Um estudo recente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa publicado na prestigiada revista científica European Journal of Nutrition, mostra que o método “Heróis da Fruta” desenvolvido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma ferramenta de elevada evidência para aumentar e sustentar o consumo diário de fruta em crianças dos 3 aos 11 anos.
A conclusão é clara: o método “Heróis da Fruta” funciona, consegue gerar resultados em pouco tempo e o hábito adquirido de comer fruta regularmente torna-se rotina. O segredo? A combinação estruturada de três técnicas lúdico-pedagógicas: “role modelling”, gamificação e repetição de reforço positivo. A efetividade deste método acaba de receber, pela primeira vez, reconhecimento internacional com a recente publicação de um artigo científico, revisto por experts, na prestigiada revista European Journal of Nutrition.
O estudo liderado por
investigadores do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina
da Universidade de Lisboa (FMUL), em parceria com a APCOI, concluiu que o
método “Heróis da Fruta” constitui uma resposta eficaz, replicável e de baixo custo
para um dos principais desafios de saúde pública contemporâneos: a má nutrição
infantil, sendo esta um dos principais fatores de risco para o agravamento de
doenças crónicas, como a diabetes ou a obesidade.
"Superpoder" na
criação de hábitos: O que diz a ciência?
Antes de ser aplicado o método
“Heróis da Fruta”, o cenário nas salas de aula era preocupante: quase 70% das
crianças encontravam-se abaixo das recomendações nutricionais, consumindo menos
de 3 porções de fruta por dia.
Mas quando o desafio
"Heróis da Fruta" entrou em campo com atividades diárias de apenas 15
minutos em sala de aula, conseguiu transformar estas escolas em ambientes
promotores de saúde e boa nutrição:
• Houve um aumento de 44,6% no
número de crianças a cumprir as metas diárias de ingestão de fruta.
• Metade das crianças (52,7%)
que quase não tocavam em fruta passou a comê-la regularmente na escola.
• O "segredo" da
repetição: o estudo verificou que quem já tinha participado no “Heróis da
Fruta” em anos anteriores tinha maior probabilidade de já cumprir as metas de
consumo logo no primeiro dia do ano letivo.
Boa notícia para os
professores: duração mais curta, sem perder eficácia.
Os cientistas descobriram que
a grande mudança de hábitos acontece logo no primeiro mês, com os alunos a
adotarem e a manterem uma rotina saudável a partir daí. Com base nisto, a APCOI encurtou o programa
de 12 para apenas 5 semanas.
Para Mário Silva, Presidente
da APCOI “Este reconhecimento internacional vem carimbar com autoridade
científica aquilo que milhares de professores e pais já sabiam na prática: os
"Heróis da Fruta" são uma ferramenta pedagógica eficaz e acessível
para ajudar as escolas a tornarem-se ambientes cada vez mais promotores de
saúde e boa nutrição para todas as crianças.”
"Promover hábitos
alimentares saudáveis na infância vai muito além de transmitir informação. A
escola é um contexto único para criar oportunidades repetidas e positivas que
permitam às crianças transformar escolhas saudáveis em hábitos. Um dos principais
resultados deste estudo foi verificar que as crianças previamente expostas à
intervenção apresentavam maior probabilidade de cumprir as recomendações de
consumo de fruta. Além disso, observámos que a maioria das mudanças ocorreu nas
primeiras semanas da intervenção, o que permitiu reformular o programa Heróis
da Fruta, hoje implementado num formato mais curto e ajustado à necessidade das
escolas" refere Raquel Martins autora e investigadora principal do estudo.
O estudo aporta um valor
científico distintivo ao ser o primeiro a aplicar modelos de sobrevivência
(análise Kaplan-Meier) ao método Heróis da Fruta para compreender a dinâmica de
formação de hábitos alimentares em contexto escolar, reforçando que a ciência
rigorosa pode e deve servir de guia para intervenções de saúde pública mais
eficazes. Além disso, a investigação verificou que a combinação de estratégias
lúdicas com a exposição repetida representa um modelo sustentável e replicável
para promover escolhas alimentares saudáveis, transformando o ambiente escolar
num catalisador essencial para a prevenção de doenças crónicas a longo prazo.
Sobre o Estudo e a
Metodologia:
O artigo científico original
intitulado "Promoting and sustaining fruit intake among children aged 3–11
years: a before-and-after evaluation of a school-based intervention" é da
autoria de Raquel Martins, João Fernandes, Rodrigo Feteira-Santos, Ana
Virgolino, Rita Santos Loureiro, Mário Silva, José Camolas e Osvaldo Santos.
Está disponível para consulta pública na revista European Journal of Nutrition
através do link: https://link.springer.com/article/10.1007/s00394-026-04042-3
O método “Heróis da Fruta”
avaliado neste estudo é uma intervenção escolar promovida pela APCOI e que
desde o seu lançamento em 2011 já envolveu mais de um milhão de crianças,
posicionando-se como a maior iniciativa de promoção da alimentação saudável em
ambiente escolar em Portugal.
Fonte: Heróis da Fruta"
da APCO


Nenhum comentário:
Postar um comentário