Por: Margarida Eça Pinheiro
Evento online que anuncia a
Certificação B CorpTM e dá a conhecer um pouco melhor os protagonistas desta
jornada de sustentabilidade: https://clarins.canalchat.fr/clarinscsrconversation/
Com a certificação B CorpTM, a
Clarins dá novo passo para conciliar o desempenho económico ao impacto positivo
na sociedade e no ambiente
A Clarins reafirma o seu
compromisso com a sustentabilidade ao obter a certificação B CorpTM – um selo
de referência internacional que distingue o desempenho social e ambiental das
marcas Clarins e myBlend, reforçando simultaneamente a dinâmica de melhoria
continua preconizada desde a sua fundação.
Mais do que o reconhecimento
dos compromissos sustentáveis da marca, a certificação B CorpTM obtida por um
período de três anos, consolida a abordagem que a Clarins segue desde a sua
fundação em 1954: a procura da excelência, aliando a inovação, a transparência
e a vontade de criar um impacto positivo na sociedade e no planeta.
Reconhecido mundialmente, o
selo B CorpTM certifica organizações que conciliem o desempenho económico com a
responsabilidade social e ambiental, razão pela qual apenas menos de 2% das
organizações certificadas são organizações de grande dimensão. Agora, fiel ao
seu propósito essencial e com provas dadas, a Clarins é orgulhosamente
detentora do selo B CorpTM.
Segundo Virginie Courtin,
Diretora Geral do Grupo Clarins: “Obter o selo B Corp™ é motivo de grande
orgulho coletivo para todas as equipas da Clarins que, diariamente, se empenham
na excelência em matéria de desenvolvimento sustentável. Este é um reconhecimento
que nos obriga e motiva a ir ainda mais longe. A Clarins é uma empresa familiar
há três gerações e está profundamente consciente da importância do legado. A
certificação B Corp™ está totalmente alinhada com esta convicção de que somos
responsáveis pelas gerações futuras, e este selo representa um compromisso
profundamente enraizado na nossa história. Mais motivados do que nunca por esta
certificação, continuaremos a inovar e a procurar soluções cada vez mais
positivas e regenerativas, de forma a evoluir para um modelo de negócio cada
vez mais responsável, que responda às expectativas dos nossos clientes,
colaboradores e do planeta”.
Um dos fatores determinantes
para a obtenção do selo B Corp™ é a excelência em matérias de desenvolvimento
sustentável e neste campo os Domaines Clarins desempenham um papel fundamental.
É através destes terrenos em França, que a Clarins semeia o empenho no cultivo
sustentável de plantas destinadas a servir como ingredientes presentes nos seus
produtos. Com a aquisição de 15ha do Domaine de Serraval, na região da Alta
Saboia nos Alpes Franceses, a Clarins fornece aos seus laboratórios cerca de
2,5 toneladas de plantas anualmente e estende agora esta produção com a
aquisição de um novo Domaine, em Sainte-Colombe, Gard, no Sul de França, de
115ha.
Com dois Domaines que
totalizam cerca de 130ha, e beneficiam de solos notáveis e microclimas
distintos – um montanhoso e um mediterrânico – que ampliam o leque de
ingredientes, a Clarins materializa o seu investimento na agricultura biológica
regenerativa e a ambição de ter uma produção 100% rastreável e biológica, como
afirma Christian Courtin, Diretor Geral da Holding Famille C , “acima de tudo,
é a qualidade das matérias-primas que faz a qualidade dos produtos.”
Reforçando o compromisso com a
agricultura sustentável e regenerativa, a Clarins anunciou a nomeação de
Arizona Muse – conceituada modelo americana, ativista ambiental e fundadora da
organização de caridade DIRT — como primeira Embaixadora Global de Responsabilidade
Social Corporativa da marca, função que visa defender a agricultura
regenerativa e a saúde dos solos. Fruto desta colaboração, Arizona Muse
assume-se enquanto porta-voz das principais ações sociais e ambientais da
Clarins, destacando na sua narrativa os compromissos mais importantes da marca,
como a obtenção responsável de ingredientes e a total transparência quanto à
sua origem, métodos de cultivo e fabrico dos produtos, assegurada graças à
plataforma de rastreabilidade Clarins T.R.U.S.T.
A Clarins T.R.U.S.T. é uma
plataforma de rastreabilidade pioneira, baseada em tecnologia blockchain, que
garante o compromisso da marca com a beleza transparente. Esta ferramenta
destaca a qualidade e segurança dos produtos Clarins, bem como o selo Made in
France e a eco-responsabilidade dos ingredientes utilizados – fator cada vez
mais valorizado, sobretudo pelos consumidores mais jovens.
Tendo a responsabilidade
ambiental e social como um dos seus valores de base, através da obtenção da
Certificação B CorpTM; aquisição de um novo domaine que alarga a sua área de
produção de plantas; nomeação de Arizona Muse enquanto embaixadora oficial para
a sustentabilidade; e plataforma de rastreabilidade Clarins T.R.U.S.T, a
Clarins aprofunda a passos largos a sua convicção para uma beleza mais
transparente, respeitosa e amiga do planeta. Mais informações em clarins.pt.
Fonte: MARIE – PR & Brand
Consulting
Nenhum comentário:
Postar um comentário