quarta-feira, 3 de julho de 2024

“Exposições: Embaixadora da Croácia em Portugal inaugura exposição no Museu do Vinho de Alenquer”


A Embaixadora da Croácia em Portugal, Anita Tršić, honrou Alenquer com a sua presença no passado dia 27 de junho, tendo sido recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo executivo municipal. A visita assinalou não só o 7º aniversário do acordo de cooperação internacional entre Alenquer e a cidade croata de Benkovac, mas também a inauguração da exposição 'À Tona: Monstros e Vinhedos, patente para visita gratuita até 18 de julho, no Museu do Vinho.

Os dois países com uma costa de mar generosa estão unidos pela produção vitivinícola. Alenquer e Benkovac cooperam na preservação e valorização da identidade das castas autóctones com resultados à vista e prémios amealhados num tão curto espaço de tempo. O Presidente da Câmara Municipal, Pedro Folgado, deu conta das conquistas que poderão ser alargadas face ao estreitamento de relações. "Com este acordo construímos valor para Portugal e para a Croácia e fomos juntos parceiros desse valor. A cooperação tem sido feita através do vinho, mas estamos abertos para alargar o espectro a outras áreas. Agradecemos à senhora Embaixadora o facto de nos honrar com a sua presença no 7º aniversário da assinatura do acordo", considerou.


Depois, foi a vez da Embaixadora da Croácia revelar a felicidade pela forma como foi recebida no concelho e deixo reforço para a necessidade de cooperação entre "duas cidades irmãs". "Tenho um grande prazer em estar aqui hoje. Este acordo une dois países que têm muito a ver um com o outro. Já bebi o vinho da casta Posip que se produz e posso dizer que estou muito feliz por saber que tudo tem corrido bem. A Embaixada está aqui também para apoiar projetos destes, de âmbito local. Este acordo com Alenquer é uma fonte de inspiração para outras regiões", reiterou a representante croata nos Paços do Concelho, rodeada pelos vários interlocutores deste convénio firmado em 2017.

O vereador Paulo Franco realçou a "linguagem comum e universal de quem trabalha a vinha há várias gerações" que une duas regiões, relevando a magnitude da exposição. "Alenquer e Benkovac congratulam-se por promover, através desta iniciativa, o entendimento ancestral que se estabelecer entre o vinho e a criatividade, reivindicando que ambos requerem atenção, dedicação e tempo para serem maturados e apreciados na sua plenitude", referiu o responsável da coordenação das relações externas e institucionais em Alenquer.

No Museu do Vinho, a artista espanhola Lola Escámez deu a conhecer a exposição 'À Tona: Monstros e Vinhedos', da sua autoria, cuja técnica começou a utilizar após uma conversa entre amigos, em setembro de 2022. A licenciada em História de Arte usa o vinho e os seus pigmentos naturais para tingir a tela e desfrutar da experimentação artística, sob inspiração do expressionismo abstrato norte-americano. Depois de apreciarem as obras, os convidados foram desafiados a, também eles, arriscarem os dotes nesta faceta que conjuga duas ocupações distintas. 

Dejan Ivanović e Rui Filipe findariam a cerimónia com um momento musical, acompanhado em simultâneo com a recriação artística de Lola Escámez.

A partir de 3 de julho, é a vez de uma comitiva do Município de Alenquer marcar presença em solo croata, sendo recebida pela Embaixadora de Portugal na Croácia e por representantes da cidade de Benkovac para novo momento de um intercâmbio cultural.

Fonte: Municipal Alenquer

Nenhum comentário:

Postar um comentário