipa de profissionais altamente qualificados e o firmecompromisso em oferecer um serviço de máxima qualidade são o segredo para setornarem sócios estratégicos das principais empresas privadas e entidadespúblicas.

Possui inúmeros escritórios em Espanha, Portugale Colômbia. A empresa integra também a rede internacional VRG, o que lhepermite exercer atividade nos principais países do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário