quinta-feira, 25 de setembro de 2025

“Música na Universidade Concerto Solidário Alumni”


Terá lugar na Aula Magna da Universidade de Lisboa (ULisboa), no dia 6 de outubro de 2025, às 21h00, o Concerto Solidário Alumni, pela Jove Orquestra Simfònica de Barcelona, que integra o programa Música na Universidade de Lisboa. O valor angariado reverte a favor das Bolsas Solidárias Alumni - Associação dos Antigos Alunos da ULisboa.

 

Jove Orquestra Sinfónica de Barcelona

Sinopse

 

O concerto começa com uma breve obra de Eduardo Toldrá (Barcelona, 1895-1962) intitulada «Camperola». Toldrà foi um músico e compositor espanhol, considerado uma das figuras mais importantes da música catalã de meados do século XX, especialmente pelo seu importante trabalho como maestro da Orquestra Municipal de Barcelona. Em seguida, a talentosa violinista Marina Martín, juntamente com a Jove Orquestra Simfònica de Barcelona (JOSB), interpretará o célebre concerto para violino e orquestra em mi maior de Félix Mendelssohn (1809-1847), estreado em 1845, uma obra romântica em três movimentos considerada um dos concertos para violino mais populares e mais interpretados do repertório.

O programa terminará com a interpretação da Sinfonia n.º 6 de P.I. Tchaikovsky (1840-1893), obra-prima dividida em quatro movimentos e na qual o próprio compositor declarou ter colocado «toda a sua alma». Tchaikovsky faleceu apenas uma semana após a estreia e a sinfonia é conhecida pelo título «Patética», que sugere «sofrimento apaixonado».

 

Programa

 

E. Toldrà (1895-1962): Camperola

F. Mendelssohn (1809-1847): Concerto para violino e orquestra, em Mi menor, op. 64

P. I. Tchaikovsky (1840-1893): Sinfonia n.º 6, em Si menor, op.74, Patética

Ficha artística

Marina Martín, violino

Jove Orquestra Simfònica de Barcelona

Carlos Checa, maestro

Este concerto tem a parceria da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Lisboa - Alumni ULisboa.

Bilhetes à venda online (5€ + 1€ de comissão).

O valor angariado reverte a favor das Bolsas Solidárias Alumni ULisboa.

Fonte: Universidade Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário