sexta-feira, 14 de novembro de 2025

“Tecnologia para estacionar: 44,8% dos portugueses usam aplicações no dia-a-dia”


A facilidade de uso de aplicações para gerir sessões de estacionamento é a principal razão pela qual os portugueses aderiram naturalmente à sua utilização diária

 

Por: Inês Fernandes

A tecnologia ao serviço dos condutores está cada vez mais generalizada e não é apenas com o aumento da utilização de viaturas elétricas, ou serviços de GPS. A tecnologia pode simplificar o processo de condução e estacionamento diariamente a todos os condutores, seja no seu próprio país ou quando se desloca.

Em Portugal, as aplicações para gestão de serviços de estacionamento são já bastante conhecidas, e o seu uso apresentou nos últimos anos um incremento claro. De acordo com os dados recolhidos pela EasyPark, 93,2% dos entrevistados já conhecem alguma aplicação de estacionamento, dos quais 44,8% as utilizam com regularidade para estacionar. Estes valores aumentaram face a 2023 e acompanham a tendência do uso da tecnologia na condução dos portugueses.

Os dados não são exclusivos das grandes cidades, como são Lisboa ou Porto, mas sim demonstram um crescimento no conhecimento e uso das aplicações para gerir sessões de estacionamento. Estes dados têm em conta não apenas as mais reconhecidas aplicações de estacionamento, como a EasyPark, mas também as aplicações de cariz municipal que existem de norte a sul do país.

Os valores de utilização são, contudo, ainda mais elevados quando os condutores se deslocam a outras cidades. Nestas circunstâncias, 46,8% dos condutores recorrem às aplicações para estacionar.

A utilização das aplicações permite não apenas evitar perder tempo à procura de parquímetros para realizar o pagamento, como também a necessidade de ter sempre disponível dinheiro para realizar o pagamento ou, até, tentar compreender os limites de tempo de estacionamento da zona em que os condutores estacionam. Esta facilidade de utilização é, pois, a principal razão pela qual os condutores portugueses mais utilizam as aplicações de estacionamento, sendo esta a razão apontada por 58,4% dos inquiridos.

“A tecnologia e a mobilidade urbana caminham juntas rumo ao futuro, e as aplicações de estacionamento fazem parte de um ecossistema em constante evolução. O estacionamento regulado não é mais uma questão apenas das grandes cidades, e municípios em todo o mundo estão à procura de soluções que os ajudem a tornar a vida nas cidades mais harmoniosa e agradável para residentes e visitantes. O uso da tecnologia ao serviço dos condutores é, portanto, uma solução cada vez mais adotada por diferentes municípios, e as aplicações de estacionamento são uma das ferramentas a serviço dos motoristas e decisores.”  observa Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal e Espanha da Arrive. “A adaptação e adoção por parte dos condutores portugueses das aplicações de estacionamento tem vindo a ser natural e sistemática. O que representa não apenas os benefícios que estas aportam ao quotidiano dos condutores e cidades, mas também como estas podem estar ao serviço de cidades mais habitáveis e onde a mobilidade urbana se desenrola com maior naturalidade”.

 

Informação de dados

 

Os dados constantes desta informação são fruto de um questionário realizado pela EasyPark a condutores portugueses com 18 anos ou mais em todo o território nacional.

 

Sobre a EasyPark, parte da plataforma mundial de mobilidade Arrive:

 

A EasyPark, parte da plataforma mundial de mobilidade Arrive, é o principal fornecedor de soluções inteligentes de estacionamento e mobilidade na Europa. Presente em mais de 4.000 cidades em mais de 20 países, a EasyPark simplifica o estacionamento, o carregamento e a mobilidade em todo o mundo. Em estreita colaboração com as cidades, a EasyPark está a impulsionar a digitalização, utilizando informações baseadas em dados e soluções inteligentes para tornar as cidades mais habitáveis.

Fonte: Newsline – Gabinete de imprensa e comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário