XX edição do Caramulo Motorfestival com recorde de participantes
A edição de 2025 da Rampa
Histórica do Caramulo, integrada no Caramulo Motorfestival que decorre entre os
dias 5 e 7 de Setembro, volta a apresentar-se como um dos grandes atractivos do
evento, reunindo cerca de 170 equipas nacionais e internacionais distribuídas
entre as categorias Speedmasters (velocidade) e Chronomasters (regularidade).
A XX edição do maior festival
motorizado será marcada pela presença de nomes de relevo como John Watson,
antigo piloto de Fórmula 1, a par de consagrados pilotos portugueses como
Carlos Palma, Carlos Tavares, Fernando Peres e Nuno Rodrigues da Silva. Também
Edgar Fortes regressa à serra do Caramulo com o Renault 5 GT Turbo com que
conquistou o título nacional de Velocidade Grupo N em 1985. A lista de pilotos
convidados conta ainda com Pedro Salvador, a celebrar os 30 anos de carreira,
Vítor Pascoal – que acabou de conquistar, em Julho, a 1.ª Taça de Portugal de
Montanha –, e ainda Nuno Caetano, o piloto que das duas às quatro rodas tem
coleccionado triunfos sobre todas as superfícies.
Entre os automóveis em
destaque encontram-se ícones como o FIAT 131 Abarth Rally Grupo 4, o lendário
Lancia Stratos HF, o Mercedes-Benz 300 SL “asas de gaivota”, o Ford Fiesta WRC
de 2011, o raríssimo nacional Felcom e ainda novidades absolutas como o Lamborghini
Revuelto, primeiro híbrido plug-in V12 da marca, bem como o LaFerrari,
verdadeiro epíteto da casa de Maranello.
O evento conta ainda em 2025
com a estreia dinâmica do Adamastor Furia, o novo supercarro português, bem
como a exposição dos UMM Dakar que participaram nas edições de 1982 a 1984, num
leque de joias sobre rodas que podem ser contempladas nos vários paddocks, com
particular destaque para o Paddock #4 by Plenergy, onde se encontrarão reunidos
verdadeiros marcos históricos da indústria automóvel portuguesa, como o Alba,
de 1952, resultado da visão de António Augusto Martins Pereira, industrial e
grande entusiasta do desporto automóvel.
A este alinhamento juntam-se
ainda automóveis históricos como o Bentley 3 Litre Speed, o Ford GT40, o
Renault 5 Turbo 2 Tour de Corse e, claro, o Jaguar XJR-5 – que marcou a
história das corridas de resistência nos anos 80. Exemplos de verdadeiras joias
sobre rodas que deliciarão os entusiastas ao longo de todo o fim-de-semana no
traçado da prova.
A Rampa Histórica do Caramulo
mantém-se como palco privilegiado para os automóveis clássicos, históricos e de
competição, reunindo desde os pré-guerra aos superdesportivos contemporâneos,
num encontro singular que reforça, ano após ano, o estatuto do Caramulo
Motorfestival como o maior evento motorizado em Portugal.
Fonte: Museu do Caramulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário