sábado, 6 de abril de 2024

“Cultura: Edições Cadamoste publica uma história em quadradinhos sobre a Revolução dos Cravos"


Por: António Marrucho

No dia 25 de abril de 2024, Ruben e Mathilde estão no avô-vôvô. Intrigado ao ver imagens do revezamento da TF1 sobre as grandes comemorações do 25 de Abril, a Revolução dos Cravos. As crianças perguntam ao avô porque é que a televisão francesa está a falar de Portugal, algo que raramente fazem!

Esta é a apresentação da banda desenhada que Éditions Cadamoste lança nas livrarias a partir de 24 de abril.

Começa então a história do avô e uma viagem no tempo para as crianças: a ditadura salazarista, a guerra nas colónias e o golpe de Estado organizado por um pequeno grupo de jovens soldados. Papi-vôvô e as crianças seguem os passos do capitão Salgueiro Maia ao longo deste dia decisivo que porá fim a quase meio século de opressão e conduzirá os portugueses à sua liberdade!

A banda desenhada "A Revolução dos Cravos – 25 de Abril de 1974, Dia da Liberdade", que já pode ser encomendada no site da Cadamoste Editions (ver AQUI) destina-se a todos os leitores a partir de 7 anos de idade.

O roteiro desta história em quadrinhos de 42 páginas de desenhos foi elaborado, escrito, por Sandra Canivet da Costa, os desenhos são obra de Jay Ruivo. No final do livro, 9 páginas contam de forma simples e um pouco mais detalhada este pedaço recente da história recente de Portugal.

Esta é uma maneira divertida de aprender sobre a Revolução dos Cravos, também conhecida como Revolução do 25 de Abril.

A edição da banda desenhada do 25 de Abril insere-se num projecto incipiente das edições do Cadamoste, que será enriquecido por muitas outras publicações sobre a história de Portugal. O projeto, já em andamento, consiste na publicação de três quadrinhos/livros por ano. Os desenhos dos futuros quadrinhos a serem publicados são de responsabilidade de Jay Ruivo. À equipa de Cadamoste juntou-se o historiador Yves Léonard, e isto desde a pré-publicação a publicar depois da Revolução dos Cravos: uma banda desenhada sobre as tropas de Napoleão em Portugal.

Relativamente à banda desenhada de 25 de Abril, 60 lojas especializadas portuguesas vão poder vender o referido livro a partir do dia 24 de Abril, a que se juntam as habituais plataformas na internet.

A venda de livros sobre a história de Portugal em França é impulsionada pela procura. Um pequeno conselho: sejamos muitos a pedir a actual banda desenhada e outros livros sobre Portugal, aos livreiros de França, isso gerou encomendas mais massivas, a estante e destaque de Portugal, a sua história, as suas riquezas.

Fonte: Luso Jornal (França)

Nenhum comentário:

Postar um comentário